domingo, 4 de agosto de 2013

AOS PRETENDENTES...

Olhem para mim... Olhem bem para a minha cara! Acham que sou palhaça ou lesbica? Olhem bem para mim... Já nao sou uma menina, tenho cerca de quarenta anos de idade. 
Perdi muitos filhos que Salazar comeu. Estas que ficaram são todos órfãos. 

Tive um companheiro que me batia, o meu pai nao gostou separamos. Tive depois dois maridos, um era boemio e prepotente, o outro era manso e doente. Depois casei-me de papel passado com um drogado e gay, que insultava a minha família, o meu pai nao gostou disso, separamos. Desgostoso, até hoje continua a provocar-nos.
  
Sou viuva, divorciada e já nao sou menina. Estão a lançar-me piropos pedindo-me em casamento? Olhem bem na minha cara, que esta minha canoa nao é da Joana. 
Quem quiser casar comigo que peça minha mao a minha família. Quem quiser casar comigo nao pode ser adepto da liberdade que nao corre o risco de infringir nenhuma ordem antes dela nem ordem para ela.

Sou de um homem só e o meu pai me ensinou a acreditar na palavra, por isso escusem-se de estar a acotovelar-se. Ouvi falar de muitos pretendentes, inclusive, dos prometidos. Alguns até nasceram cá, mas nunca trabalharam na nossa terra. Muitos sonham apenas com esta minha rica bunda, pernas garbosas e cabelo longo como as folhas das palmeiras. 

Há também os freelancer, empurrados por lóbis económicos e políticos das agências duvidosas, que me prometem mundos e fundos para casar comigo. 
Alguns, não querem falar sequer com o meu pai. Dizem que é ignorante e pobre. 

Olha até tenho um filho que também estudou e sempre viveu comigo, ele contou-me que soltaram esses freelancer cheios de moda para me assediar para ver se caio na cantiga deles. Andam a espalhar que o casamento só é valido quando os seus patrões reconhecerem e que não poderei casar-me com mais ninguém porque eles não vão reconhecer. E será assim mesmo que não os conheça ou goste deles.
  
A data marcada para o casamento será no dia 24 de Novembro. A cada dia que passa, os pretendentes vão-me tentando aliciar com flores e paraísos, para alcançar o meu consentimento, a fim de celebrarmos o contrato com finalidade de “constituição da família”. Mas, volto a dizer, o meu pai disse-me que tudo dependerá de mim e da minha vontade na celebração do ato matrimonial. 

Aconselhou-me ainda que o ato, para além de pessoal e incondicional, tem que existir e ser prefeito no sentido de que, não pode estar viciado por erro ou coação na sua formação. Mas, avisou-me de que, caso surja um trafulha que declare, com o objetivo somente de prejudicar a nossa família ou obter uma vantagem alheia ao próprio matrimónio, o casamento poderá ser anulado.

Recordemos do que disse George Chocotti na XVIII Reunião do Conselho de Ministros da CPLP, no dia 18 de Julho em Maputo:

 “Mas também estamos conscientes de que se não houver um certo acompanhamento militar, eventualmente, será importante que se estude a possibilidade de ter uma presença militar que possa garantir e assegurar a paz” E concluiu, dizendo que a força de paz deve ser, “não só da CPLP como da comunidade internacional”, até porque “já existem algumas forças da CEDEAO que podem não ser suficientes. A ideia é ver como é que essas ideias todas podem ser partilhadas e consolidadas”.


Nha ermos”, djugudes na ronda…

1 comentário:

  1. Irmaos permitam que apresente minha reflexao a esse assunto:
    AS ELEICOES SE APROXIMAM
    Como diz a palavra: Eleições! Também podemos chamar de escolha, ou decisão, enfim muitos nomes merecem esse acto atormentador do nosso povo.
    De longe vemos o vulto do monstro eleição que nos chega a porta, momentos de alegria para outros, momentos de confusão para muitos (inocentes) e momentos de mais um engano posso até dizer de mentira a este povo.
    Há bem poucos dias começam a apresentação de candidaturas de alguns Guineenses (políticos) que na sua maneira de falar dizem querer melhorar a nossa situação económica e muito mais e que na sua maneira de agir entendemos nós (povo) que são apenas instrumentos promotores de racismo, e corrupção que promovem mais pobreza e divisão dentro deste povo.
    Na Guiné-Bissau a coisa mais difícil é que toda pessoa que se candidata as eleições, mesmo que seja para o comité do bairro, é admirado. Assim, sentimos uma forte estima aos candidatos as eleições presidenciais ate sentimos orgulho de nos aproximar dos candidatos que por sua vez usam essa admiração como arma de expansão de sua ideologia enganadora de aquisição do poder. No final de tudo voltamos ao nosso lugar (veiculo para a execução de poder). Daí começa novamente a mesma rotina de lutar ate morrer para sobreviver. Parece estranho dizer, lutar ate morrer: mas sei que entre muitos que lutaram para essa sobrevivência, são poucos entre eles que conseguiram suceder se bem que nem todos até sabem como lutar. A forma de governar o povo liberto pelas nossas gloriosas forcas armadas, continua a ser a mesma do colonizador: ensinar-nos a obedecer e ser explorados. Afinal a quem dizem querer mudar a situação nos seus discursos políticos?

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.