sábado, 29 de fevereiro de 2020

Raspadinha do yanick de frepasna

Por: mago yanick aerton

Na guine Bissau, o nosso pais, e muitas vezes proibido pôr o dedo na ferida, ou seja dizer a verdade 
Nua e crua, sobre práticas que não contribuem senão para perpetuar o estado da miséria em que o povo foi colocado ao longo de todas as governações que não passavam de oportunidades dadas a certos indivíduos para se servirem dos cargos que exerciam para se enriquecerem ilicitamente, na absoluta impunidade.

Já foi nomeado um Primeiro-ministro, nas condições em que foi nomeado, mas foi nomeado por um decreto presidencial. Esse Primeiro-ministro nunca exerceu cargos ministeriais podendo ser considerado um Primeiro-ministro com as mãos limpas.

Em relação aos membros do governo a nomear, sem pretender ser o porta-voz dos demais Guineenses, tanto os que votaram no General El Mokhtar como os quem não votaram nele, aconselha-se o Presidente da República, a nomear quadros com a “ficha limpa”, porque de predadores e abutres o povo já está farto. 

Aliás, deverá ser confiscado tudo quanto roubaram durante a sua passagem pelos departamentos ministeriais, como está a acontecer em Angola.

Que o Presidente da República não venha a aceitar como membros de governo indivíduos com comportamentos lesivos aos interesses do povo, nos cargos por que passaram. 

Aqueles que hoje ostentam riquezas sem que as tenham herdado de lado nenhum, tenham ganho euro-milhões ou tenham assinado contratados profissionais milionários com o Barcelona, Man United, 
Juventus, Paris Saint Germain ou Dínamo de Moscovo, não são bem-vindos. 

Por amor de Deus, pela confiança que o povo depositou na pessoa do General umaro sissoco embalo, por mais que tenha sido o engajamento da pessoa na campanha eleitoral, não aceite nomear um quadro que tem como objectivo único ir roubar, como tem sido hábito da Guiné-Bissau. Se o fizer, não estará a dignificar aqueles valorosos combatentes, como o herói vivo, Comandante Manuel Saturnino Costa, e outros camaradas, que fizeram com que fosse hoje eleito hoje Presidente da Republica.

Camarada, camarada, negócios do Estado a parte. 

Que aqueles eternos ministros que participaram no passado na governação “di mangason” compreendam que o que se pretende hoje em dia, nesta era da mudança, é GOVERNAR DIFERENTE, para que no fim do mandato o povo veja o seu sonho, adiado durante 47 anos, plenamente realizado.

Não vamos ficar calados, e se acontecer algo diferente daquilo com que o povo está a sonhar, estaremos na linha da frente para denunciar, porque não vamos tolerar mais larápios como membros de governo ou de dirigentes nas empresas públicas ou participadas. 
Não se vai substituir o PAIGC na governação para se vir fazer pior, porque no Governo de Aristides Gomes, existem excelentes quados, sobretudo mulheres cujo desempenho deve merecer o reconhecimento de todos. 

Cite-se o exemplo da filha do malogrado Dr. Nicando Berreto, a Dra. Nelvina Barreto, jurista de formação e Magda Nely robalo, Suzi Carla barbosa, são Cardoso, Anita jalo sani, que pode contribuir 
 , Para o desenvolvimento sustentável.

O mesmo se pode dizer da Ministra da Saúde, Dra. Magda Robalo, quadro dirigente da OMS que, se fosse noutro país que não seja a Guiné-Bissau, ela teria ostentaria o nº.10 e figuraria como titular nos 11 iniciais (linguagem futebolística), devido não só a sua competência, mas também pelas vantagens que pode trazer ao pais, devido a sua passagem pelo sistema das nações unidas e a credibilidade que ali conquistou.

Que não nos tragam ministros que vão roubar arroz doado ao povo e outros materiais agrícolas, ou aqueles que fazem desaparecer oxigénio no hospital ou só nomeiam como colaboradores indivíduos com o mesmo apelido (Os Brs).

O povo reclama uma equipa que vá servir, e não de arrogantes que, uma vez no exercício do cargo se julgam superiores aos demais, uns até dizerem que não são colegas de secretários de estado só porque, por oportunismo e tanto bajular, são nomeados ministros de estado, como se tivessem acedido a esse posto através de concurso público. 

Exige-se dos futuros membros do governo a humildade e disponibilidade, a semelhança do Presidente da República e o Primeiro-ministro, porque não vão escapar a avaliação contínua do povo.

Pa ka serpente nguli dinheiro más! 
Pa ka admiti mas casas cumpudu suma kil di nhu manga fulano cu passam ba no ARN, sin mancara ca quebra! 
Pa ka INPS contínua sedu cau mi mama tako ou di alimenta campanha política!

Pa tudo djintis auditado i pá e responsabilizado pá se ma gestão!

Membros de governo-businessmen, NUNCA!
Que o estatuto de dirigente não seja o passaporte para o exercício de cargo de membro de governo!

O General el mokhtar tem muita responsabilidade pela frente, e espera-se que não vai hesitar em correr com qualquer membro de governo que queira manchar a sua presidência.
Força General do povo! 

Viva Povo di Guiné-Bissau!
PODER DO POVO PARA O POVO!

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

OS SOLDADOS DO PÓ

Como em qualquer país em que exista tráfego de droga, tem de existir quem trabalhe no ramo.
Daí ver-se sem justificação objectiva tanta manifestação de riqueza com casas(mansões)a serem construídas, viagens, bens materiais, etcetc, em pessoas/ jovens que em condições normais não teriam como, já que os seus rendimentos profissionais e ou familiares não existem.

Ora, é muito importante estar atento a esta franja social que não são mais do que os peões, os delears, os correios que trabalham hoje neste mercado e cujos patrões são os barões cá do sítio. E nós sabemos quem são!! 

Importa lembrar que esta juventude que não tem qualquer objectivo de vida e que hoje vê chegar-lhe às mãos dinheiro fácil, é aquela que mais terá a perder com a nova Presidência que se propõe a instituir de facto de um Estado Guineense de VERDADE. 
Entre o que temem perder e os que não querem perder, estão dispostos a TUDO 
ATENÇÃO, GUERRA, ASSASSINATOS, GOLPES, ETC, por isso a estes soldados do pó, ATENÇÃO  porque muitos deles vestem FARDA.

terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

Mais Mentiras, de alguém que fala sobre o "império da Lei", para impressionar, mas que, na verdade, desconhece as Leis da Guiné-Bissau.

