terça-feira, 12 de agosto de 2014

OLÁ AMIGO DOKA

Desculpa a minha intromissão nessa conversa sobre “fundinho”, “lopés”, “tugas” e outras barbaridades do senhor U Baldé. 

Há uma expressão que diz, “pau que nasce torto nunca se endireita”. Essa gente nasceu lacaio dos tugas e vão morrer a lamber botas dos tugas. Começou a fazer comparações, confundindo alho com bugalho. O senhor lacaio U. Baldé disse que “só sabemos criticar as vezes sem conhecimento de causa”. Então, pergunto, se é assim, porquê que ficou só a fantasiar sem explicar a causa pela qual Domingos S. Pereira nomeou o cego Botché Candé como ministro? O lacaio dos tugas disse também que “ministro não deve ser ministro porque é formado” e que “Jacob Zuma só tem quarta classe”. 

E Botché Candé tem o quê, só magia negra? Esse lacaio não sabe que ao nomearmos um indivíduo como Botché que mal sabe cantar o nosso hino nacional, ou até ler e escrever uma letra, estamos a dizer às nossas crianças que não é preciso conhecer os nossos símbolos nacionais ou estudar para ser dirigente na Guiné-Bissau? 

O senhor lacaio não sabe os prejuízos que essa nomeação de Botché está neste preciso momento a causar o nosso país? Domingos S. Pereira, nos seus comícios em Lisboa e em Paris havia jurado a juventude guineense na diáspora e não só que tinha chegado o fim da era dos cegos no poder? 

O lacaio U. Baldé não sabe que Domingos S. Pereira ao proceder desta maneira está a encorajar os miúdos que dizem aos professores na escola que os seus pais não estudaram mas tem dinheiro para pagar mais de vinte docentes iguais a eles? O lacaio não sabe que se o atual Primeiro-ministro declarasse aos eleitores que iria nomear Botché como ministro não ganharia um único voto? Senhor lacaio dos tugas, prepare-se porque teremos que enviar o seu ministro  Botché Candé, em Setembro próximo, para Uzbequistão, para participar na luta livre. Bandidos! 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.