segunda-feira, 23 de setembro de 2013

PROCLAMAÇÃO DA INDEPENDÊNCIA DA GUINÉ-BISSAU E CABO-VERDE.

Camaradas irmãos, militantes do nosso Partido (PAIGC), amigos unidos de longa data, cada um de nós nasceu para este Partido no seu dia destinado, outros nascerão e sempre, com esta consciência de pertencermos o mesmo Partido. Somos todos iguais como militantes, mas com certeza diferentes na maneira de pensar e de estar na politica, concernente ao mesmo Partido, importa que sejamos unidos pela mesma causa de sempre, uma justa causa, para as vitória do Partido junto do Povo, para uma Guiné-Bissau unida, debaixo da mesma bandeira, servindo o País da melhor maneira.

Esta é a nossa preocupação de momento prioritário, manter o PAIGC firme, manter os ideais como na primeira hora, o Partido de Amílcar Cabral, da unidade, do respeito mutuo, das vitórias e de progressos, desde os anos sessenta aos nossos dias.
O nosso Partido teve altos e baixos, continuará a ter obstáculos na sua vida politica, como qualquer outro Partido, mas nunca baixaremos os braços, vamos lutar para um mundo melhor, conseguir vitórias até tirarmos o nosso Povo da situação difícil em que se encontra, vamos continuar camaradas, evitar os erros cometidos no passado, mudar o que estiver mal, foi isso que prometemos ao Povo, levar o País ao progresso, esta vitória será garantida num futuro próximo, vamos ganhar e vencer nas próximas lutas politicas e partidárias, para o bem de todos nós guineenses.

João Bernardo Vieira (Nino), que não está entre nós, mas continua vivo em nós ( http://pt.wikipedia.org/wiki/João_Bernardo_Vieira ), o Comandante de comandantes, do PAIGC, desta sua voz ouvimos a proclamação da independência da Guiné-Bissau e Cabo Verde em 1973 no território nacional, nas zonas libertadas, deste politico e militar carismático, com contribuições histórica inigualável no campo politico e militar, sem menosprezar os demais combatentes e revolucionários, que deram a sua contribuição na luta libertação nacional, que culminou na vitória do PAIGC contra o regime colonial português.
Kabi, o guerrilheiro lendário da libertação da Guiné-Bissau e Cabo-Verde, como ele, hoje muitos destes revolucionários não estão entre nós, somente continuam nos nossos corações, onde suas memórias nunca serão esquecidas, camaradas da luta que partiram deste mundo, cada um, depois de ter dado a sua contribuição como pode, e com a própria vida, independentemente de nomes, foram todos iguais em defesa da causa, Guiné-Bissau, são com certeza imortais. 

Sempre com o mesmo principio de militância camaradas, o de servir a revolução de Amílcar Cabral até ao fim, nunca deixaremos de pertencer ao PAIGC, este Partido que representa o Povo unido da Guiné-Bissau e em maioria até hoje, há mais de cinquenta anos a esta data, meio século a servir (mal ou bem) o Povo Guineense, um facto histórico e inigualável na politica nacional.

Eu Nazaré de Pina Vieira, sou militante do PAIGC, serei sempre lutadora com os mesmos princípios que nortearam o nosso Partido. Hoje estou longe por motivos que todos sabeis, motivos esses que travaram um dinamismo familiar e profissional demonstrado em tempos no nosso País, que espero continuar a concretizar se Deus quiser. Neste momento encontro-me muito longe, mas fiel ao meu País e ao Partido, acompanhando como posso, sempre disponível para servir o meu Povo, como sempre fiz, reunindo condições materiais e parcerias no estrangeiro, para ajudar o nosso País, tanto no âmbito social, como empresarial, dentro das minhas possibilidades, fazendo o que posso, e tenho feito de tudo um pouco para o nosso País.

Por esta altura, mais um ano que quero partilhar com todos os compatriotas, aqui deixo uma foto histórica do verdadeiro momento que nos orgulha a todos, o içar da bandeira do PAIGC, com o Comandante NINO VIEIRA na proclamação da independência da Guiné-Bissau e Cabo-Verde. Este dia feliz, que se Deus quiser triunfará para sempre e como orgulho nacional, para todos os Guineenses e Cabo-Verde, hoje e sempre com o PAIGC de Amílcar Cabral.

Viva a Guiné-Bissau, viva a luta de libertação nacional, viva os combatentes da liberdade da Pátria de Amílcar Cabral, viva a unidade, luta e progresso do País. 

Obrigada. 
Nazaré de Pina Vieira.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.