Da entrevista concedida, apenas vou pronunciar sobre uma das várias mentiras nela contida, por achar que é a parte essencial do momento na Guiné-Bissau, evitando abordar os acessórios da instrumentalização demagógica de alguém que perdeu noção do bom senso.

Desde quando, é competência do Supremo Tribunal de Justiça a proclamação definitiva dos resultados eleitorais, bem como o seu envio para publicação no Boletim Oficial?

Desde quando, Sr. Domingos Simões Pereira?

Vejamos o que diz a Lei-Eleitoral N.º 10/2013 de  25 de Setembro no seu Artigo 97.º  - MAPA OFICIAL DAS ELEIÇÕES

ARTIGO 97.º

Mapa Oficial das Eleições

No prazo máximo de 48 horas após a conclusão do apuramento nacional, a Comissão Nacional de Eleições elabora e faz publicar no Boletim Oficia o mapa oficial com o resultado das eleições
de que conste:

a) Número total dos eleitores inscritos;

b) Número total de votantes;

c) Número com a respectiva percentagem de votos atribuídos a cada parido ou coligação;

d) Nome do candidato eleito, no caso das eleições presidenciais, ou candidatos eleitos pelos partidos ou coligações de partidos, nas eleições legislativas. 

Igualmente, podemos consultar a Lei N.º 12/2013 de 27 de Dezembro -  Lei da Comissão Nacional de Eleições, que diz na alínea n) do seu Artigo 11.º - Competência - o seguinte: "Apurar e publicar os resultados das Eleições".

Assim sendo, onde é que o candidato derrotado aprendeu que, compete ao Supremo Tribunal de Justiça da Guiné-Bissau "a proclamação definitiva dos resultados ,que manda publicar no Boletim Oficial"?

Então, para que serve a Comissão Nacional de Eleições?

Será que foi o Supremo Tribunal de Justiça quem também anunciou, proclamou e mandou publicar no Boletim Oficial, os resultados das Eleições Legislativas de 10 de Março de 2019, ou foi a Comissão Nacional de Eleições?

CHEGA de MENTIRAS!

Positiva e construtivamente.

Didinho 25.02.2020
Decisão do STJ 

“Na desinência do que ficou exposto, acordam os Juízes Conselheiros, em face da inobservância da prescrição legal imperativa, pelo não conhecimento do mérito da causa e, consequentemente, determinar o cumprimento da formalidade preterida” – Acórdão n.º 01/2020, de 11.01.2020

“No que concerne ao primeiro segmento do acórdão de cuja aclaração ora se pretende, não pode ser interpretada como se de convite fosse à Comissão Nacional de Eleições (CNE) por este Tribunal, para proceder a junção da ata em falta aos autos do recurso contencioso, da qual deve incidir a decisão das reclamações, protestos e contraprotestos, como condição para o prosseguimento dos ulteriores termos do processo, a culminar com uma decisão de mérito positiva ou negativa, mas sim cumprir com a disposição imperativa do art. 95.º da Lei Eleitoral (...) uma vez não observada esta disposição imperativa, que consagra de forma expressa o princípio de ininterruptibilidade das operações de apuramento nacional até a sua conclusão (...) deve proceder ab inicio as operações do apuramento nacional, com imediata elaboração da ata onde constam os resultados apurados, as reclamações, os protestos e os contraprotestos apresentados e as decisões que sobre eles tenham sido tomadas” – Acórdão n.º 01-A/2020/Aclaração, de 17.01.2020 

“Em nenhum momento este Acórdão fala de recontagem de votos. O que diz o Acórdão é sobre as operações do apuramento nacional”  – Porta-voz do STJ, Salimo Vieira, em Conferência de Imprensa de 21.01.2020.

Nesta sequência, o despacho do juiz conselheiro de 22 .01. 2020 diz a mesma coisa. 

Significados?

 O STJ decidiu não apreciar, em definitivo, o “recurso” contencioso apresentado;

 O STJ não voltará a apreciar o “recurso” contencioso apresentado;

 Está encerrado este processo / “recurso” contencioso ao STJ;

 Terminou a fase de contencioso eleitoral junto ao STJ;

 A CNE deve continuar o processo administrativo eleitoral;

 A CNE deve concluir a fase de apuramento nacional;

 O STJ apenas podia exigir à CNE o apuramento nacional (competência da Plenária da CNE);

 O STJ não deve exigir à CNE o apuramento regional (competência exclusiva das Plenária das CRE);

 O STJ não deve exigir à CNE o apuramento local (competência exclusiva das Mesas das Assembleias de Voto).

LEI ELEITORAL
As Diferentes Fases de Apuramento dos Resultados Eleitorais

1. APURAMETO LOCAL (Competência exclusiva de cada Mesa das Assembleias de Voto)

VS

2. APURAMENTO REGIONAL (Competência exclusiva de cada Plenária das CRE)

VS

3. APURAMENTO NACIONAL (Competência exclusiva da Plenária da CNE)

APURAMENTO NACIONAL (Plenária da CNE)

Qual é o conceito?

O que é?

Em que consiste?

O que Significa?

Como se faz?

Quais são os limites?

O que diz a Lei?

O que diz o STJ?


“O apuramento nacional é realizado com base nas actas, documentos apensos das operações eleitorais recebidas das CRE, dos apuramentos regionais” – Artigo 91.º da Lei Eleitoral

“A operação do apuramento nacional consiste: (a) Na verificação de número total dos eleitores inscritos, dos eleitores que votaram e sua percentagem relativamente aos primeiros; (b) Na verificação do total de votos obtidos por cada candidato (…) e do número de votos nulos; (c) (…) na proclamação do candidato presidencial eleito” – Artigo 93.º da Lei Eleitoral

“O apuramento nacional faz-se com base nos documentos apensos das operações eleitorais recebidos das CRE, dos apuramentos regionais (actas de apuramento regional produzidas pela respectiva plenária) ” – Acórdão n.º 01/2020, página 8, parágrafo 1

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020

Dia 27 de Fevereiro de 2020, dia de todas as certezas, é o dia da viragem, dia do renascer da esperança, dia que vai inaugurar uma nova era, a era para a juventude e as mulheres, nossas mães, irmãs e filhas, sonharem com uma Guiné-Bissau de paz, estabilidade, desenvolvimento e do bem-estar. 

Dia D, o dia da posse do presidente eleito, General Umaro Sissoco Embalo (ninsi badi polon, no simbolo nacional), dia em que o Nantoy vai passar a faixa presidencial para o seu substituto, eleito democraticamente, naquelas que foram consideradas as mais renhidas eleições, mas também as mais transparentes, limpas e credíveis, na história da democracia da pátria de Cabral.

