ÚLTIMA HORA
QUEREMOS SABER DO PARADEIRO DE TCHERNINHO - SEGURANÇA DE SISSOKO
ÚLTIMA HORA
QUEREMOS SABER DO PARADEIRO DE TCHERNINHO - SEGURANÇA DE SISSOKO
Alguém pode-me informar porquê é que o consulado de Portugal na Guiné-Bissau até hoje não renovou os vistos (já caducados) de estudantes guineenses matriculados nas universidades portuguesas, mas que tinham sido impedidos de viajar por causa de Covid-19?
Há mais de 20 estudantes nessa condição.
Seria bom se alguém de direito nos pudesse responder ou ter a piedade desses jovens.
--Umaro Djau
16 de Novembro de 2020
Em primeiro lugar eu como filha o mais importante para mim é à justiça .
O meu pai não merece ser assassinado de novo , sem o nosso consentimento na mesma o fizeram, dessa forma se considera a translação do corpo do meu pai? QUE FALTA DE RESPEITO 🤔 agora pergunto? Com que objetivo? Com que finalidade?
Carta aberta para o senhor Umaru Sissoco Embalo, Presidente da república da Guiné Bissau, e Sr Nuno Gomes Nabiam, Primeiro ministro, e povo da Guiné Bissau.
Antes que tudo minhas cordiais saudações.
Eu Florença Joao Vieira, filha primogénita do falecido Presidente João Bernardo Vieira, venho atravez deste meio, expressar a minha tristeza e descontentamento pela parte do governo da Guiné Bissau, pela decisão precipitada que tomaram, de trasladar os restos mortais do meu pai sem terem consultado a familia, pricipalmente os filhos que estão em Bissau, porque eu Florença, Manuel Saturnino e Amilcar estamos a residir em Bissau desde 2010, nunca fomos contactados a respeito disto, e para meu espanto, após varios boatos ouvi na radio, o jornalista Abduramane Ture dizer que a familia do falecido NINO está de acordo, o que não corresponde a minima verdade e nem eu e nenhum dos meus irmãos que se encontram no pais foram contactados muito menos avisados sobre tal decisão tomada pelos dirigentes, considero este ato como falta de respeito e consideração para com esta familia e principalmente com o nosso ente querido.
O falecido NINO Vieira foi, é, e será para sempre combatente da liberdade da pátria, proclamador da nossa independencia, presidente da república, general, conhecido nacional e internacionalmente, merece respeito e honra dos filhos, familiares e de todo o povo guineense, não só de um determinado grupinho de pessoas.
Por isso ao presidente como muçulmano que é, e respeita a sua religião, peço que respeite os usos e costumes das outras religiões, porque este ato eu considero indigno nao só como é uma profanação.
Se de verdade o senhor presidente, o considera este homem como um pai, então tenha respeito e consideração por nós filhos deste grande homem e teus irmãos, porque nós que somos 18 e consigo 19 filhos, temos direito e eu como primeira filha peço que se abstenham desta barbaridade.
Obrigado.
Florença Joao Vieira
ESCAPOU DA MORTE SEM O SABER E GRAÇAS A UM MILITAR EM S. VICENTE QUE ESTARIA FAZENDO PARTE DO GRUPO DE EXECUTANTES.
CUSSAS TUDO BAGANA NA GUINÉ BISSAU. NINGUÉM RESPEITA A NINGUÉM.
SISSOKO CONTROLANDO TUDO E BRAIMA CAMARÁ MAIS ISOLADO A CADA DIA QUE PASSA COM UMA IMAGEM ACABADA E DESTRUIDA NO SEIO DOS DEMAIS.
MADEM G-15 PERDE O CONTROLO DA SITUAÇÃO COMO SEMPRE, DEVIDO A FALTA DE AGENDAMENTO E SUSTENTABILIDADE SÉRIA EM TERMOS POLITICOS.
UMA GUERRA ABERTA ENTRE FULA E MANDINGA.
