segunda-feira, 9 de março de 2015

A guerra de 7 de junho de 1998 teve varias consequências na Guiné. Uma das consequências importantes foi a recuperação das Forças Armadas nas mãos do PAIGC, pelo PRS.

E só para recordar aos mais novos que falam da politica sem saber do quê que estão a falar, que a origem da guerra de 7 de junho 1998 surgiu na sequência da desenvença entre o Presidente da Repùblica na altura, Nino Vieira e o seu Primeiro Ministro, Manuel Saturnino Costa. Sao os mesmos que arebentaram com o sonho de Amilcar Cabral.

A questão de trafico de arma para rebeldes de Casamança foi só um pretesto para tentar liquidar oposição ao Nino Vieira no seio do PAIGC que deu mal, onde diferentes alas politicas do PAIGC ajustaram-se contas via Forças Armadas. No mês de março 1998, um dos jornais da praça tinha publicado uma carta aberta de chamada de atenção dos militares ao Presidente Nino Vieira.

Hoje, se o PAIGC controlasse as Forças Armadas estariamos num outro « 7 de junho » por causa de ambição desmedida dos governantes do PAIGC, entre os quais os Domingos Simões Pereira.

Veja là bem Doka, podes investigar, quem são os Conselheiros ponta de lança do atual Presidente da Assembleia Nacional, para àrea politica : Delfim Da Silva. Para a àrea de Defesa e Segurança ? Sandji Fati.

Quais foram papel que Delfim Da Silva e Sandji Fati desempenharam durante a guerra 7 de junho 1998 ? O primeiro era Ministro dos Negocios Estrangeiros e o segundo era Chefe de Estado Maior do Exercito. E o Cipriano Cassama era Conselheiro Especial do então Presidente da Repùblica.

Doka como disse sempre. Kussas na bim nam.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.