Não fosse o arcaísmo das nossas leis, ninguém se atreveria hoje a questionar a indiscutível vitória do General Umaro Sissoco Embalo, sobre o seu adversário político, com uma diferença de mais de 40 mil votos validamente expressos nas urnas, vitória essa que ó também do povo, porque ó o povo que o Presidente eleito vai jurar servir, e não servir-se para presidência. O Presidente eleito simboliza a ruptura com o passado e encarna a mudança em representação de uma GERAÇAO DE CONCRETO, isto é, uma geração de mais obras, manos retórica – TARBADJU, CU RESULTADOS CONCRETOS.

O Togo realizou as eleições presidenciais no dia 22 do corrente e a CNE publicou ontem a noite, 23 de Fevereiro, os resultados eleitorais, declarando vencedor o presidente cessante, Fauré Gnassingbe, logo à primeira volta, com 72%.

Estou a trazer o exemplo do Togo, não porque aquele país seja um exemplo de democracia, e muito menos a Guiné vizinha, onde são abusivamente assassinados jovens que protestam contra o forcing do presidente Alpha Conde para se candidatar ao terceiro mandato, contra o estabelecido na Constituição da Republica.

Trago este exemplo, sim, para contrariar aqueles “sabe-tudo”, que condenaram os chefes de estado que felicitaram o PR eleito logo a seguir a divulgação dos resultados eleitorais da segunda volta pelo órgão com competência exclusiva para o fazer, a CNE. 

Qual é a instituição que pode pôr em causa os resultados de umas eleições tão limpas, como as últimas eleições, consideradas por todos os observadores, um exemplo continental? Infelizmente, banalizou-se o funcionamento das instituições do Estado e promovemos a cultura de “matchundadi” a tal ponto que o país vive agora numa situação de “pagaille”, sobretudo quando a instituição que devia proteger e defender os valores cardinais do Estado, se deixar corromper, passando a servir interesses inconfessos. Neste particular, refiro-me a nossa justiça, que cuja corrupção é denunciada e condenada por todos os operadores de justiça. 

Até aqueles que não tiveram a oportunidade de ir a escola ocidental (skola di Purtuguis), sabem que o maior violador da lei e o Supremo Tribunal de Justiça, que, em vez de recusar um pedido feito fora de todas as normas que regulam a matéria, aceitou-a, tendo provocado a situação explosiva que assistimos, cujas consequências são imprevisíveis.

Portanto, não se podia esperar de alguns juízes conselheiros do STJ outra coisa que não fosse defender os interesses do grupo a que pertencem ou aspiram pertencer. 

Ou esperava-se que se respeitasse uma decisão ilegal do STJ, depois da CNE ter superado a sua omissão que, de forma alguma, mudaria os resultados eleitorais?

A CNE já fez tudo e se o CIPRIS não cumprir com a sua missão, kila i si tabaco.

Suma cunha sobrinha NAMARASINHU di dus anu i meio ta canta: ai chicho, ai chicho, ai chico, ai chico!
Li ki li. Nhu General oh, kila sta dja na Palácio
No Palácio rek!

Por: mago yanick aerton


GUINE-BISSAU NO ENCALÇO DA TERCEIRA REPÚBLICA


Por Anaximandro Anaxímenes

  1. Paulo Sanha e a Festança á Custa do Cofre Geral dos Tribunais.


´´O Presidente do Tribunal de Contas, Dionísio Cabi, acusa o Presidente do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) de, recentemente, proibir a realização de uma auditoria financeira ao Cofre Geral dos Tribunais, gerido pelo STJ da Guiné-Bissau.


Dionísio Cabi falava, hoje (17 de Fevereiro de 2020), na cerimónia de abertura do seminário de 5 dias, destinado aos Técnicos do Tribunal de Contas das ferramentas que vão permitir a análise das contas da gerência, a realização da auditoria e outros tipos de controle às identidades sujeitas á sua Jurisdição - As Contas do Estado da Guiné-Bissau.


Segundo Dionísio Cabi, esta arbitrariedade ilegal do STJ, viola, grosseiramente, o diploma que regula a Gestão do Cofre Geral dos Tribunais e, as leis sobre a Proteção das Contas. ´´


Afinal, a Corrupção do Paulo Sanha e Companhia vem de longe. Por isso, os custos que o Povo Guineense paga para obter uma Justiça Justa, continua a ser uma miragem, pois a nossa Justiça continua a ser das mais caras do Mundo, comparado com o produto PIB/per Capita.


Desta vez, foram 180 Milhões para corromper os 6 Juízes? Que voaram do Ministro Geraldo Martins e do Delinquente Tchitchi Nancassa para os 6 ladroes corruptos de Bagdad, do STJ. Barrabás anda a procura destes ladrões corruptos, a mando do DSP?


De recordar que a gestão deste Cofre, constituiu, sempre um braço de ferro entre o STJ e o Ministério da Justiça. Não admira, pois, que o Paulo tenha comprado uma viatura a sua mulher em Lisboa, pagando, upront (cash) 37 Mil Euros a Concessionaria, que de imediato, reportou a aquisição ao Banco de Portugal e ao Ministério Publico Português, conforme manda a Lei?


Resultado, o nosso pobre Paulo tem, atras de si, uma investigação das autoridades portuguesas por branqueamento de capitais.


O Paulo, para alem de ter ultrapassado a idade de reforma, foi catapultado ao Posto de Presidente do STJ pelo Imortal Kumba Iala Kobde Nhanca, numa operação de limpeza ao STJ dos elementos corruptos da elite da praça de Bissau, Dr. Emiliano e Dr. Venâncio. Na altura, estes sujeitos foram remetidos a prisão preventiva por longos anos, o que levou a intervenção do Governo Americano.


O nosso caro Paulo, esqueceu-se que a catapulta do Kumba Iala foi um esforço concertado dos verdadeiros patriotas e políticos da Tabanca, no sentido de combater a opressão da elite minoritária da Praça que fuzilou Amílcar Cabral, Paulo Correia e outros, somente por que vieram da Tabanca. E agora, o Senhor resolve renegar as suas origens e corromper-se pela elite opressora do nosso Povo. A ver vamos…caminho longe!


