quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Irmãozinho Doka,


Este artigo " VIOLAÇÃO DA CONSTITUIÇÃO...

"revela pura e simplesmente, nova mentalidade do povo guineense. Já foi a época que as intimidações, ameaças, seqüestros, prisões arbitrárias, etc, etc, fizeram parte de dias vividos sem glória pelo povo da Guiné-Bissau. 

Mas a coragem desse povo nunca submergiu, pois a gota de sangue dos que tombaram na luta pela liberdade deste povo continua com a sua efervescência, trepidando, movendo o sentimento do povo frente à luta pela sua total liberdade. 

Já se calou demais e os frutos desse silêncio tenebroso estão à amostra em todos os cantos da Guiné-Bissau. 

Economia estagnada, retrocesso a vários níveis, degradações, educação no seu pior nível depois da independência, saúde ao Deus dará, enfim, acumulamos prejuízos gigantescos. 

Os únicos beneficiários desta estagnação económica por geração de conflitos são - uma meia-dúzia de cidadãos (sequestradores de bens públicos!) muito ricos, exibindo como nunca, riquezas que não herdaram de ninguém, senão do patrimônio que era do povo, mas que foi "subtraído" para beneficiar a eles - os novos donos da Praça de Bissau, que vagueiam toda a capital nos seus carros de luxo. 

A coragem do autor anônimo deste arquivo, marca um passo decisivo na contenção dos preceitos da ditadura. Alguém que ama a liberdade jamais queria viver no Zimbábue, o país onde o ditador arrasou toda a economia após duas décadas de seu governo inglorioso, além de cometer arbitrariedades sem tamanho contra o seu próprio povo perseguindo opositores. 

Sua ignorância e falta de visão afastou todos os bons colaboradores, substituindo-os por capangas (" barriduris di padja!"), portanto, aqueles que não contestam. Resultado, o país não desenvolveu em nenhum aspecto, pelo contrário, regrediu.

Por uma Guiné melhor para todos os seus filhos - é um desafio que deve ser abraçado por todos!

Um abraço!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.