terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Caro Doka, Vôz di sem Vôzes, Vôz di justiça, Vôz di bardadi,

Bu pudi tchomado di tudo nomi, ma nó ta odja nam claro, limpo pus ké ku bu ta fala.

Ali ké ku na passa na nó Bissau.

Lala kema kau di sugundi ka tem. Maranhas na sai.

A ultíma intervenção do Daniel Gomes, Ministro de Recursos Naturais, perguntando onde foram os 13 miliões de dolares americanos pagos pela Empresa Bauxite Angola, veio só por a nu aquilo que todos nós esperavamos.

Tarpaça riba di tarpaça.

Como podemos continuar a ter um País onde o proprio Presidente da Repùblica està implicado no desvio de 14 miliões de dolares americanos sem que nada fosse feito a não ser exonorar o Procurador Geral da Repùblica que queria abrir um inquerito ?

Estamos a espera de ouvir a Dra. Carmelita Pires, sobre esses assuntos pendentes...

Que o Presidente Djom Mau (JOMAV) nos explique a traçabilidade deste dinheiro na conta de Estado já que na altura era Ministro das Finanças. Porque até prova do contrario, os 14 miliões de dolares, não constam no Orçamento Geral do Estado que por definação é um documento que contem entrada dos recursos e saida das despesas do Estado.

O Governo do Domingos Sinta bu Pêra (Domingos Simões Pereira), continua a ter membros no elenco governemental com suspeita de desvio de bens pùblico, o caso de Maruca, o actual titular dos Negocios Estranhos (Estrangeiros) que desviou e pôs na casa da sogra o Gerador do Ministerio das Pescas ? Nada ka sai là, pabia ?, a continuar sem Ministro do Interior porque o Djon Mau, quer nomear « um di si djintis ».

Djom Mau a nomear o Braima Camara, como Conselheiro Especial, fabricou uma espada de Damocles em cima do Domingos Sinta bu Pera, para lhe fazer entender que tem uma alternativa, caso não fizeres o seu desejo... Deixando entrever ao Primeiro Ministro, que està a se tornar Primeiro Sinistro, que pode lhe mudar em qualquer momento desde já que o seu substituto tem apoio duma ala importante do PAIGC por ter sido o segundo candidato mais votado no Congresso de Cacheu.

E mais, agora estamos a viver um autentico baile de negociata financeira entre as três titulares primeiras figuras publicas. O Djom Mau (JOMAV) decediu alugar um dos seus predios em Bissau, a Diretora Geral de Orabank Bissau, para sedear aquela instituição bancaria. 

Até agora não existe nenhuma ilegalidade. Só que, quem é a Diretora de Orabank Bissau ? é a mulher do Presidente da Assembleia Nacional Popular, o Cipaio Cansamas (Cipriano Cassama), que quer mudar a Constituição da Repùblica para um sistema presidencialista a favor do Djom Mau e derrubar o actual Primeiro Ministro, o Domingos Sinta bu Pêra (Domingos Simões Pereira), para ser Presidente do PAIGC, provocando um congresso extraordinario.

Ao respeito do Cipaio Cansamas (Cipriano Cassama), a sua saida pedindo o aumento do salario para Deputados era somente um sinal populista em direção da base do PAIGC para ter apoio no proximo congresso extraordinario para tirar o Domingos Sinta bu Pera (Domingos Simões Pereira) na presidência do PAIGC, sem convocar eleições legislativas anticipadas, assegurando assim um segundo mandato a Presidente Djom Mau e o posto de Primeiro Ministro ao Cipaio Cansamas.

O futuro Elenco de Iniciativa Presidencial, jà esta estabelecido assim serà, os do PAIGC que lhe integraram serão :


Cipriano Cassama, Primeiro Ministro,
Rui Dia de Sousa, Ministro de Presidência de Conselho Ministro,
Gabriel Lopes So, Ministro de Economia e Finanças,
Marciano Silva Barbeiro, Ministro dos Negocios Estrangeiros e Cooperação internacional,

Wasna Papai Danfa, Ministro de Defesa,
Braima Camara, Ministro do Comercio, Artesanato e Industria,
Otavio Lopes, Ministro de Justiça,
Mario Saieg, Ministro do Interior,
Baciro Dja, Ministro das Pescas,
Soares Sambu, Ministro dos Recursos Naturais,

Odete Semedo, Ministro de Educação Nacional,
Isabel Buscardini, Ministra de Saude,
Alamara Nhassé, Ministro de Agricultura et Desenvolvimento Regional,
Califa Seidi, Ministro de Energia,
Higino Cardoso, Ministro de Telecomunicação,
Augusto Olivais, Ministro da Função Publica e Reforma Administrativa

Obs:
Bom, ali kussas lanta máss. 
Recordem- se que o Doka falha em muita pouca coisa.
Isto aqui, ou esta lista, é para valer?
Por várias vezes teria e tenho vindo a dizer que existia e existe uma guerra entre DSP e Jomav...., mas muitos não me levavam a sério.
Mas no final de tudo, acabam por dizer:
O DOKA diz a verdade. Ele fala aquilo que muitos teem medo de falar e de mostrar.  Este nosso/ vosso blog..., modéstia a parte é bastante bem visto em todas as frentes...., a audiência é elevadissima.
Aqui não se brinca.  Metemos o dedo na ferida.
Dôa a quem dôer.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.