sábado, 5 de abril de 2014

HOMENAGEM AO DR. KOUMBA YALA
“LANTI NDAN NÃO MORRE, PORÉM, SE DEITA PARA DESCANSAR.”

Diz-se, jamais os seres humanos se conformarão ou se acostuma com a morte, pois, não foi criado para esse fim, apesar de antecipadamente, ter ciência desse seu fim, e de há muito tempo estar à lidar com ela (morte).
Faleceu Dr. KoumbaYalá, antigo presidente da República da Guiné-Bissau. Aliás, partiu para o destino posterior de vida de todos seres humano, apesar de um modo não muito comum, mas, deixou corações magoados dos familiares, amigos, etc…
Segundo testemunhou Dr. Martinho Cobdé Nhanca Ialá, sobrinho e médico pessoal do Ex-Presidente:

“Os ponteiros do meu relógio que estava afixado numa das paredes que contornam a minha sala de visita, indicavam zero horas e alguns minutos, foi quando inesperavelmente tocou o meu celular. 

Atendi, era Dr. Koumba, depois de tomar banho, ao chegar de uma longa viagem, depois de um comício no sul de pais, com o candidato independente à eleições presidencial, à que apoia, Eng°. Nuno Gomes Nabiam. 

Me anunciou que sabia que vai morrer, por isso, queria morrer na minha casa, sendo filho mais velho, assim poderei cuidar dos mais novos. 

Entretanto, respondi que estarei lhe esperando em casa.
Minutos depois, senti alguém na porta, não hesitei, deduzi logo que era Dr. Koumba. 

Abri a porta. Entrou, e lhe perguntei, mas o que está havendo, por me fez anuncio da sua morte?
Respondeu me
“nada, chegou a minha vez, vou atender ao chamado do SENHOR, portanto, vou lhe recomendar sobre como pretendo que tratem o meu corpo e como devem me render as últimas homenagens.”

Pediu que realizemos as cerimônias fúnebres após o anuncio dos resultados finais das eleições gerais, para não paralisar o pais, nem por um segundo, e interromper o processo de eleição geral, já em curso, pois, Eng.° Nuno Gomes Nabiam será o grande vencedor da mesma.

E, ironicamente, lhe perguntei se o Eng°. Nuno vier a sair derrotado?
Respondeu que o Eng.° Nuno vai ganhar para Guiné-Bissau, assim como qualquer outro candidato, pelo que, nenhum guineense sairá derrotado com esse processo eleitoral. Portanto Nuno nunca será derrotado.

Também, me solicitou que depois de dar o banho no seu cadáver para sepultura, primeiramente quer que lhe coloque o seu Barrete Vermelho, pois já sou homem grande.

Respondendo me, após lhe perguntar onde prefere que seja a sua última morada (na sua casa, aldeia, etc.…), disse que preferiu ser sepultado na sua aldeia natal, Bicon, na cidade de Bula, região de Cacheu. Ainda me salientou que se alguém viesse a sugerir outro lugar, sob pretexto que ele foi presidente da República da Guiné-Bissau, podemos deixar.
Depois de termos essa conversa, menos de cinco minutos morreu.”

Contudo, foste cedo e muito repentino, sem se despedir, deixando saudades e perdas incomensuráveis ao seu povo e à sua pátria.
As memorias da fase da minha infância, que ainda são vivas na minha mente, lembro dessa figura de pequena porte, simples, conhecida e respeitada como grande líder ousado, que ambulava no Bairro de Míssira, concretamente em Nghala. Ora na sede, ora na feira do meu tio Cundoc, ora no campo de Cundoc, ora no beco de Sucnandaké, ao lado da nossa casa, ora no campo de bairro d’ajuda, e enfim.
Foi grande estadista, ativista e combatente da democracia guineense, do seu jeito humilde, simples e frontal. Com muita coragem e abnegação pelas causas nacionais, lutou incansavelmente contra qualquer tipo de jugo e exploração contra o seu povo e sagrados valores da democracia, que lhe fez destacar de forma impar como lendário político populista e combatente da liberdade e democracia na Guiné-Bissau.
Hoje apartou-se das nossas vistas e das nossas convivências, porém, permanecerá indelevelmente nas nossas memorias, assim como, as suas marcas emblemáticas e incontornáveis de humildade, simpatia e alto espirito de patriotismo.
                                                                                                                   
Dr. KoumbaYalá, Cobdé Nhanca, obrigado por tudo que fez em prol do desenvolvimento da nossa querida e amada pátria, Guiné-Bissau.
Pêsames à toda família enlutada.

"Lantindan wotmalod, a maringui a iab. Lantindan(Koumba) iab a fiabninnghala" – (no dialeto balanta significa, o homem adulto não morre, porém, se descansa. Koumba descanse na paz de DEUS.)

Florianópolis, 04/04/2014

“Un dia no kabas na sabi, nona kumetoku no limbimon”

Velho Nael

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.