OGIVA NUCLEAR

sexta-feira, 27 de maio de 2016

                                    PERFIL DE BACIRO DJÁ
Psicólogo de formação, Baciro Djá, de 43 anos de idade, licenciou-se em Havana capital de Cuba e, fez mestrado em 2005 na capital Francesa Paris em PSICOPATOLOGIA e PSICOLOGIA ANALITICA.

Filho de destacado combatente de frente NORTE, Abulai Djá, morto em combatente no mesmo ano em que o agora primeiro-ministro da Guiné-Bissau nasceu.

Desde cedo que o novo chefe de governo Guineense se mostrou apaixonado pela política e, inspirava-se muito no antigo Presidente da Republica, saudoso Malam Bacai Sanhá, que tinha como um Pai e um ídolo.

Baciro Djá, terceiro vice-presidente do Partido Africano para a Independência da Guine e Cabo-Verde (PAIGC), já esteve por três vezes no governo, desempenhando vários cargos ministeriais, primeiro como Ministro da Juventude Cultura e Desportos e depois Ministro da Defesa e dos Combatentes da Liberdade da Pátria no governo de Carlos Gomes Júnior ate ao golpe de estado de 12 de abril de 2012.

No governo de Domingos Simões Pereira, foi a segunda figura, exercendo as funções de Ministro da Presidência de Conselho de Ministros e de Assuntos Parlamentares, funções que viria a deixar, demitindo por divergências com o então primeiro-ministro e líder do PAIGC.

Mas antes, no governo liderado por Martinho Dafa Kabi, Baciro Djá, dirigiu o Instituto da Defesa Nacional (IDN) e pilotou o início de processo da reforma nos sectores da defesa segurança e justiça.

Baciro Dja, foi candidato a liderança no PAIGC no congresso de Gabu em 2008, ganha por Carlos Gomes Júnior e, foi candidato independente as presidências de 2012 interrompidas pelo golpe de estado do mesmo ano.

Baciro Djá, faz parte dos 15 deputados do PAIGC expulsos do partido, uma expulsão que viria a ser anulada pelo Tribunal Regional de Bissau.

Sem comentários:

Enviar um comentário