  1. O Empossamento do General do Povo


O dia 27 de Fevereiro de 2020, não deve falhar. O Povo exige uma cerimónia modesta, eficiente e rápida, para mostramos ao nosso Povo, que traz as costas sete meses de atraso de salários, que a verdadeira MUDANCA já chegou e que o poder voltou a Tabanca da nossa Terra.


A minoria elitista do PAIGC, dominado por uma minoria de direita anti-Patria, que só sabe vender títulos do tesouro publico para satisfazer a sua Ganancia Consumista tem os dias contados. 


Entraram em pânico, e encheram os bolsos com os 36 Milhões de Dólares obtidos da venda de títulos do tesouro publico da Guiné-Bissau, viajaram a Europa e América. A greve da UNTG não lhes interessa. Continuam a sugar o Tesouro Publico. Outrora, foi o famoso resgate dos 74 Milhões de Dólares. O resgate aos empresários do MCCI, que acabou nas contas do DSP em Barcelona. E aí está, o DSP, viajou, outra vez a Barcelona para ir depositar os cheques do Tesouro Publico para engordar a sua conta de Barcelona. Um Cidadão Português que nunca poderia candidatar-se as Presidenciais da República da Guiné-Bissau caso tivéssemos um STJ credível, sóbrio e incorruptível. Desta vez nem o JOMAV está lá para demitir este Governo de Corruptos. Por isso querem perpetuar o Estado de Caos e Ingovernabilidade da Guiné-Bissau, para, desta forma poderem sugar, impunemente, o Tesouro Publico guineense.


O 27 de Fevereiro não pode ser adiado pelas Forças da Oposição Democrática. O empossamento deverá ser seguido por manifestações contínuas, por sete dias, para chamar á razão os lacaios da CEDEAO e do P5, cúmplices da barbárie contra o nosso Povo trabalhador, para exigirmos escolas, salários e justiça barata na Gune.


Bem Hajam! A Terceira República Não Pode Falhar!

BO MANTI CALMA! TUDO NA CURI BEM. NIN MANCARA CANA QUEBRA.
Por: mago yanick aerton

Gostaria de iniciar este meu artigo com referências a certas disposições constitucionais para que os meus conterrâneos possam ter a ideia da real ou suposta crise politica que o país atravessa.

a) Nº.2 do Art.º 1º. Da CRGB: O povo exerce o poder político directamente ou através dos órgãos de poder eleitos democraticamente. 

Foi precisamente o que o povo fez ao votar massivamente no General Umaro Sissoco Embalo para, em seu nome, exercer o cargo do mais alto magistrado da Nação Guineense, elegendo-o ao cargo de Presidente da Republica, Chefe de Estado e Comandante Supremo das Forcas de Defesa e Segurança;

b) Art.º 24, idem, da CRGB: Todos os cidadãos são iguais perante a lei, gozam dos mesmos direitos e estão sujeitos aos mesmos deveres, sem distinção da raça, sexo, nível social, intelectual ou cultural, crença religiosa ou convicção filosofia.

O Umaro Sissoco Embalo, sendo cidadão Guineense, goza desses direitos, razão pela qual, uma vez que foi eleito numa das eleições mais transparentes na história da Guiné-Bissau, vai ser empossado no dia 27 de Fevereiro de 2020, pelo povo que o elegeu, porque o povo é o legitimo detentor do poder e delegou o General Embalo esse poder para exercer, em seu nome;

c) Art.º 32º, da CRGB: Todo o cidadão tem o direito de recorrer aos órgãos jurisdicionais contra os actos que violem os seus direitos reconhecidos pela Constituição e pela lei, não podendo a justiça ser negada por insuficiência de meios económicos.  

O candidato derrotado do PAIGC, Engª. Domingos Simões Pereira, goza desse direito de recurso aos órgãos jurisdicionais para fazer valer os seus direitos. Mas pura e simplesmente, neste caso particular, pecou porque deixou-se influenciar pelos CANCANS, CAIAS, etc., ao fabricar elementos para impugnar uma eleições de que tem a plena consciência que perdeu, tendo sido ele o primeiro a telefonar o vencedor para o felicitar e disponibilizar-se a trabalhar com ele para a defesa dos sacrossantos interesses da Guiné-Bissau;

d) Art.º 67º - O Presidente da República eleito é investido em reunião plenária da Assembleia Nacional Popular, pelo respectivo Presidente, prestando nesse acto o seguinte juramento: 

“Juro por minha honra defender a Constituição da República e as leis, a independência e a unidade nacionais, dedicar a minha inteligência e as minhas energias ao serviço do Povo da Guiné-Bissau, cumprindo com total fidelidade os deveres da alta função para que fui eleito”. 

O juramento que o General Umaro Sissoco Embalo vai fazer não será outro senão este, e não vai jurar defender os Fulas, os Muçulmanos, os Embalocundas, os de Gan Gomi ou Gan Drigui, em Geba ou Bafatá, ou os Nbanás ou Nbundés, os Nawulas, Nbanhes, etc.. 

Por isso, qual o medo de tê-lo como Presidente da República, quando a lei permite que seja destituído constitucionalmente caso venha a defraudar as expectativas dos Guineenses ou defender outros interesses que não sejam aqueles para os quais foi votado? 

e) Nº. 2. Art.º 123º, da CRGB – No exercício das suas funções, o juiz é independente e só deve obediência à lei e à sua consciência. 

Assim é que devia ser, mas infelizmente, não foi o caso em relação ao requerimento de recurso interposto pelo PAIGC e o seu candidato, o qual à luz da lei eleitoral devia ser liminarmente indeferido, mas a grana ou cumbu falou mais alto na consciência de alguns juízes conselheiros, e as consequências estão hoje à vista de todos, sem que se apercebam de que serão responsabilizados criminalmente por violação da Constituição e demais leis que regulam essa matéria.

f) Art.º 25º. da CRGB – O Ministério Público é o órgão do Estado encarregado de junto dos tribunais, fiscalizar a legalidade e representar o interesse público e social  é o titular da acção penal.

Se nas eleições, o Ministério Publico esteve representado em todas as fases do processo, para exercer as suas competências, por que razão o STJ o ignorou, aliás desprezou esse tao importante órgão do Estado, que na pessoa do PGR declarou não ter havido nenhuma irregularidade que pudesse influenciar os resultados definitivos que deram a vitória ao General Umaro Sissoco Embalo, com uma diferença de mais de 40 mil votos validamente expressos nas urnas.

Não seria exagerado perguntar se toda essa investida não é para impedir um Muçulmano assumir a presidência da República pabia i propriedade privada di djintons di praça? 

