domingo, 28 de fevereiro de 2016

O Patriotismo Camuflado
A política da terra queimada na Guiné-Bissau

Há políticos guineenses, que ainda pensam que são mais inteligentes do que os demais cidadãos que ocupam das suas vidas profissionais, e andam com os seus medíocres pensamentos e argumentos para fazerem valer os seus grossistas interesses oportunistas.

Dantes se pensava que, é a classe castrense o principal foco da instabilidade na Guiné-Bissau, mas agora já é mais que evidente, que é PAIGC responsável pelas cíclicas desestabilizações do País e ainda aparece a classe judicial como potencial protagonista pela instabilidade institucional do País através da notável justiça politizada.

Aconselho aos juízes e PAIGC que respeitem escrupulosamente a Constituição como a Lei Magna da Republica da Guine – Bissau e não pondo em causa nenhum dos seus artigos ou alíneas em proveito das leis ou estatutos das demais organizações ou partidos da Guiné-Bissau.

Os juízes guineenses já devem abdicar – se da politica partidária e de amiguinho no exercício das suas actividades profissionais para melhor fazerem a justiça justa e imparcial aos cidadãos guineenses. E ainda exorto – os que deixem a concorrência de quem é que tem a melhor casa de luxo e carro de últimos gritos em relação ao outro, como agora é a moda na Guine – Bissau, porque tudo isso leva – os a falta da verdade e elevado índice de corrupção no sector judicial e não estando a contribuir para a verdadeira estabilidade e a paz na Guine – Bissau.

Penso que a hora é de pedirmos desculpas aos nossos gloriosos militares e paramilitares pelos imensos palavrões outrora dirigidos a Força da Defesa e da Segurança.  
Ainda persuado aos políticos guineenses, que ainda entendam que são mais espertos e educados do que os nossos Homens Fardados, que fiquem bem patentes e desenganando a eles mesmo e percebendo que muitos dos nossos Homens Fardados podem ser professores por excelência a maioria dos nossos políticos ou governantes, dando lhes lições da ética – moral e deontologia politica.

Os políticos sem ética – moral e a deontologia política democrática ‘ políticos sem carácter democrático’ são os políticos que andam a fazer a politica partidária activa na Assembleia Nacional Popular desvirtuando da política da defesa da Nação guineense. 

Políticos, esses que marcam e suspendem a sessão a belo prazer deles e do seu partido e façam e desfaçam tudo sem observância as normas conceituadas na Lei e ainda são os políticos – deputados que pedem pelo menos 10 minutos para concertação e só voltem amanhã, são esses políticos sem espírito do patriotismo que estão a inviabilizar o risonho deste humilde povo guineense.

Os políticos mentirosos, enganadores, demagogos, nepotistas e corruptos não podem ter êxitos para criar condições propicias para o entendimento e consenso politico interno no seu partido, o que originou a perda da maioria na ANP e agora estando a lutar a todo custo para adoptar a politica de – mão – de – ferro para fazer valer as suas tendências grossistas optando pela linha ante – cultura democrática de forjar tudo a maneira deles. 

Pergunto, será que uma pessoa que por incapacidade não conseguiu criar o clima de entendimento e de consenso interno na sua casa política, pode essa mesma pessoa criar o clima de entendimento e de consenso político externo ou a nível Nacional? Reflectem…
Nhu antigo 1º Ministro, nhu lupilupidur PSD, nhu ka tené kara de Borgonha… Será que tu és mais cidadão ou mais competente do que os cidadãos Formados e Funcionários Efectivos, que tu mandaste ou orientaste os seus capangas conselheiros especiais Engenheiros e Doutores de Cursos Intensivos, Seminários e Estágios «Engenheiros e Doutores sem forma e sem Diplomas de Estudos» para os expulsarem ilegalmente nos seus postos de trabalho nas algumas instituições públicas durante a sua governação nepotista da discriminação social, da demagogia, da corrupção e da autentica propaganda populista? Nhu ingana bu kabessa…


Estimados concidadãos a hora é de abrirmos os olhos e despertarmos as consciências e não permitindo que os políticos da politica populista, demagogos, incompetentes, corruptos, arrogantes e criminosos nos enganam mais com os seus discursos mel melados enquanto têm corações selvagens…  

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.