SISSOKO CONTRA BRAIMA CAMARÁ. TUDO EM ABERTO PARA O DESFECHO E O QUE VAI CONTAR SERÁ O GOLPE DE MESTRE, ENTRE TANTO RECORDAR QUE TODO O PODER SE ENCONTRA DE MOMENTO NAS MÃOS DE SISSOKO.
A VER VAMOS. MAS O CERTO É QUE UMA NOVA MAIORIA ESTÁ A ESPREITA, PAIGC E PRS.
PAIGC E PRS IRÃO FORMAR UMA NOVA MAIORIA E A QUALQUER MOMENTO PODERÃO ASSUMIR O GOVERNO.
O DESCONTROLO NO SEIO DO MADEM G-15 E O SEU LIDER É TANTO QUE O MAL ESTAR É NOTAVÉL NO SEIO DOS MILITANTES E DIRIGENTES QUE VÃO E ESTÃO COMEÇANDO A ABANDONAR O BARCO.
TRAIÇÕES APÓS TRAIÇÕES E FALTA DE PALAVRA E HONESTIDADE É O QUE PREDOMINA NESTA SEITA SE ASSIM PODERMOS DIZER.
SISSOKO VAI DESTRUÍNDO AOS POUCOS A BRAIMA CAMARÁ..., POIS O ENTENDIMENTO E O RESPEITO ESTÁ PARA MUITO MAIS DO ALÉM E DO QUE O ESPERADO.
Há certas iniciativas, medidas ou políticas que, antes de serem aprovadas ou executadas, requerem a condução de um estudo que se denomina de análise custo-benefício (ACB) [Cost-Benefit Analysis, CBA, em inglês].
Estes tipos de análises não são apenas comuns, mas extremamente importantes, sobretudo, nas áreas tão sensíveis como a exploração de escassos recursos naturais, nomeadamente as florestas.
A Agência norte-americana de Protecção Ambiental (EPA) tem centenas de estudos feitos sobre diversas áreas: florestas, rios, solos, descarga de águas, esgotos, lixos, etc., etc. Para cada problema ou preocupação, existe um estudo científico específico sobre as implicações que um determinado uso ou exploração poderia acarretar para uma determinada comunidade, ou seja, os custos. De igual modo, pode-se detalhar todos os benefícios que uma determinada exploração ou uso poderia produzir.
Em suma, sempre que os custos à sociedade sejam mais elevados que os benefícios, uma iniciativa de exploração não teria pernas para andar. Aliás, assim exige a lógica económica, social e ambiental.
Agora, pergunto: será que as autoridades nacionais da Guiné-Bissau alguma vez conduziram análises deste tipo para saberem se justifica ou não o corte desenfreado das nossas florestas para os efeitos de exportação?
Já chegaram de pensar sobre os custos dessas acções ambulantes e até irresponsáveis dos chamados agentes empresariais guineenses e estrangeiros sobre todo o ecossistema nacional da Guiné-Bissau?
Já pensaram no impacto ambiental?
Já pensaram no impacto sobre as alterações climáticas?
Já pensaram sobre os impactos imediatos e futuros dessas actividades sobre os solos, as caudas de água, a vegetação e a biosfera em geral?
Antes que alguém me responda, sei que tudo isso ocorre com o aval dos governos em funções, através de emissão de licenças de exploração -- uma atitude governamental triste e incompreensível, se tomarmos em conta os enormes custos ambientais para esta e outras futuras gerações de guineenses.
Meus compatriotas,
Os benefícios (para pouca gente) provenientes da exploração de madeira não justificam os tremendos custos para a sociedade guineense na sua íntegra.
Sejam responsáveis e deixem em paz as nossas florestas que, aliás, constituem o último corredor verde de Sahel.
--Umaro Djau
7 de Novembro de 2020
SEREIA DE BOCA PRETO KUMA NUNCA SI BOCA KA NA PINTADU DE BURMEDJO.