Essa mesma investida foi verificada no passado com o malogrado Presidente Koumba Yala, porque este revolucionário nunca se deixou Criolizar ou assimilar. Às vezes esforçamo-nos para não entrar nesse debate, mas ora cu cusas na passa bu ca ta pudi fica calado. 

Que o povo fique calmo e sereno e se prepare para a investidura do Presidente eleito, General Umaro Sissoco Embalo, no dia 27 de Fevereiro de 2020. 

Ninki diante di CMB na badi mangos, pá ora ki caba son pá Jomav permitil pá i sedu novo inquilino di Palácio Rosa, c u na passa sedu Palácio Branco ou Verde.

Que todos saibam que a instituição que complicou todo este processo é o STJ e não a ANP. Se quisermos ser sinceros, a ANP, apesar de ter sido informada pela CNE dos resultados finais, não dispõe de pelo menos o Boletim Oficial em que esses resultados foram publicados. Lubu negal te ma cabu dal padja di bobra.

A candidatura do General Umaro Sissoco Embalo está cheia de legalistas, por isso de forma alguma iria desrespeitar a lei. Mas assiste a qualquer cidadão, a fortiori, uma organização, seja ela de carácter politico ou cultural, de resistir ao cumprimento das decisões judiciais que violem a Constituição e as demais leis, como é o cado dos acórdãos proferidos pelo STJ, que à luz da lei são simplesmente inexistentes.

Portanto, rendez-vous para o dia 27, Quinta-feira, da próxima semana, inchallah.

Viva Presidente da Republica, General Umaro Sissoco Embalo!
Deus abençoe a Guiné-Bissau!

domingo, 23 de fevereiro de 2020

E continua a senda das Mentiras e das Manipulações...!

Agora insurge que "Portugal deveria ter mostrado maior contenção", quando ele próprio, assumiu a derrota da sua candidatura presidencial, não mostrando, por isso, qualquer contenção, face à verdade das Actas Síntese que estavam em sua posse, tendo telefonado e felicitado o candidato vencedor da segunda volta da eleição presidencial de 29.12.2019 na Guiné-Bissau.

Dizer que o Supremo Tribunal de Justiça da Guiné-Bissau deu-lhe razão, ignorando que todas as suas iniciativas de recurso contencioso foram simplesmente indeferidas, é de facto, desinformar a opinião pública.

O que o Supremo Tribunal de Justiça fez e mal, foi pegar numa falha administrativa da Comissão Nacional de Eleições "o envio da Acta de Apuramento Nacional aos Órgãos de Soberania, sem assinaturas" para assumir o papel de "queixoso", quando o recurso contencioso apresentado pelo queixoso e candidato derrotado nunca fez referência ao objecto assumido indevidamente, pelo Supremo Tribunal de Justiça.

Sr. Domingos Simões Pereira, estamos fartos e enjoados das suas MENTIRAS e MANIPULAÇÕES; dos seus permanentes bloqueios ao País; das suas birras, feito bebé-chorão... 

Didinho 23.02.2010
Cota johny de n’kassa cobra

Por: mago yanick aerton

Hoje, vou mudar de assunto porque já se falou mais do que suficientemente do impasse eleitoral em curso, e que deixa nervosos todos os Guineenses, contribuindo para agravar a má imagem da Guiné-Bissau no exterior, principalmente junto dos seus tradicionais parceiros de desenvolvimento.

Acabei de acompanhar há pouco a intervenção de um jovem Guineense, poeta, artista, patriota, pan-africanista, que nem conheço pessoalmente, que se insurgiu, não só contra a política de dois pesos e duas medidas, mas também condenou a utilização desapropriada do Estádio 24 de Setembro, para a realização das actividades do Carnaval 2020.

Insurgiu-se ainda contra aquilo que se transformou hoje na maior indústria, isto é, as infindáveis festas que fazem da Guiné-Bissau o país africano onde os seus cidadãos passam quase todos os 12 meses ano na festa. 

Segundo este bom filho da pátria de Cabral, o Espaço Verde, no Bairro da Ajuda, transformou-se num local de todas as promiscuidades, situação facilitada pelos poderes públicos, quando devia ser um espaço verdadeiramente de embelezamento da cidade de Bissau.

Desta tribuna, deixo os meus parabéns e encorajamentos ao jovem combatente para prosseguir nessa senda e defender as suas ideias junto de mais camaradas juvenis, para que a Guiné-Bissau saia deste ciclo de obscurantismo total, porque o que a juventude pretende é de ver o seu sonho realizado, através de políticas que visem promover o desenvolvimento e o bem-estar das suas populações, em vez daquilo que estamos a assistir hoje em dia – autêntica pagaille.

A Guiné-Bissau precisa de jovens, como o Johny de Sousa, ex-membro do conjunto Nkassa Cobra e que se converteu em activista social ou simplesmente Defensor da Verdade.

Por isso, jovens Guineenses, quiseram mudar o rumo das coisas, abracem as brilhantes ideias deste jovem, “pá sol iardi pá tudo djinti”, como diz o PAIGC, mas não “sol di desgraça”, como este que está a “iardir” neste momento com a falhada governação do Nhu Aristides Gomes, que, a todos os títulos, deverá ser chamado a responder na justiça e o sua gestão auditada rigorosamente.

;; bo misti tudo na fresco kkk kurredo hoooo ali no li na sukuro
Suma catchur de irene Garcia na frio kkk;
Força Jonhy, púbis sta cu bo!
DOKA INTERNACIONAL NOTIFICADO PARA COMPARECER NA DIRECÇÃO GERAL DA POLICIA JUDICIARIA GUINEENSE ESTA 
2ª FEIRA 24 DE FEVEREIRO, AS 09:00 DA MANHÃ.
MENOS MAL..., DESTA VEZ NÃO HOUVE SEQUESTRO NEM RAPTO.
Este artigo com poucas palavras vai indubitavelmente ser considerado de polémico, mais na verdade só vem confirmar um facto.

O que estamos a assistir hoje em relação ao suposto contencioso eleitoral não passa de uma luta de classes. 

Uma, aquela que sempre se apoderou do exercício do poder politico, apoiado pelos seus lacaios, traidores, aculturados e complexados, contra os que, marginalizados outrora pelo colonialismo, sempre foram usados para atingir inclusive objectivos criminais, como aconteceu no caso de 17 de Outubro e outros que seguiram.

