sábado, 13 de julho de 2013

CADOGO JR. COM CARTAS NA MANGA?...

Muitos de nós tinham apenas 14 anos em 1974. O partido (PAIGC) entrou sem Cabral. Convencidíssimos, estávamos, de que Cabral “ka murri”!  Que o legado de Cabral ficou, por isso não morreu. Afinal, era tudo um embuste! Cabral falava, entrava num ouvido e saia no outro.  Muito boa gente era cabralista só na presença de Abel Djassi, quando dava costas faziam-lhe um grande manguito. Em Bissau teríamos um PAIGC completamente diferente, a enfiar o barrete ao povo.  Portanto, como Bissau é pequeno, vimos e assistimos tudo. Não é precisamos que nos contem histórias. Hoje, o partido de Cabral está completamente invertido e liderado em várias etapas por delinquentes. Isso, para mim, é dramático!
Vejam só: como é que um partido fundado por um líder com a envergadura de Cabral pode, em algum momento da sua história receber engodos da extrema-direita? Dizem, na política, misturamos até com diabo se for necessário, mas quanto a mim, este não é o caso. Não se trata de mera coincidência o fato do regime de Cadogo Jr., ter escolhido o carcereiro Alpoim Calvão para conselheiro político particular. Ironia da história? Não, logo quem orquestrou a operação Mar Verde para capturar Cabral em Conacry? Para mim, é como reabilitar um nazi!...  
Este PAIGC do período pós-independência, procurou sempre extravasar para toda a sociedade as suas crises internas. Mas, desta vez, a atual direção encurralou-o. E se, a breve prazo, a linha “cabralista” - aquela que deu o seu próprio sangue para a libertação do nosso  país, a que na hora da verdade perde a gula - não sacudir das masmorras “cadoguista”, e der um bruto muro na mesa, então esse partido não terá ponta por onde se lhe pegue.  E o tempo escasseia-se…
Como já aqui havíamos citado, o PAIGC caiu na bancarrota política e financeira. Mas, a situação caiu aos “cadoguistas” como a cereja encima do bolo. A oportunidade é de ouro! Desta forma o carrasco pode continuar a assegurar a trela com as suas próprias mãos. Puxando e afrouxando-a conforme lhe desse na real gana. A renovação da direção atual - a concretizar-se - anularia a interferência dos seus lobbies na política nacional. Terá sido uma das razões que levaram os pões de Paulo Portas a não requerer asilo político ao governo português. Recordamos, por outro lado, que para Angola, por exemplo,  “Bauxite-Angola” continua a ser de interesse estratégico. A GALP não abdica do seu enorme desejo de controlar o petróleo na nossa terra.

As eleições estão agendadas para 24 de Novembro. A direção “cadoguista” está praticamente caducada, mas o PAOGC persiste em manobras dilatórias. Em crioulo diz-se:  “e na findji dudu pa ka rema”! Carlos Gomes Júnior é indiciado em vários processos-crime na Guiné-Bissau, mas a sua claque insiste em retorná-lo ao país, porque acreditam na palavra de ordem que diz: ”cada cabeça sua sentença”.
O que terá, então, Cadogo Jr., guardado na manga? Os lobbies deles estão convencidos de que estão reunidas as condições para forçar o seu regresso ao país, a fim de concorrer as eleições presidenciais. Portanto, caso o objetivo não for concretizado, passariam para o plano B. Nesta fase, os seus apoiantes instalados nos organismos internacionais que apoiam o escrutínio, declará-lo-iam fraudulentas, espalhado o caos e a confusão no país. Os antecipados e repetidos discursos, apelando eleições livres e justas, indiciam, claramente, esta estratégia maquiavélica. O  croata Ivan Simonovic, Secretário-geral Adjunto das Nações Unidas para os Direitos Humanos, esteve na Guiné-Bissau a meter cunha para o regresso de Carlos Gomes Júnior e sua equipa. Os nossos correios ainda funcionam, aguardamos pela encomenda…


Abraços! 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.