segunda-feira, 14 de abril de 2014

Eleições e Preocupações

Um grande abraço para ti Doka.
Quero manifestar-te toda a minha satisfação, e digo graças ao nosso Senhor que te deu forças para atravessar esse terreno longo e lamacento ao encontro de muitas verdades. 
Sinto-me feliz por ti pelo facto de teres encontrado a harmonia e paz internas, ao ponto de perdoar a esses deshumanos, carrascos e criminosos do”paigc” que tanto maltrataram o nosso querido povo. Que Deus te abençoe a ti e a tua família.

Em tempos, foi publicado neste blog uma mensagem minha intitulado “Opinião de um simples guineense” onde, como diz o título, fiz uma análise e exprimí a minha opinião em relação ao caso de 12 de Abril.

E hoje gostaria de, mais uma vez exprimir o meu ponto de vista em relação às eleições gerais na Guiné-Bissau e a participação do “paigc”.

Antes de mais, devo confessar que sinto muita pena e grande preocupação,pelo facto de uma grande maioria da nossa população ainda não está suficientemente  preparada para uma votação com consciencia política.

Digo sinceramente que, um dos aspectos que compartilho com o ex-Presidente da República Dr. Kumba Yalá – que a sua alma descansa em paz - (numa intrevista com o Doka) é que o “PAICG” deve ser banido do cenário político nacional, apesar da sua história.  

Eu diria mesmo que, pela verdade dos factos, o “paigc”é não só o partido libertador, mas também,o partido traidor. Traiu a sí mesmo e ao povo da Guiné-Bissau, pois depois da libertação nunca mais conseguiu cumprir a mínima parte do seu “Programa Maior”, o que realmente justificaria a razão da sua continuidade e existência, pois trata-se de um compromisso assinado com o povo guineense. 

Dos cerca de 40 anos da nossa independêcia o “paigc”governou o nosso país cerca de 36 (anos). E qual é o resultado? Excusado seria falar da situação actual do nosso país ou mesmo antes de 12 de Abril.Contudo, o “paicg” só pode ser banido, ou pelo menos relegado ao segundo ou ao terceiro planos (o que contribuiria para um eventual desaparecimento posterior), se o nosso povo fosse bem esclarecido, podendo desta forma votar livremente e com alta consciência política.
Para mim, o PAIGC não está e nem reúne condições para governar o nosso país, pelas seguintes razões:
1.       Ser um Partido extremamente fragilizado por falta da coesão interna. Falta de consenso. Um partido profundamente dividido, não só por diferenças em convicções políticas, mas também pela etnicidade e religiosidade, factos potencialmente muito perigosos. Um partido explosivo não deve governar nenhun país.
2.       Candidatos com condutas bastante duvidosas:
·         Domingos Simões Pereira  - Prestes a servir Angola e Portugal. O que muita gente não sabe, é que este senhor foi posto no cargo de Secretário Executivo do CPLP por um tal José Eduardo dos Santos,actual presidente de Angola. Domingos Simões é tratado com um filho de 2ª linha pelo presidente de Portugal, e é um grande colaborador do ex-Primeiro Ministro Carlos Domingos Gomes Junior (CaDoGo) que lhe tratava como um querido irmâozinho.  Basta escutar a declaração dele em relação ao regresso de Cadogo junior à Guiné-Bissau, logo após a sua eleição ao cargo do Presidente do “PAIGC”.

·         José Mário Vaz (JoMaV). Ele e o Cadogo junior foram, ao mesmo tempo, as duas testas de ferro de Nino Vieira. Entre os quais conhece-se a história do edificio (mandado construir durante o regime do carrasco e criminoso Luis Cabral) “Na Mtchit” em Bissau; o caso da antiga “Casa Escada” e mais edifícios em Bissau, que custou alguns milhões de euros, alguns negócios no Senegal, etc, etc...  Actualmente este Sr. tem um processo pendente, instaurado pelo Ministério Públicoda Guiné-Bissau, refente à sua colaboração mafiosa com o Cadogo Junior no desvio de 12.5 milhões de dólares norte americanas “oferecidas” ao nosso país pela República Popular de Angola. Consta mesmo que o JoMaV e o CaDoGo utilizavam fundos provinientes do Banco Mundial e do FMI, primeiramente no desenvolvimento dos seus negócios privados em detremento do do páis, o que explicava a falta de cumprimmento a tempo e horas dos programas estabelicidos e acordados com as supracitadas instituições finsanceiras.

