terça-feira, 5 de maio de 2015

A SEITA DE RUBANE
OITO MESES DE CULTO DE PERSONALIDADE


Quando um homem vive obcecado com a própria imagem, cedo ou tarde o mostro que há dentro dele se desenvolve e se manifesta.


O PAIGC viu a sua vitoria diluída na carência de protagonismo do seu Líder, sendo o governo a prova cabal desta nova realidade.


A impotência ante o poder constitucional do Presidente da República, deu azo a dois episódios sintomático da falácia do mangafulanu. Duas tentativas de ameaça à pessoa do primeiro magistrado da nação:

a) Por outro lado a necessidade de concorrer com bloggers, organizadores de eventos, promotores de pequenos negócios, entre outros, demonstrativos da ignorância pelos limites inferiores do âmbito das competências de um órgão de soberania, reforçam o diagnostico de um quadro patológico;

b) Uma elevada taxa de analfabetismo funcional aliada a ausência de sentido crítico, propiciaram a transformação dos antagonistas em inimigos do povo, da nação e do governo. O mais zeloso dos cidadãos é enxovalhado pelo sistema tão só como medida profilática a dissidências futuras, ou barreiras e obstáculos a presumíveis opositores.


Assim que a sociedade se distraiu em lhe manifestar reconhecimento, a ONU foi chamada a terreiro para ficar ciente dos vícios de que padece todo um povo.


Não temos mais um governo na Guiné-Bissau, ESTAMOS NA PRESENÇA DE UMA SEITA, com tudo o que define e caracteriza organizações desse cariz, o culto da personalidade do líder é o valor máximo e contra o qual ninguém ousa atentar, tal como nas ceitas, tudo o resto é exorcizado, diabolizado, condenado e expurgado.


Não nos esqueçamos contudo que as primeiras e maiores vítimas das ceitas, são geralmente os militantes das ideias peregrinas do líder, ideias equivalentes às que foram anunciadas nas profecias do mangafulanu, desenvolvimento de dois dígitos com base na biodiversidade, ship nos automóveis, retiro dos membros do governo em Rubane (o termo é sobejamente religioso). Não nos esqueçamos também que geralmente as seitas têm um fim trágico, com episódios de implosão. Tragédias anteriores mostraram que o esforço deve ser canalizado para a salvação dos membros fiéis, porque o líder, esse nunca se salva, o seu problema é a sua mente, o melhor que por ele se pode fazer é o isolamento, porque não poupará esforços em deitar mãos a novas comunidades de fiéis fracos de espírito, para recomeçar o seu culto.


GARANDIS BÔ LANTA, MUFUNESSA PERTO
FUTCERUS ESTANU NA MORANÇA,

PADIDAS BÔ TEM PACENÇA, BÔ LUNDJISINTI BÔ FIDJUS DI PECADURIS DI BOKA SABI, MA KU MAU SINTIDO.

GARANDIS, BÔ FALA BÔ MININUS KUMA MININÊÇA I INONCENTESSA, KA NINGUIN KOBA PRESIDENTE, ASSIM QUE MUFUNESSA TA KUNSA, PÉ PARA, PÉ TEN PACENSA.

É CEITA QUE TOMA TERRA I TA TRENADO NAN NA PORTUGAL, PA SIBI PAPIA SABI, SIBI NGABA, E SIBI KOBA TANBI.

MA PÉ PARA. GUINÉ MALGOSS, KA ALGUIN FIANÇA NA INTERNET O NA EUROATLANTIC, HOMIS SUMA CABRAL, SUMA NINO, SUMA ANSSUMANE MANE, SUMA PAULO CORREIA, SUMA KUMBA, SUMA MANGA DI UTROS, LI KE LUTA TOKE É NTERRADO (ku rispito di povo), KA NIN UM MININU NDJUTI É POVO, KA NINGUI FINÇA KUMA NA INTERNET, PABIA NA HORA DI BARDADI NINGUIN KA NA ODJAL DÉ

PABIA I TÉ UM DIA SON.... TUDO TA KABA.


TCHUBA  TCHUBI   LAGUA,   PLANATS   CORDAAAAAA
MON   DI    PINDJUGUITI    LANTAAAAAA
GUINÉ OOOO TCHON DI NHA GUINTIS OOOOO

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.