domingo, 29 de dezembro de 2013

“KUMBITU, IANDA BU TOMAL SON…”

Esta expressão em crioulo, contada e explicada pela geração que começou a luta no Pindjiguiti, contra os tugas, simboliza uma época de luta desinteresseira, pela independência da nossa pátria amada. 

Nela, o tio Kumbitu era intimidado pelos seus colegas estivadores de maldição caso aceitasse suborno dos tugas. Hoje, é o inverso que conta: o individualismo retrógrado! Agora está na moda quem não zelasse pela coisapública.

Oh meu martirizado povo, estejamos vigilantes. 
O PAIGC, considerado no exterior, como o maior partido, está a caminho de adiar pela sétima vez o seu VIII congresso, à semelhança do que se passou antes da realização do último congresso em Gabu. 

Fazendo minhas as palavras de Kumba Yala, entrevistado pelo Doka Internacional, diria que com a morte de Cabral o PAIGC se transformou num Banco de Fomento à Corrupção e ao Terrorismo

Pelo que devia ser ilegalizado na nossa terra e expulso da Internacional Socialismo, se é que a organização pretende ainda salvar a sua própria face a nível mundial.

Quantas vezes o PAIGC protelou o seu VII Congresso? Não podemos falar de tudo, mas houve um fato marcante que não podemos deixar que caia no esquecimento. Não foi fácil a realização do Congresso de Gabu. Estava já no poder, como Presidente da República, Nino Vieira. 

O Primeiro-ministro, Ndafa Cabi. 
Carlos Gomes Júnior tinha sido demitido e tentava a reeleição no VII Congresso. O maior problema era o financiamento do congresso. E havia dinheiro da droga que precisava de ser branqueado no BCAO. 

Carlos Gomes Júnior tinha um “amigo” que era Presidente desse banco, o Dr. Aguinaldo Embaló.  

Cadogo Jr pressionou tanto o “amigo” para que lhe permitisse a lavagem de dinheiro, mas sem êxito. O homem recusou entrar na jogada nojenta! Enquanto o senhor Aguinaldo não aceitava o Congresso era adiado. 

A situação foi-se arrastando até que chegou aquele sinistro dia em que a montanha se desabou. 

O Aguinaldo teria que ser assassinado para que o VII Congresso se realizasse. Ele e os “amigos” combinara passar fim-de-semana na praia de Varela, onde até tinham empreendimentos (casa). 

Foi num domingo, dia 22 de Março de 2008, Aguinaldo aparece morto na praia, há cerca de quatro quilómetros da zona da hospedagem. 

No sítio onde o corpo foi encontrado, a água não chegava aos joelhos. Não foi chamado a peritagem, nem a polícia para registar a ocorrência. 

Foi o seu “amigo” Carlos Gomes júnior que deu ordens para que o corpo fosse levado para Bissau. 
Transladaram o corpo, primeiro, numa canoa até a zona da hospedagem onde aguardava uma viatura capitaneada por Cadogo Jr que depois o levaria para a capital. 

O que é que aconteceu a seguir? No dia 26 de Junho seria possível realizar o Congresso de Gabú, onde Carlos Gomes Júnior ganha com 578 votos num universo de 1050 delegados.

Quem, desta vez, virará lenha para o caldeirão da bruxa?

Depois dizem que eu Doka sou louco.
O problema é que eu vou expóndo as coisas como devem ser e sem rodeios.
Ou será que esta cena nunca chegou de acontecer?
Perguntem ao PAIGC, se no caso eu DOKA estou errado.



Doka Internacional deseja FELIZ ANO NOVO a todos!   

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.