Sempre que membros dessa classe assimilada (a minoria), se engaja numa discuta com a classe da maioria, ela sai sempre vitoriosa, com a cumplicidade cega de alguns membros da maioria, mas desta vez isso não vai acontecer, porque a justiça eleitoral vai falar mais alto. A esmagadora maioria dos Guineenses votou no General Umaro Sissoco Embalo, e tudo fará para proteger o seu voto, 
colaborando para a tomada de posse do Presidente eleito democraticamente que, por uma pequena omissão da CNE, acto sem influência nos resultados eleitorais o seu voto, o PAIGC e o seu candidato, com a cumplicidade do STJ querem pôr em causa, a todo o custo.
Si Elis e tene quatro, anós no tene dobro (suma cu falecido Tagme ta fala ba). Anós dus cu no tene, i si elis e tene ma di ki kila anton e futseru, son pa bai ialsa Mon.

Bo moninu na tempo di luta, na tempo di Nino, te goci bo pensa cuma bo pudi continua moninu. Na Cacheu inda bo moninu, sim fala di Gabu, ma em bias Ina limpu pus, pabia minoria cana sta mas riba di maioria mas na és terra.

Son na frio cu bo ta misti, pa bata aproveita di aparelho di Estado pa enriqueci. Bo ca misti tarbadju, son saburá, na tafur na fur. Mintida! Suma cu Djulas ta falal na Côte d’Ivoire, “Boi bana”. 

És artigo, n´iskirbil sin complexo, pabia ami i tao Guineense suma qualquer um, e nunca nseta assimilação ou aculturação. 

USE i Presidente i si posse cana maina, inchallah.
Bye bye! Till next presidential elections in 2025
Por: mago yanick aerton

sábado, 22 de fevereiro de 2020

LAUS ABRE UMA FRENTE DE GUERRA EM DEFESA DA SUA EMPRESA E GARANTE IR ATÉ AO FIM USANDO TODOS OS MÉTODOS LEGAIS CONTRA A INJUSTIÇA.
LAURINDO GOMES mais conhecido por LAUS, um jovem empresário, empenhado, dedicado e sério..., abre uma queixa crime contra HUSSEIN KAMEL FARHAT. 

Documentos dos tribunais na posse de DOKA INTERNACIONAL mostram claramente a decisão do Juíz de direito do Tribunal de Comercio Dr. Dionisio Bati neste dito processo Nº34/2019 DECIDIU O SEGUINTE:
  EM QUE SE ABSTENHA DE IMPORTAR E COMERCIALIZAR A CERVEJA DE MARCA SAGRES.
A APREENSÃO IMEDIATA DE TODAS AS CERVEJAS DE MARCA SAGRES COLOCADAS NOS ARMAZÉNS E LOJAS DE VENDA DA REQUERIDA...., DEVENDO A MESMA FICAR COMO FIEL DEPOSITARIA, NOS TERMOS LEGAIS.

Entretanto as bebidas continuam sendo comercializadas. 

O Juiz de direito tem conhecimento? Esta é a pergunta de LAUS. 
A determinação deste jovem empresario, é de que durante anos e anos, desde que se empenhou e dedicou no investimento e na representação desta marca SAGRES,na guiné Bissau, a luta foi enorme e renhida para a implementação no mercado devido a concorrência.

Segundo ele, LAUS não vai admitir ou permitir que depois de tudo, alguém chegue ao ponto de lhe prejudicar sem necessidade nos seus negócios aonde emprega a muita gente e vai contribuíndo para a economia do ESTADO.

Para mais promenores, iremos ter em direto as explicações de LAUS no TALK SHOW DE DOKA INTERNACIONAL em poucos dias.

Hussein Farhat não se encontra no país, tentei ligar no seu MTN, infelizmente não consegui. 

Doka Internacional procurou saber também do outro lado da moeda- história, e no entanto..., nada ainda.


quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

“Mais cego é aquele que não quer ver”

O ditado aplica se. E aplica se muito bem porque já todos viram e vêem o que se está a passar e sabem o que se está a passar.

E o que se está a passar é mais uma vez um carnaval antecipado e uma tentativa do DSP de novo e de forma egocêntrica, soberba e obstinada, não se importar de paralisar o país com a pretensão de levar adiante unicamente os seus interesses e de alguns seguidores fundamentalistas.

Dizer que o problema do DSP e dos seus seguidores/businees man’s é o desespero e o pânico que paira sobre o que será a nova realidade guineense com base numa nova presidência é mais que óbvia. As dívidas e os buracos são mais que muitos e sabem que não vão continuar a dispor do “banco Guiné Bissau” e porque também haverá um “Bissau Leaks”

Quando DSP diz para o povo estar sereno porque “não será nenhuma força estrangeira que irá impor um presidente ao país”, esqueceu se desde logo que estas mesmas forças estrangeiras a que se refere, foram aquelas que no passado o serviram para sancionar aqueles que apenas divergiam dele e da sua política e que, o ajudaram a manter a paralisação da ANP e do país durante os últimos anos mas, agora e perante a tamanha evidência da verdade reflectida numas eleições em que o PAIGC não conseguiu manipular e reverter o resultado a seu favor, como aliás já foi confirmado por uma dirigente, não são reconhecidas.


Hoje, a sua esperança reside nas Nações Unidas com a visão lírica de uma intervenção da mesma na Guiné Bissau sob orientação dos seus padrinhos e com a esperança vã de pelo facto de ser um Português nos seus comandos a mesma se concretizar.

Se os portugueses estão mais preocupados em salvaguardar os seus interesses com base num complexo histórico, social e religioso e daí cegamente apoiarem e alimentarem esta fraude e este BLUF chamado DSP esquecendo e desrespeitando a vontade soberana de um povo, então é porque são parte activa do problema. E como parte activa do problema deverão ser observados.


Por isso, o que importa de facto e na verdade dizer aos guineenses, é que podem ficar serenos e tranquilos porque a sua vontade, aquela que foi expressa nas urnas dia 28 Dezembro e que ficou registada, já que não foi contestada em tempo útil e legal, será respeitada e honrada.


A vida é feita de vitórias e derrotas e todos nós devemos saber enfrentá las.

Quem não deve não teme!!
Última hora 
DSP desafia toda a comunidade internacional e garante que ele é quem manda no país. 

terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

DIONÍSIO CABI REVELA QUE SUPREMO TRIBUNAL IMPEDIU A AUDITORIA DO COFRE GERAL DOS TRIBUNAIS

O presidente do Tribunal de Contas, Dionísio Cabi, revelou que o Supremo Tribunal de Justiça (STJ) está a obstruir os trabalhos dos seus técnicos (auditores) de realização de auditoria financeira ao cofre geral dos tribunais. Cabi fez estas revelações esta segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020, durante a cerimónia de abertura do seminário de capacitação dos auditóres everificadores nos domínios da auditoria financeira e demonstração numérica, que decorreu numa das unidades hoteleiras da capital Bissau.