·         Por ser um Partido Criminoso:
Tantas execuções sumárias sem julgamentos, execuções políticas, prisões arbritrárias, roubos,  intrigas e espancamentos desde o início da nossa independência. Falta de respeito pelos princípios e leis que geram um país. Má gerência.Um partido sujo e porco, cujos militantes (pelo memos muitos deles)são  capazes de enterrar animais e bebés vivos nas suas cerimónias obscuras, caracterizadas essencialmente por uma ignorância incomensurável, acreditando que estes actos criminos os levariam a manterem-se no poder eternamente.
·         Por ser o primeiro responsável, inventor e propagador de tanta corrupção eimpunidade na Guiné-Bissau.   Como consequência, cristalizou-se uma mentalidade estranha e nociva ao nosso povo.
E finalmente o “paigc”constitui sempreo maior obstáculo ao desenvolvimento da  democracia na Guiné-Bissau,por ser o maior oponente da justiçae segurança dos cidadãos... enfim da liberdade.O maior paradoxo é que isto agora acontece no seio do próprio “paigc”, pelo capricho do destino.

3- Por uma questão de moral, justica, e boa democracia, o “paigc” não serve.Este partido tem a necessidade de se renovar profundamente. Os pioneiros de ontem e de boa vontade, se houver, devem liberta-se dos ensinamentos e da conduta dos seus tutores mais velhos.

Actualmente o “paigc”é constituido por três grupos bem distintos:
1-      Um punhado de velhotes, antigos combatentes já ultrapassados pelo tempo.
2-      Um bando de jovens “intelectuais” ávidos do poder.
3-      E uma grande maioria constituida por ignorantes que se deixam levar
ao sabor das mais diversas  tendências.

Por todos estes motivos, manifesto aquí a minha grande preocupação em relação a estas  eleições, uma vez que no nosso país tudo é possível. Existem muitos larápios e oportunistas e mesmo partidos que apesar de estarem conscientes  que não têm nenhumas chances de ganharem o que quer que seja, mesmo assim pretendem ser candidatos tanto nas legislativas como nas presidenciais, com o únicoobjectivo e esperança de amanhã poderem negociar com maiores partidos ou candidatos presidenciais mais fortes a fim de tirarem um certo proveito pessoal num processo que envolve tante gente.

·         Será que estas eleições resolverão o problema do nosso país?
·         Será que o nosso problema de fundo não é outro?
·         Será que o nosso país não merece uma solução eficaz dos seus problemas?

Nós devemos identificar claramente os nossos problemas (o “paigc”é certamente um deles), e só indo às raízes dos mesmos é que poderemos afirmar que estamos empenhados, e num bom caminho na procura de soluções duradoiras.
Acreditem ou não – superstição à parte, o paigc é um partido amaldiçoado. Não só  pelas “pragas”dos grandes “Muros” bem como dos “Irãs” de grande renome, devido a tanto mal que praticaram, provocando uma proliferação detantos e tantos espíritos descontentes e sem descanso, por tantas famílias cruelmente atingidas e marcadas para sempre.
Por isso já disse e ainda digo que, por enquanto o “paigc”se mantiver no poder  na Guiné-Bissau, o nosso querido país manterá à deriva.

Para terminar, queria apenas salientar que é absolutamente necessário uma profunda renovação no seio de todos os partidos do nosso país, no sentido de favorecerem a uma importante mudança de atitude e de mentalidade em relação à governação!

Espero que o povo guineense se exprima com serenidade e sensatez.

Muito Obrigado,

Ossorolo Kapalo Cá


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.