terça-feira, 27 de agosto de 2013

OBS:  Este artigo, é da Inteira responsabilidade da pessoa abaixo identificado
Carlos Nanque <nanquec@yahoo.fr>
10:00 (há 1 hora)

Bom dia Doka,
 
Vim através desta mensagem solicitar a sua disponibilidade de sempre e publicar essa carta aberta a atenção do Ministro dos Negocios Estrangeiros, Cooperação Internacional e Communidades,
 
Sr° Dr° Fernando Delfim da Silva
 
Excelência,
 
En nome dos laureados e quadros superiores admitidos a quando do 1° Concurso de Recrutamento dos Quadros Superiores para o Ministério dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e Comunidades vim através desta carta tecer algumas considerações que esperemos ser a vossa preocupação para com a Diplomacia guineense e o reluzir da imagem deste País ao nível interno e internacional.
 
Se decido endereçar-lhe esta carta aberta, é porque confío na sua capacidade de resolução de problemas e de adopção de estratégias capazes de fazer avançar esse Barco à procura do Capitão que é a Diplomacia guineense.
 
Admiro a sua Excelência e enquanto jovem e quadro supérior espero diligências da sua parte para com os jovens quadros recrutados nos primordios de 2011 e que até agora nem sabem de que estatuto fazem parte e nem podem participar activamente naquilo que é sempre os seus sonhos que é contribuir no avanço da diplomacia guineense.
 
Senhor Ministro,
 
Seguramente é do seu conhecimento que desde Novembro de 2011, um Concurso Publico para recrutamento dos quadros supériores foi organizado no MNECC. O Senhor se importava de saber em que situação se encontra os documentos dos laureados do dito concurso ? Se lhe disseram de que tudo esta indo bem como é o hábito a resposta dos responsáveis daquele Ministério, exija provas e confirma com os demais orgãos emitidos nesse processo à saber o Ministério da Função Pública, Trabalho e Modernização do Estado e o Ministério das Finanças.
 
Senhor Ministro,
 
E lamentável tanta burocracia e desorganização num Ministério como o Ministério dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e Comunidades. E de lamentar igualmente um Ministério, espelho da diplomacia e responsável pela boa imagem da Guiné-Bissau no Mundo ser uma casa habitada pelos incompetentes, pessoas que so sabem procurar ser Embaixador, Consul ou funcionário numa Embaixada no extérior para fazerem fortunas.
 
E lamentável que o Ministério dos Negocios Estrangeiros seja uma instituição contituida por uma larga maioria de pessoas sem nível e desporvidas de talentos para o exercício de uma função nobre que é a diplomacia sabendo que antigamente era profissão dos membros da corte real e a nobreza.
 
E lamentável que um Ministério como o MNECC tome quase dois anos só para a efectivação dos quadros supériores recrutados legalmente para o exercício das suas funções.
 
Senhor Ministro,
 
Tanta massada, muito engano e gozo radicaliza um Homem por isso faça o que estiver ao seu alcance, peça explicações e respostas sobre o caso dos jovens quadros recrutados para o ministério dos Negócios Estrangeiros. Será que é esta diplomacia que queremos promover para o bem estar e o reconhecimento da Guiné-Bissau como país no concerto das Nações ? Dúvido muito Senhor Ministro, com toda esta gentalha incompetente disfarçada em fatos e gravatas bonitos.
 
Para dizer a verdade, Senhor Ministro, faz me sorrir quando ao entrar no Ministério, encontro pessoas conhecidas na nossa praça como incompetents da primeira categoria e que são funcionários do MNECC. So encontro uma resposta ao nosso problema : muitas são as pessoas que têm medo da nossa integração no MNECC porque sabem que se a oportunidade nos é dada e se o merito ser o ponto de referência para as nomeações nunca chegarão ao nosso calcanhar.
 
Senhor Ministro,
 
A aparência engana mas estou confiante que a imagem que tenho da sua Excelência nunca mudara porque ja provou que é capaz e as suas declarações e conselhos para uma Guiné-Bissau melhor fala por si.
 
Esperemos ter uma resposta urgente da nossa situação no MNECC. Se é necessário cada um de nós pode levar a cabo as diligências para a sua efectivação ja que o Secretariado Geral assim como a Direcção dos Recursos Humanos do Ministério esta na impossibilidade de o fazer ou não quer o fazer.
 
Que vergonha, essa nossa Guiné-Bissau ? Que vergonha, essa nossa Diplomacia ? Ah ! Guiné, não acredito que possas desenvolver assim,recusando o merito,promovendo a mediocricidade. E falam de que os caboverdianos acham superiores aos guineenses? Sim, acham superiores porque são mais organizados e têm uma diplomacia activa, feita de gente competente e que promove o Cabo-verde ao nivel internacional. Até ignorantes e incapazes quando vestidos de fatos e gravatas acham inteligentes naquele Ministério,pensam que a Diplomacia é so saber vestir-se bem. Estão enganados Senhores. O dia chegará em que naquele Ministério não teremos mais desenrascadores e funcionários mediocres.
 
Senhor Ministro,
 
Fico por aqui, aguardando acções concretas da sua parte para que essa situação possa ser resolvida uma vez por todas para o bem da Guiné-Bissau e a diplomacia guineense.
 
Estamos fartos duma diplomacia composta de « dubriaduris ». Seus incompetentes, Obrigado pelo o que fizerem até aqui, precisamos de oportunidade para o bem dessa diplomacia de "guerrinhas" que sempre promoveram e para o bem estar da Guiné-Bissau.
 
Atentamente,

C. N.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.