UM GRANDE HOMEM, COM DETERMINAÇÃO E CORAGEM MOSTROU SER AQUILO QUE POUCOS POLITICOS SÃO NA GUINÉ BISSAU.NADO MANDINGA É E SEMPRE FOI UM HOMEM DE CONVICÇÃO E DA LUTA PELA VERDADE CONSIDERANDO-SE UM DOS GRANDES IMPULSIONADORES NA IMPLEMENTAÇÃO DA DEMOCRACIA NA GUINÉ BISSAU.
MOSTROU NÃO PODER COABITAR COM A MENTIRA E MUITO MENOS COM A FALSIDADE E APRESENTA O SEU PEDIDO DE DEMISSÃO NO GOVER.
UMA DEMISSÃO DO GOVERNO EM BLOCO DO PRS PODERÁ A CONTECER A QUALQUER MOMENTO.
DOKA INTERNACIONAL TEM VINDO A INFORMAR DE UMA FUTURA NOVA MAIORIA ENTRE O PAIGC E O PRS.
O MAL ESTAR NO SEIO DE TODO UM PROJETO CRIADO POR MADEM G-15 E SEU LIDER, NÃO ESTÁ TENDO PERNAS PARA ANDAR.
Se existem pessoas a que eu Doka Internacional seja obrigado a respeitar, uma dessas pessoas chama-se Nando Vaz.
Um homem que desde sempre se prontificou em me proteger e aconselhar e mostrando o verdadeiro caminho do triunfo numa sociedade maldosa e violenta e que em momento algum me virou as costas.
Sempre que pode, resolveu os meus problemas e se ainda estou vivo, ele foi um dos motores para tal senão o principal.
Nando Vaz, foi e continua sendo para mim mais do que um irmão.
Lá porque expliquei a situação dos Hackers não significa que o desrespeitei, mas sim disse a verdade de algo que aconteceu.
Mas brevemente estarei em direto para esclarecer toda esta confusão.
Aqui vão os nomes de pessoas que de verdade sou obrigado a respeitar queira eu ou não. Pessoas a que eu e meus filhos e esposa devemos respeito e consideração até a morte.
1º - António Indjai. (Um pai)
2º - Nando Vaz. (Um irmão, um verdadeiro camarada, sempre disposto a me aconselhar).
3º - Paula Pereira (Esposa de DSP) (Uma mãe para os meus filhos, uma Luz que abençoou e salvou o meu Lar, uma grande mulher com coração do mundo e a quem não tenho palavras para agradecer e tudo o que disser será pouco devido a sua gratidão e bondade).
4º - DSP (Um grande lider, um Homem capaz de amar e perdoar). Oxalá eu podesse voltar atras e corrigir os erros do passado.
5º - Caló Paquete (Um tio que nunca diz não, uma pessoa sempre pronta e disposta ajudar)
6º - Sow & Sow (Um camarada, um amigo de verdade).
7º - Lamba (A sua maneira nunca me virou as costas)
8º - Julio Baldé ( Um homem, um familiar que viveu todos os meus problemas e que sempre esteve e continua estando presente em tudo o que é bom na minha vida)
9º - Assam (Libanês) Um irmão que sempre me apoiou e nunca se recusou de nenhum favor. Sempre que lhe bato a porta, esta ali para mim.
10º - Mário Pires (meu pai espiritual)
PRS EM QUEDA NO GOVERNO E BOTCHÉ CANDÉ PERDE O SUPER PODER SAINDO DO MINISTÉRIO DO INTERIOR PARA ADMINISTRAÇÃO INTERNA.
FERNANDO DIAS DO PRS CAI POR TERRA E PRS A SUA MANEIRA IRÁ SE POSICIONAR AO LADO DO PAIGC COMO O DOKA INTERNACIONAL JÁ TERIA DITO E AVISADO EM FORMAR UMA NOVA MAIORIA.
TURBULÊNCIA ACIMA DOS 20 MIL PÉS, E A QUEDA SE TORNA CADA VÊZ MAIS POSSIVÉL.
PUBIS KA BURRU..., UDJU ODJA BOCA CALA ÓH
BRAIMA CAMARÁ EM MAUS LENÇÓIS
PAIGC & PRS NO BOM CAMINHO DO ENTENDIMENNO E COM O FUNDO DO TUNEL LUMINOSO.
