quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Meu irmãozinho Doka, antes de tudo, um grande abraço!

Este teu texto que assombra os que não enxergam a sinceridade como tu tratas a questão muito séria que durantes muitos anos na Guiné-Bissau foi simplesmente deixada de lado - a COMPETÊNCIA, QUALIDADES PROFISSIONAIS E CONHECIMENTO

Importa dizer que esses atributos são revelações em todas as sociedades que se desenvolveram e priorizaram o conhecimento. Nenhum país se desenvolveu sem levar em conta a qualidade de dirigentes e dos profissionais que tem e como enquadrá-los na execução dos projectos, sendo alguns deles no entanto, dirigentes ou tomadores de decisões importantes. 

E para sair na frente dessa luta que muitos dirigentes africanos de actualidade estão abraçando muito sériamente, onde, alguns dentro do nosso próprio continente já constituem revelação para o mundo. O jovem Presidente do Senegal Macky Sall é um dos exemplos. Os países como Gana, Cabo Verde, Senegal e inclusive Gâmbia, estão gerando transformações importantes em muitas áreas de interesses vitais. 

Infra-estrutura, Tecnologia, fornecimento de energia e melhorias na capacidade de fornecimento, Saúde e prestação de serviços de qualidade, saneamento básico, novas instituições de ensino e qualidade de ensino, são entre outros aspectos, prioridades para governantes desses países. 

Quem conheceu esses países a alguns anos atrás, e visitando esses países hoje, percebe muitas mudanças. Tais mudanças não acontecem ao acaso, requer planejamento e enquadramento de pessoas capacitadas para dirigir e executar vários projectos. O requisito para enquadramento das pessoas para certos cargos está intimamente ligado à formação dessas pessoas e conseqüentemente, experiências por parte de alguns, acumuladas ao longo dos tempos.  

Aquele abraço!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.