Dionísio Cabi assegurou que a fiscalização permanente e ininterrupta das entidades públicas deve ser assumida como questão prioritária pelo Estado da Guiné-Bissau, tendo lembrado que a Guiné-Bissau situa-se no oitavo lugar da lista dos países mais corruptos na escala mundial.

“A preocupação é mais profunda ainda, sobretudo quando os órgãos chamados à combater a corrupção entram na tentativa de bloquear a atividade fiscalizadora, como o caso do Supremo Tribunal de Justiça que obstruiu a realização de auditoriasfinanceiras no cofre geral dos tribunais”, lamentou o presidente do Tribunal de Contas.  

Explicou que a missão de fiscalização de atos de fraudes na administração pública poderá ser efetivase o Tribunal de Contas for independente das entidades que controla e protegidas de todas as influências externas.

Presente no ato, o representante do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Tjark Egenhoff, disse na sua intervenção que o seminário não é um curso isolado, mas tem uma duração que permite atingir níveis de transparência e de reforços das competências técnicas e funcionais das instituições de controlo do Estado incluindo aAssembleia Nacional Popular, como também asociedade civil no âmbito da primeira fase doprojeto de formação de 24 técnicos de tribunal de contas, financiado pela União Europeia.  

“Se o país conseguir arrecadar dinheiro de maneira justa, executar planos de gastos confiáveis e levar em conta os fundos dos contribuintes, será capaz de permitir a mudança económica, social e política que os cidadãos esperam e cada vez mais exigem”, sublinhou. 

O representante do PNUD disse esperar que os formandos sairão mais capacitados para poderem analisar as contas como também realizar auditorias, melhoria da qualidade de relatórios de auditoria e melhor controlo das entidades sujeitas à sua fiscalização.

//O Democrata

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

Como os artigos extensos levam as vezes os leitores a não se interessarem pelo conteúdo, por isso me limito hoje apenas a fazer as seguintes perguntas:

O porquê desta falta de honestidade intelectual da parte das pessoas versadas em matéria de Direito?

O porquê do STJ não ter indeferido liminarmente o requerimento do recurso interposto pela candidatura do PAIGC, quando a lei estabelece que se não há protestos, reclamações ou contraprotestos nas assembleias de voto, nos apuramentos regionais, de forma alguma, pode haver reclamações, protestos ou contraprotestos no acto do Apuramento Nacional.

Art.º 95º. da lei eleitoral, sobre as questões previas ao apuramento nacional:
“A CNE no início dos seus trabalhos decide sobre os boletins de voto em relação aos quais tenha havido reclamação ou protesto, verifica os boletins considerados nulos e reapreciá-los segundo o critério uniforme podendo desta operação resultar a correcção do apuramento feio em cada CNE sem prejuízo do disposto em matéria de recurso contencioso”.

Ainda sobre o apuramento nacional (n°. 4 art.º 95º. da lei eleitoral):
“Os trabalhos do apuramento iniciam imediatamente após a recepção de actas de apuramentos regionais, devendo efectuar-se ininterruptamente até a sua conclusão”. 

Aqui, há dois aspectos s salientar:
A ausência de reclamações, protestos ou contraprotestos da parte dos representantes nas assembleias de voto de nenhum dos candidatos e muito menos nos apuramentos regionais;
A CNE, por omissão, não cumpriu com uma das imposições legais, a ININTERRUTIBILIDADE do processo até a conclusão do processo, isto é, a assinatura da Acta de Apuramento Nacional.
Se essa falha foi suprida pela CNE, no cumprimento do Acórdão nº.1/2020, inexiste à luz da lei, pois o requerimento do recurso extemporâneo e infundado devia ser liminarmente indeferido. O STJ sabendo que as supostas provas apresentadas pela candidatura do DSP não passam de falsidade, o porquê desta insistência? 
Estas são as perguntas para as quais gostaria de receber contribuições, porque em relação a este particular, com todo o respeito que tenho pelos nossos técnicos de Direito, estou convicto de que não é preciso ser formado em Direito para saber interpretar a Secção II (Apuramento Nacional), Cap. III, Titulo IV, da Lei Eleitoral nº.10/2013, de 25 de Setembro.  

O PAIGC não é um partido qualquer, e tem grande capacidade de recuperação, bastando apenas ter uma direcção disposta ao diálogo e que não seja classista/elitista, pois a força deste partido reside precisamente nos “Buruntumas”!

Que o seu candidato reconheça, de novo, a sua derrota, com o fizera 24 depois do fecho das urnas, quando telefonou o candidato vencedor, para assim nos poupar o grande trabalho de remobilização dos militantes que se desencorajam devido a esta insistência desnecessária, porque não vai alterar nada.

Deus abençoe a Guiné-Bissau!
Por: mago yanick aerton
UMARO CISSOKO EMBALO, General do POVO
Por Anaximandro Anaxímenes

VISÃO ESTRATÉGICA: GUINÉ-BISSAU 2020-2030
RECONCILIACÃO NACIONAL, REFORMA DO ESTADO, RECONSTRUCÃO E DESENVOLVIMENTO
Independente de Portugal a 46 anos, 29 de Dezembro de 2019, constitui uma oportunidade única para a Guiné-Bissau trilhar o caminho da prosperidade, com a eleição, por sufrágio direto e universal, do General Umaro Cissoko EMBALO – o General do Povo.

No passado, alguns esforços foram empreendidos com o intuito de encontrar as fontes permanentes de conflito na nossa sociedade e a forma de elimina-los. Foram criadas varias organizações como a `´Voz da Paz´´ e os ´´Estados Gerais´´ no quadro dos esforços da reconciliação nacional. Vamos mover-nos na implementação destas recomendações sendo que a reconciliação nacional vai exigir o esforço de todas as forças vivas da Nação Guineense.

