domingo, 15 de setembro de 2013

ANGOLA: MÃE PROMETE VIRAR REVOLUCIONÁRIA

Segundo noticiou o site club-k, agentes da Polícia Nacional detiveram na tarde ontem quinta-feira, dia 12 de Setembro, no município de Viana, em Luanda, o ativista Manuel Civonda Baptista Nito Alves, de 17 anos de idade, por alegada difamação ao Presidente da República, José Eduardo dos Santos.

Recorda-se que o Governo angolano tem orientado o fórum de auscultação social da juventude que se enquadra no programa “Dialogo juvenil”, com o objetivo de promover a integração e participação ativa dos jovens nos processos de transformação política, social, económica e cultural do país, sob orientação do Presidente José Eduardo dos Santos, na sequência do fato de este, em Junho passado na televisão SIC Notícias, ter apodado os jovens que o tem contestado como “um grupo de cerca de 300 frustrados”:  “São jovens com certas frustrações, que não tiveram sucesso durante a sua vida escolar ou académica e não conseguiram uma boa inserção no mundo do emprego”.

O Fórum Nacional da Juventude teve inicio hoje, dia 13 de Setembro, sob o lema “Juventude-Dialogo para Desenvolver” , contando com a participação de três mil participantes oriundos de 18 províncias do país. Já há uma manifestação agendada para o dia 19 deste mês. Mas, podemos dizer que o evento ficou ensombrado pela detenção do jovem ativista, Manuel Civonda Baptista Nito Alves, de 17 anos de idade.  

A mãe do miúdo, Adália Chivongue, de 40 anos, já disse: “o meu filho não cometeu crime nenhum, nem um bocado”. E aindo foi muito mais claro ao referir que “O problema, nesse país, é que quem fala a verdade é preso ou morto. Então o presidente manda prender o meu filho por causa de camisolas? É por isso que lhe podem matar?” Recordado talvez o “caso Camulingue e Cassule”, mamã Adália, afiançou:  “Se acontecer alguma coisa ao meu filho, eu serei revolucionária”.


Abraços do Doka Internacional

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.