sábado, 27 de julho de 2013

CARTA ABERTA AO SENHOR PRESIDENTE BARACK OBAMA

Excelência,
Na qualidade de cidadão livre da Guiné-Bissau, tomei o expediente de lhe dirigir estas breves palavras, dizendo-lhe que o povo guineense é trabalhador, consequente, guerreiro, sobretudo digno, e que também sempre olhou outros povos amantes da liberdade e democracia, como o povo norte-americano, como referência. O nosso povo não se define pela pirataria, terrorismo e atos de banditismo internacional. O guineense é um povo humilde, orgulhoso de si, livre, como disse Amílcar Cabral, “ser ele próprio senhor dos seus destinos”.

Sabe, senhor Presidente que no dia 2 de Abril passado, foi raptado no solo pátrio um cidadão guineense, ex-Chefe de Estado-maior da Marinha, e antigo combatente da liberdade da pátria, José Américo Bubo Na Tchuto, alegadamente pelos agentes ligados ao DEA do combate ao narcotráfico, encontrando-se, neste momento, presente em tribunal do seu país, acusado de tráfico de droga e terrorismo internacional? Será que o senhor Presidente tem conhecimento de uma intensa campanha de intoxicação da opinião pública com base em acusações do DEA do combate ao narcotráfico, contra altas figuras do Estado da Guiné-Bissau?

Senhor Presidente, seja qual venha ser o desfecho do julgamento de um dos símbolos vivos da libertação do meu país, asseguro-lhe de que não haverá hipoclorito de sódio capaz de limpar esta nódoa pusilânime que atingiu a relação entre os nossos dois países e povos. Ainda perduram no nosso país os símbolos de cinco séculos de resistência do nosso povo do tráfico negreiro, da colonização portuguesa, e ainda de enormes sacrifícios consentidos para a recuperação da nossa identidade nacional, como um povo dignos e respeitado no concerto das nações. As nossas instituições judiciais estão hoje mais que habilitadas para fazer a necessária depuração interna. A estratégia propagandista da máfia internacional quis na sequência do contragolpe de 12 de Abril de 2012, implicar o seu país na jogada neocolonialista em curso. E o DEA do combate ao narcotráfico caiu na cantiga, praticando ato de banditismo no meu país. Estas provocações, senhor Presidente, têm sempre efeito dominó!

A máfia internacional assenhoreou-se dos governos de Portugal, Angola e Cabo Verde. São indivíduos perigosos, sem rosto, ligados às atividades ilegais, conservadores, infiltrados nos aparelhos do Estado em todo o mundo. Se outrora, para eles, o africano era considerado ser incivilizado e sem história, e consequentemente subjugável, hoje mantiveram os mesmos objetivos e mudaram-se as estratégias. Lançam anátemas para legitimar a agressão aos outros povos. O atual governo de Portugal apoiado pelos seus antigos súbditos incriminam a Guiné-Bissau pelo tráfico de droga, mesmo cientes dos tormentos que os países da Africa Ocidental estão passar pelo trânsito da droga pelas suas águas territoriais, produzida, embalada e expedida da América Latina para o resto do mundo.

A justiça do seu país, senhor Presidente, teve a aquiescência de entrar na confusão lançada pela máfia internacional. É por este motivo que, de joelhos sobre espinhos, rogo a Vossa Excelência no sentido de mandar assestar também o meu nome, e inclusivamente o do queixoso, Carlos Gomes Júnior, ex-Primeiro-ministro da Guiné-Bissau, na lista dos suspeitos do narcotráfico, de tráfico de arma para a FRAC e de conspiração contra os EUA. O repto é justo e gostaria, do fundo do meu coração, que levasse a serio este meu pedido. Pois, não admitirei mais tamanha humiliação. A era em que as caravelas vinham sugar o continente africano de homens para as plantações nas Américas, passou! Desejo ser julgado pela sábia justiça americana em Nova Iorque. Quem sabe assim se dá por terminada toda esta campanha execrável e estigmatizante de Portugal, Angola e Cabo Verde, contra o meu povo digno e trabalhador.

Pede deferimento
Deus abençoe Guiné-Bissau e os EUA

Nababu Nadjenal

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.