A reforma do Estado incidirá, e tão só, no setor da defesa e segurança, na Justiça, na Educação e na Saúde, pilares fundamentais á construção de uma sociedade mais justa e solidária, capaz de responder as necessidades de desenvolvimento do Pais.
A Regularização global e total dos salários e vencimentos de todos os servidores do Estado, sem exceção, em primeiro lugar os professores e pessoal da saúde, pilares da nossa sociedade solidaria. Haverá um reescalonamento dos efetivos. O Estado não será, jamais, uma Agência de Emprego dos Partidos Políticos. Uma disciplina militar será restabelecida ao nível da nossa Função Publica.
O presente Plano Estratégico, Guiné-Bissau 2020-2030, constitui um programa estratégico, como resposta ás aspirações de desenvolvimento do nosso Povo martirizado durante 46 anos de independência. Incluirá uma plataforma de um diálogo estratégico nacional capaz de desenhar estratégias nacionais próprias dos guineenses.
O sonho da libertação virou-se um quebra-cabeças para o Cidadão comum. Em 46 anos, o povo guineense embrenhou-se na pobreza. A Guiné-Bissau está no grupo dos 5 países mais pobres do Mundo. Em 1974 a Guiné-Bissau era a Suíça da Africa Ocidental, a capital mais limpa deste Oeste Africano. E, já agora, o Senegal já saiu do grupo dos 65 mis pobres do mundo, graças a um rápido plano de infraestruturas nos últimos dez anos.
O Estado e as Instituições estão mais enfraquecidas. A economia está estagnada e as infraestruturas, sobretudo as poucas deixadas pelo colonizador, estão delapidadas. Bissau, com covas de cemitério em plena praça publica. 
O trafico da droga engoliu as Instituições e os Governantes. O trafico da droga virou modo de vida e de sobrevivência de muitos Agentes do Estado. Apareceu um Estado sombra-fantasma, ao lado do Estado agonizante. A fragilidade da governação, levou a paralisia amnésica das instituições e a uma mediocridade galopante dos Servidores do Estado, privados dos meios de funcionamento das estruturas que dirigem. As instituições são, cronicamente, deficitárias, refletindo, em cascata, uma série de reações negativas, visíveis, negativamente, nos setores sociais e económicos. 
A Guiné-Bissau entrou num círculo vicioso, o que evidencia a necessidade de uma liderança enérgica, disciplina, organizada, visionaria e criativa, capaz de engendrar soluções que ponham cobro a este vandalismo anárquico que compromete o futuro da jovem geração e ameaça protelar o Pais para o Abismo do Estado Falhado.
Na Guiné-Bissau não existe um consenso nacional sobre o futuro do Pais. Atualmente, o cenário político e caracterizado pela existência de interesses egoístas de grupinhos e gangs degladiando-se, mutuamente, pelo controle dos escassos recursos do Pais, relegando a grande massa da população a pobreza e abandono extremos. Não há perspetiva quanto ao futuro.
O General do Povo anuncia que vai pôr cobro a este estado de coisas. O Pais tem que arrancar rumo ao desenvolvimento sustentável, uma vez que as potencialidades estão todas identificadas. A Guiné-Bissau é rica em recursos, que podem melhorar a vida das nossas populações, abrindo novas perspetivas aos jovens. Vamos trabalhar em ideais e princípios nacionais, capazes de unificar e mobilizar o nosso Povo, como nos primórdios da libertação da nossa Pátria Amada.
O General do Povo, convida, humildemente, todos os Guineenses sem exceção, a contribuir neste empreendimento nobre de desbravar o caminho do desenvolvimento da Nação, empreendendo as transformações socioeconómicas necessárias ao sucesso do Projeto Guiné-Bissau 2020-2030.
O trafico da droga, o contínuo declínio da economia nacional, o alto nível de desemprego e subemprego, sobretudo da Juventude, o baixo nível de investimento na economia, o alto nível da corrupção impune no Estado, o declínio lamentável das infraestruturas rodoviárias e outras do Pais, sobretudo após 1974, o declínio continuo do nível da educação e da saúde, o êxodo dos poucos quadros que o País consegue formar, os incessantes  e patogénicos conflitos políticos, que criaram um ambiente de paralisia do Estado, o que desfavorece um avanço económico rápido do Pais, no curto termo.
A Agricultura e as Pescas poderiam alavancar muitas ações produtivas conducivas a um avanço económico rápido da Guiné-Bissau. Mas qual o investidor que investiria num ambiente político e económico tao instável?

O General propôs ao Povo da Guiné-Bissau: MUDANÇA, Yes, We Can! (Sin Si Puede!).
E o Povo da Guiné-Bissau respondeu em uníssono: MUDANÇA, Yes, We Can!
Esta a verdadeira mudança que levou a vitoria do General, com 60% dos votos do Povo Guineense.
Esta mudança, conduzida pelo Povo mobilizado da Guiné-Bissau, guiados por um processo de pensamento estratégico, construiremos um rápido desenvolvimento do nosso Pais!
Na fase da implementação, O Povo criará uma ´´Agência de Desenvolvimento Nacional´´, entidade que lidera, gere e coordena os projetos estratégicos do programa GB 20-30, reunindo o esforço dos atores nacionais e internacionais, facilitando, simultaneamente, parcerias público-privadas e a mobilização dos recursos financeiros á implementação dos projetos, em colaboração com o Governo.
O Povo dos Estados Unidos da América já garantiu o financiamento, em 3 Bilhões de Dólares americanos a construção de Infraestruturas rodoviárias que ajudem a nossa integração com os Países vizinhos. Autoestradas de nível internacional, que serão supervisionadas pela Bethel Corporation, organização que supervisionou as infraestruturas nos tempos da implementação do programa do General Dwight Eisenhower, nos anos 50.
O Reino da Arabia Saudita, através da ARAMCO Corporation, disponibiliza 4 Bilhões de dólares para a reforma do Estado, a barragem de Saltinho que nos levara a independência energética, ao reequipamento e modernização, em particular, das Forcas Armadas, ao setor da educação e saúde, ao relançamento do setor privado nacional, o qual seria o maior empregador nacional, para onde passaria a maior parte dos efetivos da função publica atual excedentária, progressivamente, e ao desenvolvimento de infraestruturas diversas.
Visão Estratégica, Competência, Resultados!
  1. Na UEMOA e na CEDEAO, o nosso PIB/Per Capita coloca-nos na última fila da tabela.
  2. Não pagamos cotas na ONU, CEDEAO, UEMOA, UA, OMVG, e, por vezes, somos proibidos de apresentar discursos nesse fórum mundial. 
  3. A Força de Observação da ECOMIB já está entre nós a 6 anos e, não se vislumbra estabilização política e institucional no Pais.

  1. Corremos o risco de sermos considerados um Estado falhado sob todos os estandartes! 

  1. O General do Povo convida os Guineenses a uma reflexão sobre o futuro da Guiné-Bissau!

Bem hajam!