terça-feira, 10 de março de 2015

Eram 22 horas e 38 minutos aqui em Manchester/ Inglaterra, quando recebi uma chamada de uma pessoa dizendo-  me Doka, boa noite, entra no Progresso Nacional e depois quando terminares, liga- me volta.
Assim foi.

Em Primeiro lugar, em qualquer guerra, existe a TRÉGUA.  
Ao ler o artigo, fiquei comovido e algo entrou em mim visto que o dia de hoje, normalmente fico sempre sózinho no meu canto rezando e pedindo a DEUS para que o espirito do meu pai esteja em paz e numa calmia eterna e que para que perdôe aqueles que o assássinaram.

Estando no meu canto, neste preciso momento apenas quero agradecer a toda a DIRECÇÃO DO PROGRESSO NACIONAL pelo artigo publicado e que vai em defesa do SOFRIMENTO do meu pai e do meu.
OBRIGADO a todos vôces, elementos do PN.  Em nome de todos aqueles que um dia sofreram com a atrocidade caída sobre o meu pai, por este meio venho a vos agradecer. OBRIGADO.

Quanto ao Sr. 1º Ministro DSP, obrigado também. É um artigo verdadeiro e comovente, porque quem leu primeiro foi a minha esposa.   Quando lhe perguntei que foi que lá estava escrito, ela apenas me respondeu: LÊ porque aqui não há nada de mal.      Evita confrontos, luta e defende a memória do teu pai, porque qualquer pai ou qualquer mãe se orgulharia de ter um filho que lhes defende com toda a força e amor.   Mas tens que pensar não ser egoista porque hoje tens me a mim e aos teus filhos, e se algo te acontece, achas ou vais querer que os teus filhos sejam criados como tu fostes?  Sózinho? Sem ninguém que te orientasse?   Vai a Guiné, luta pelos teus ideais, mas de uma forma mais educada e civilizada.

Depois dessa conversa, ela não me deixou sequer falar e subiu para o nosso quarto.

Quero assim dizer Sr. 1º Ministro eu nunca fui contra si, quando você me deu a bofetada sem mãos na FEDERAÇÃO em Bissau, eu reconheci naquele dia devido ao seu discurso, mas, mais pela sua atitude por você ter desviado a sua trajetória e ter vindo em minha direção e me saudar.
Aquele gesto para mim, foi IMPRESSIONATE e HUMILDE, fiquei envergonhado.  Por isso falei abertamente e publicamente o que teria acontecido. RECONHECI.

Só que depois de alguns dias fez- se uma carta de pedido de audiência em que os pais de ROBERTO CACHÉU teriam vindo do Interior doentes, cansados, e mais algumas outras familias vitimas de atrócidades, pedimos essa audiência...., mas o sr. recusou redôndamente.  Aquela audiência poderia ter sido um marco grande como politico de momento em Bissau.  Mas o sr. nos desprezou e recusou a audiência.

O sr. 1º Ministro recorda- se desta carta? Penso que sim..., então foi aqui a gota de agua, porque eu depois me reuni com todos os familiares e lhes disse e perguntei:
" Então todo aquele discurso na FEDERAÇÃO naquele dia em o DSP falava de pate humana, foi para quê? Para nos desprezar e tratar como animal? "

Qualquer das formas, OBRIGADO por se ter manifestado de uma forma tão humana e verdadeira no que diz respeito ao assássinato do meu pai.
Porque quem defende e evoca o nome do meu pai, facilmente me derruba.
São as palavras da minha esposa, que o meu ponto de raiva é o meu pai, mas que ao mesmo tempo é o meu ponto fraco, que basta alguém mencionar o seu nome e que o defenda, que eu baixo a guarda.
Obrigado mais uma vêz a todos vocês.

Obs:
Estava- me esquecendo, o DOKA nunca pediu a este ou aquele que me pagasse ou desse algo em troca por aquilo que foi feito ao meu pai.
A unica coisa que Doka espera pela parte do ESTADO guineense e por Parte do PAIGC era apenas uma palavra só.  Uma unica só:
DESCULPA.
Só isso.




Bissau, 13 de Outubro 2014

De:
Doka Internacional & Familiares das diferentes vitimas de atrocidades.

Excelentíssimo Senhor
Primeiro-ministro

Assunto: Pedido de audiência com caráter de urgência

Senhor Primeiro-ministro,
A situação de vida e desespero que nós os familiares das vitimas que sofreram atrócidades ao ponto de terem sido espancados, torturados até a morte e outros por terem sido fuzilados sem uma minima chance de defesa e sem uma culpa formal por parte de um tribunal competente para tal, procuramos por este meio solicitar uma audiência para com a sua excelência o sr. Primeiro Ministro Domingos Simões Pereira.

De momento, sentimos que estamos a viver de uma forma despresivél se assim podermos usar o termo, visto que a justiça se estancou em todas as frentes no que diz respeito a nós familiares.
Sentimos que fomos abandonados, sentimos que fomos e estamos sendo injustiçados e ignorados por aqueles que nos deveriam representar ou nos ter representado, defendido e protegido um dia- O ESTADO DA GUINÉ BISSAU.
A democracia na Guiné Bissau, dá- nos e permite- nos a liberdade de expressão.  E nisso, estamos conscientes dos nossos direitos, visto que essa mesma liberdade de expressão, é um direito fundamental que nos cabe a cada um de nós (Cidadão)..., é fundamental, mas não é absoluto.  Sendo que jamais poderá ser interpretado ou ser usado para justificar a violência, a difamação, a calúnia, a subversão ou a obscenidade.  E perante a todos estes aspectos nos dirigimos a si de uma forma muito humilde e respeitósa devido a sua parte humana que por diversas vezes mostrou ao seu povo- GUINEENSES.
Agradecemos que entenda e perceba o nosso pedido, porque apenas com o dialógo poderemos ter a calmia que merecemos.
Obrigado.
Doka Internacional & Familiares de vitimas de atrócidades

Caso 10 de Março de 1976
Caso 17 de Outubro
Caso  Roberto Cachéu
Caso  Florinda Tavares
Caso  Ailton Nhaga
Caso Baciro Dabó-
Caso Helder Proença

Caso Iaiá Dabó




Na foto abaixo
Dois irmãos e um tio
Todos desesperados mas com esperança no Domingos Simões Pereira.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.