quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

HIPOTECAR, PENHORAR OU VENDER A GUINÉ-BISSAU?
É óbvio que não se pode penhorar nem tão pouco vender um País independente com um determinado território, política e geograficamente delimitado, habitado por um povo com o instrumento altamente dominante duma convicção e de um viver coletivo forte! A Guiné-Bissau é um país soberano, com a sua tradição,hino, bandeira e com um exército armado até aos dentes em Mansoa e altamente treinado!

A Guiné-Bissau pertence a todos nós(guineenses) com os quais conta para resolver os seus problemas permanentemente, quer seja no presente ou no futuro. Mal ou bem o país ajudou e formou muitos quadros médios e superiores espalhados por este mundo fora. Sem beiras e nem eiras, todosonho dum povo foi parar ao mar, segundo canções do nosso querido cantor guineense “Aliu Bari”!

Reconheço o PAIGC como partido libertador da nação guineense. Mais também teve a sua quota-parte de culpa no que diz respeito, a não criaçãodum Estado ou Governo independente para governar o povo e garantir a ordem através das leis, e uma Constituição que beneficie todo um país. Por outro lado, também podia melhorar a sua política externa, educação, saúde pública, energia, projetos no sector agrícola, as infraestruturas e as pequenas industriais etc. etc.
Compatriotas, tantos anos de independência para quê? A Guiné-Bissau atravessa um momento caótico! O nosso país precisa de uma estabilidade política e autoconfiança, urgentemente. Só assim poderá atrair o investimento vindo de fora, tão indispensável para o seu desenvolvimento. Temos vindo a presenciar, nos últimos tempos, a múltiplas facadas à democracia, com detenções arbitrárias sem culpa formada, assassinatos, e privação de direitos fundamentais etc. etc.!

Parece-me que, tudo vai mal neste momento no nosso país: desde caso de 74 Sírios (TAP). Por outro lado, a nossa relação com Portugal, Cabo Verde e a Angola está beliscadíssimo!Éo maior partido do país que até a data presentenão consegue realizar o seu congresso, é o recenseamento que anda a passo de caracol, falta de combustível, greves por todo lado!
Sendo assim, com este tipo de comportamento o país corre o risco de ficar isolado no plano internacional, comprometendo seriamente a débil e frágil jovem democracia em construção no nosso país! Neste momento precisamos de restaurarcom urgência, a representação democrático das Instituições, não podemos aceitar este tipo de procedimentos.
Pergunto há quem de direito: afinal, há ou não, a realização das eleições gerais para a data anunciado pelo nosso Presidente da República? 

Quero pessoalmente, por este meio, apelar a todos guineenses e amigos da Guiné-Bissau, que nos unamos neste momento difícil que o nosso país se encontra para garantir a realização das eleições gerais agendada para o dia 16 de Março de 2014, por forma a corrigir o deficit democrático vigente no nosso país!
Neste caso: “Só o burro que não muda de opinião” “Mário Soares”!

Depois duma profunda reflexão, depois de terparticipado em vários debates sobre a situação do nosso país, passei muitas noites a contar carneirinhos para poder dormir echeguei a uma conclusão: Guiné-Bissau é estado membro das Nações Unidas, vive uma situação de sucessivos desequilíbrios político-institucional, económico-financeiro e social, com propensão e risco iminentes de que a tensão social geral possa ceder à conflitualidade violenta e daí que, pode-se solicitar uma missão integrada das Nações Unidas na Guiné-Bissau, baseando numa das suas resoluções criadas para apoiar nações que precisam: por exemplo, assim como a nossa que anda à flutuar a 40 anos!

Não podemos penhorar e nem vender a Guiné-Bissau, mais sim, hipotecá-la a Nações Unidas durante 10 ou 15 anos no mínimo!
Até breve!
Um guineense nascido em Mansoa “Fidjudihomigarandi”!
Matosinhos,11 de Janeiro de 2014.

Pate Cabral Djob

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.