Meu irmãozinho Doka, antes de tudo, um grande abraço!
Este teu texto que assombra os que não enxergam a sinceridade como tu tratas a questão muito séria que durantes muitos anos na Guiné-Bissau foi simplesmente deixada de lado - a COMPETÊNCIA, QUALIDADES PROFISSIONAIS E CONHECIMENTO.
Importa dizer que esses atributos são revelações em todas as sociedades que se desenvolveram e priorizaram o conhecimento. Nenhum país se desenvolveu sem levar em conta a qualidade de dirigentes e dos profissionais que tem e como enquadrá-los na execução dos projectos, sendo alguns deles no entanto, dirigentes ou tomadores de decisões importantes.
E para sair na frente dessa luta que muitos dirigentes africanos de actualidade estão abraçando muito sériamente, onde, alguns dentro do nosso próprio continente já constituem revelação para o mundo. O jovem Presidente do Senegal Macky Sall é um dos exemplos. Os países como Gana, Cabo Verde, Senegal e inclusive Gâmbia, estão gerando transformações importantes em muitas áreas de interesses vitais.
Infra-estrutura, Tecnologia, fornecimento de energia e melhorias na capacidade de fornecimento, Saúde e prestação de serviços de qualidade, saneamento básico, novas instituições de ensino e qualidade de ensino, são entre outros aspectos, prioridades para governantes desses países.
Quem conheceu esses países a alguns anos atrás, e visitando esses países hoje, percebe muitas mudanças. Tais mudanças não acontecem ao acaso, requer planejamento e enquadramento de pessoas capacitadas para dirigir e executar vários projectos. O requisito para enquadramento das pessoas para certos cargos está intimamente ligado à formação dessas pessoas e conseqüentemente, experiências por parte de alguns, acumuladas ao longo dos tempos.
Aquele abraço!
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.