segunda-feira, 29 de julho de 2013

A NOÇÃO DA ESTABILIDADE POLITICA PARA OS TUGAS

O significado da paz e estabilidade, social e política, para a CPLP, tende a variar com a manutenção de status quo político em cada um dos seus estados membros. Não importa a natureza dos regimes políticos, sejam eles do tipo monárquicos ou autocráticos, o que importa é que não seja abalada a influência económica nesses países e que os lóbis se mantenham. O resto é mesmo só restos, que se matem! Fatos não faltam. O silêncio da CPLP, face a tenção político-militar na zona centro de Moçambique, que opõe o governo e a Renamo, é ensurdecedor!...  
Hoje, por exemplo, enquanto o Presidente da Repúbli­ca, Armando Guebu­za, convoca uma sessão do Conselho de Es­tado para debater as questões relacionadas com a tensão político-mi­litar na zona centro do país e a convocação das eleições gerais (presidenciais e legislativas) de 2014, no mesmo dia e hora, a Renamo reúne-se em Sadjundjira, distrito de Gorongosa (centro do país), no III Conselho Nacional para "avaliar a saúde política" interna do maior partido da oposição nesse país lusófono. Assumindo, ao mesmo tempo a autoria dos ataques em Muxúnguè. Na semana passada houve ataques em Gorongosa e em dondo que não foram reivindicados. Há quatro meses que as viaturas escoltadas pelas forças de defesa e segurança daquele país, tendo em vista as incursões da Renamo. Afonso Dhlakama encontra-se cercado em Santungira pala Força de Intervenção Rápida, e não consegue participar na qualidade de membro de Conselho de Estado na sessão de hoje, como o seu partido vem alegando.
É nesse quadro que o secretário-executivo dos partidos extra-parlamentares, Francisco Campira, concluiu dizendo que “enquanto não se revisitar o acordo de Roma assinado entre a Frelimo e a Renamo, dificilmente vai ser possível o governo desmilitarizar a Renamo e consequentemente continuaremos a ter dois exércitos e dois territórios em Moçambique." Estou, por isso interessado em aprender o significado da estabilidade política concebida pela CPLP.


Abraços!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.