APROXIMA- O ENTENDIMENTO DE UMA NOVA MAIORIA.
TUDO APONTANDO PARA UM BECO SEM SAÍDA PARA COM AS PRETENSÕES DE SISSOCO.
LASSANA MANSALI- CHEFE DO ESTADO MAIOR DO EXÉRCITO.
MAMADU NKRUMA- VICE CHEFE DO ESTADO MAIOR GENERAL DAS FORÇAS ARMADAS (2ºHOMEM DO BIAGUÉ NTAM)
SANDJI FATI- MINISTRO DA DEFESA
Netsa noite de 3ª feira, Doka Internacional e Eugenio Ferreira Lima mais conhecido por Marechal Sanebame, irão estar num debate rinhida e aquecida num direto em que os bois serão chamados pelos nomes.
Um cruzamento do destino destes dois homens, um mais velho, com mais maturidade e experiência e o outro mais jovem, determinado e cheio de coragem, irão fazer a GUINÉ BISSAU parar no tempo.
*A HISTÓRIA DE KUMBA YALA: UM EXEMPLO PARA JOÃO LOURENÇO*
A denuncia do Presidente João Lourenço feita na última reunião do CC do MPLA, segundo a qual a estratégia da manifestação de 24 de Outubro, seria para “tornar o país ingovernável para forçar negociações bilaterais no actual contexto político”, que em outras palavras significa derrubarem lhe do poder, remete-nos a duas analises. Que o Presidente está vulnerável a informações de alegados “derrubes”, tal como esteve o seu antecessor JES. A segunda analise, remete-nos a olhar o que aconteceu com o Presidente Kumba Yala, da Guiné Bissau.
Em Setembro de 2003, o então Chefe de Estado Maior da Guiné Bissau, general Veríssimo Correia Seabra avisou ao Presidente Kumba Iala que estava em curso um levantamento militar e que precisavam leva-lo para um local seguro. Kumba foi levado e guardado numa sala no Quartel Geral. Quando o levantamento militar terminou, os militares, segundo uma descrição do jornalista Luís Castro (no seu livro repórter de guerra), perguntaram ao Presidente: “Quer ficar aqui, no quartel-general ou ir para casa?”, Kumba respondeu: “Prefiro ir para casa, estou cansado”. Os militares formaram um coluna e levaram-no. Quando viu que estava a ser levado para casa, perguntou a um dos seus oficiais: “Para onde vamos? Eu quero ir para a Presidência.”. Seguiu-se um diálogo hilariante: “Não podes”. “Mas não posso porquê?”. “Porque houve um golpe.”. “Um quê?”. “Um golpe de Estado”. “Contra quem?”. “Contra ti”. “Contra mim?”. “Sim. E já não és Presidente!”. “Então quem é?”. “É o Veríssimo”. “O Veríssimo?”. “Sim, o Veríssimo. Tu já não mandas!”. “Ai o filho da puta, cabrão, vou matar-te!”. Foi preciso metê-lo à força dentro de casa.
Sem ter havido derramamento de sangue, o general Veríssimo Correia Seabra, depôs Kumba Yala, numa brincadeira e tornou-se no 8.º Presidente da Guiné-Bissau.
Trazemos esta historia de Kumba Iala, para manifestar preocupação sobretudo quando vemos o Presidente João Lourenço, a chamar de emergência o ex-líder da UNITA, os Bispos e de seguida reportar ao CC do seu partido que os jovens manifestantes pretendiam tornar “o país ingovernável para forçar negociações bilaterais”. Torna-se ainda preocupante ainda quando vemos o Secretário do Estado do Interior, Salvador Rodrigues apresentar dados empolados sobre a tal manifestação, e mais ao sul, o comissário Francisco Ribas a anunciar dados falsos para reprimir militantes da UNITA e do PRS, na cidade do Huambo. Fica-se com a ideia que os comandantes da Polícia Nacional estão a brincar aos “derrubes” com o Presidente da República.
José Gama