terça-feira, 18 de junho de 2013

Foto de arquivo (foto LUSA)
UE dá 5,5 milhões de euros para a luta contra a mortalidade maternoinfantil
Por Redação

A União Europeia vai apoiar com 5,5 milhões de euros a luta contra a mortalidade maternoinfantil na Guiné-Bissau, anunciou o representante da UE na capital guineense.

Segundo Joaquin González-Ducay, em comunicado, o programa, aprovado recentemente em Bruxelas pelo Comité do Fundo Europeu de Desenvolvimento, irá diminuir os índices de mortalidade «através de um sistema que garantirá às mulheres e crianças o acesso gratuito aos medicamentos ligados à saúde materna e infantil».

O projeto abrange a formação de médicos, enfermeiros e parteiras. Também será financiado o acesso gratuito a transporte para mulheres em trabalho de parto e a crianças doentes de aldeias de difícil acesso.

Numa primeira fase, acrescenta o documento, o programa irá incidir nas regiões de Oio, Biombo e Cacheu, de forma a melhorar a gestão financeira dos Centros de Saúde e Hospitais.

A mortalidade infantil na Guiné-Bissau ronda os 160 óbitos por cada mil nascimentos, sendo um dos objetivos do milénio chegar às 80 mortes por mil nados vivos. Segundo o último relatório da UNICEF, a Guiné-Bissau ocupa o sétimo lugar quanto à taxa de mortalidade. Já a mortalidade materna atinge mil mulheres por cada cem mil grávidas.
23:25 - 17-06-2013

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.