Meu amigo Doka,
Agradeço a publicação deste artigo.
Desejo-te saúde e bom ano de trabalho em prol do país.
Segue o artigo:
Titulo:
DSP - Retumbante falhanço
Texto:
Foi com enorme tristeza que finalmente o som de retorno da ação governativa começou a fazer eco na disporá, digo enorme tristeza, porque mesmo perante elementos indiciadores de tal facto, a mente mantinha-se em estado de negação dado o grau de envolvimento que na disporá tivemos com oDSP de quem hoje ouvimos ser tratado de forma menos abonatória nos seguintes termos: “Pilantra”, “Matchu ké bu na bai bias?”, “Picareta Falante”, etc.
Foi com enorme esforço que me contive quando se protagonizou o erro de pagar com dinheiros públicos a autopromoção, e por boleia ele distribui distinções para colegas e amigos. Nessa ocasião senti um misto de raiva e frustração por nada poder fazer, senão escrever, ainda assim esperei pelo regresso dos amigos que foram passar o natal, para ter a opinião deles.
Neste momento, só posso dizer que a Guiné-Bissau não tem sorte! Mais uma vez estamos entregues a bandidos.
Hoje é sabido e dito em Bissau que com este primeiro-ministro não sairemos do marasmo em que estamos, muitos até acham que está tudo pior, apesar do muito que se tem dito na imprensa.
Estão na minha mente as seguintes situações (algumas são novidades que me deram):
-Foi dito no parlamento que o governo levantou 4,5 Milhões de euros do cofre do estado para pagar reparações em duas vivendas! (PORA!), não seria mais barato comprar duas vivendas novas? Senhor JOVAM onda anda o senhor depois disto tudo?
-O Contrato com a EUROATLANTIC está escondido (mau sinal), mas conforme as conveniências vai havendo fugas, é uma vergonha, nem quero perder mais tempo, mas tenho que dizer que é um insulto a inteligência dos Guineenses que pelos vistos gostam de ser enganados (pelo menos alguns). JOMAV continua parado!
-Continua a ser retirada areia pesada em varela com o consentimento deste governo que tanto criticou o derrube das arvores, sem que ninguém passe cartão ao JOMAV, mas temos presidente ou não?
-Um sinal claro de que estávamos na presença de um potencial ditador, foi o facto de ver os seus supostos aliados fugiram um-após-outro, e os seus adversários perseguidos até hoje, com uma tentativa de os banir do partido e do estado, será que todos os competentes estavam e sempre estiveram com DSP, ninguém que não o apoio pode ser competente? Não nos enganemos este primeiro-ministro não quer, nem ouve ninguém, é um protagonista do posso, devo, e mando, e quando não pode vem fazer-se de vitima, as vezes pessoalmente (pergunta que fez ao presidente da ANP: Qual a base de sustentação das suas afirmações? Isso é um discurso de estadista?), mas muitas vezes prefere usar um blog para tentar manipular o publico na diáspora.
-Fogo de artifício foi anunciado como primeiro depois da independência… Bem este senhor vivia em Farim ou Cacheu, mas que pergunte, e podemos-lhe informar que a marinha de guerra nacional era responsável por esse evento todos os finais de ano, e isso foi sempre garantido ano após ano, até eu deixar Bissau para viver no estrangeiro. O DSP não gosta dos militares, mas pode ir a marinha e perguntar se não foi sempre assim.
-Ir pedir forças militares estrangeiras nas nações unidas foi covardia inqualificável. Porque o povo não merecia isso do DSP, depois não teve coragem para explicar a verdadeira razão deste absurdo, e a razão é que no PAIGC já não o querem, os seus próprios aliados de Cacheu já não o suportam mais, perceberam o erro que foi o apoio dado a este homem que é conhecido como um grande cínico por toda gente.
-O governo apresentado foi o maior gozo que um primeiro-ministro fez ao povo da Guiné-Bissau.
-A exoneração do Ministro da Administração interna foi o único acto que pode servir para conceder benefício de dúvida ao presidente JOMAV, mas ainda assim é muito curto, porque nunca um governo foi ao encontro dos rebeldes num ambiente que parecia uma visita de cortesia, só mesmo com este governo que está a envergonhar o país.
-Foi feita esta gala em dezembro, uma paródia de todo tamanho, mas DSP não sabe que gastar dinheiro do estado para fazer promoção da sua imagem, e subornar, promover, e comprar consciência de uns quantos é crime? Senhor presidente JOMAV?
Um evento desses tinha que ser de iniciativa da sociedade civil, ter uma comissão e regras claras, um grupo de jurado para ponderar os que devem ser distinguidos, e o público teria de ter uma palavra, votando pelo menos nos finalistas aos prémios de cada categoria, se não sabem isto que se suicidem por favor, isto só tem um nome VERGONHA. E quem foi homenageado também devia se sentir envergonhado, é uma gala da VERGONHA, com distinções VERGONHOSAS.
-O DSP consegui esconder com a orgânica do governo um facto que o povo ainda não conseguiu perceber, ele DSP é o ministro dos transportes e comunicações e simultaneamente ministro das pescas, por isso todo o que se passa nestas pastas assim como nas finaças onde colocou o seu amigo devia lhe ser atribuído a si.
-Não se sabe se é possível investigar a nova casa da Guiné-Bissau no PORTO porque é outra cabala que parece estar a ser montada para roubar o povo da guiné e ao mesmo tempo ir dando apoio dissimulado a DSP, JOMAV por favor mande investigar.
Os guineenses neste momento dizem em Bissau que JOMAV é que devia ser o primeiro-ministro e com razão, mas não percebo por que razão ainda consente que se prejudique cada dia mais o nosso país? Se o JOMAV não actuar acabaremos por ter outro golpe de estado, ontem já era tarde camarada presidente, o seu cargo não deve ser apenas privilegio, e viagem ao Brasil, há que ter coragem para travar a bandalheira que estamos a ver.
JOSCAR
Obs:
Meu caro amigo, uma coisa eu Doka lhe posso garantir:
O Jomav até pode estar lento, mas de que vai reagir, acredita que vai. E bem reagido.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.