domingo, 8 de março de 2020

PM, Nuno pui curpo riso!

Por: mago yanick aerton 

Sim senhor!
Sim senhor!
Sim Senhor! 

Ah i sim, discurso di padre, imam ou di pastor?

Lá está o Nuno também com o discurso do José Mário Vaz. Será que essas duas respeitáveis individualidades não estão a confundir a política com a religião? 

Lá está o Primeiro-ministro, Engª. Nuno Gomes Nabian, com aquele discurso do Dr. José Mário Vaz, como:

No cana persegui ninguim.
No cana suta ninguim
No cana faci és.
No cana faci kila ou kil utur.

Quer dizer que aqueles que cometeram o maior saque ao tesouro público ficarão impunes, porque se forem chamados à justiça será considerado perseguição?

Será que é para isso que se candidataram e o povo vos deu o seu voto? Não é para extirparem da sociedade aquilo que a tornou irreconhecível nos últimos anos - a ausência da ordem e da disciplina?

Nuno, bai sedu padre bo, suma cu Jomav sedu padre te dia ki sai pá janela, pabia cu manducu na mon i dixa catchur ladral durante cinco anu nin mancara ca quebra. Ah i és tipo de governação cu nhu na bin cu el?
 Di bata fala findi ***** tem (bo disculpan), calabus, ca tem, djunda oredja ca tem, etc., etc.. És ndongos gora kinguiditi dja deh.

O que devem saber, e sabem-no muito bem, é de que são muitos milhares de mulheres e homens que tudo deram para que essa mudança fosse uma realidade, de forma democrática e através das urnas.

É por causa dessa atitude de “padrindade” que tanto o DSP como o Aristides Gomes ainda se dão ao luxo de estar a disparar por todos os lados contra as novas autoridades, perante a indiferença total daqueles que deveriam pôr um stop nisso.

O Aristides Gomes ainda se considera o Primeiro-ministro legítimo, porque os agentes que foram a sua residência, aliás, a residência do bem respeitado o quadro do PAIGC, o falecido Marcelino Lima, falharam na sua missão. E ainda tem a coragem de escrever uma carta ao Chefe do Estado-Maior das Forcas Armadas a dar-lhe ordem para que este mande desocupar o Palácio da Republica, o Palácio do Governo e instalar o autoproclamado Presidente Interino até que o STJ se pronuncie, num processo que já está concluído, e que não será de forma alguma posto em causa pela missão da CEDEAO que chega ao país na segunda-feira.

O Aristides Gomes convoca ainda o CEMGFA para um encontro em casa do autoproclamado Presidente Interino, Cipriano Cassama, amanhã, dia 8 de Março de 2020, ao meio-dia.

Sinceramente, eu não pensava que assim é que estes homens em quem apostámos iriam iniciar esta nova era, a era da mudança e do renascer da esperança. 

Eu já teria dito: defunto i pá cabanta. No primeiro dia em que os agentes foram a residência do falecido Marcelino Lima, invadida pelo ex-PM Aristides Gomes, o que ali encontraram foi um “defunto”, i suma e dixal i bida goci casissa cu na pera se morto, Ina fent fenti. 

Afinal, estamos perante homens da igreja ou políticos? Se de verdadeiros políticos se tratassem, deveriam sem hesitação tomar as decisões que se impõem à conjuntura em que vivemos, para dar a garantia ao povo em como isto nunca mais será como dantes, pondo o Aristides no respectivo lugar. 

Foram eleitos para resgatarem aqueles valores que outrora fizeram da GB um pais respeitado no concerto das nações, e, por amor do Altíssimo, cumpram com o vosso!

Criol cuma na um capoeira son um galo cuta canta. O PM Nuno diz uma coisa, o Aristides diz outra, suma dus cumbossa, como se tivéssemos dois primeiros-ministros. Kila ica lebsimenti? Pa Nhu Cípris lantanda son cabeça i fala cuma i presidente Interino, sica ta mopidu boca. 
Sisssssssssssssssss!
Nuno, és Cusa no cansa nan parel, badi sol, sereno, miskito, sucuru, fome, falensa, coba mal tudo coldade manera, etc.. No ca misti odja no sacrifício bai suma mon disal na iagu, pabia di lenbsimenti cu Bilakoros misti ticinu.

Basta di brincadeiras! És djintis kil linguagem son ke cunsi. No bam cu Elis.

PM, desculpa, cu tudo rispito, ma bu tinha cu contadu bardadi. Ninguin ca fala pá bu cometi arbitrariedades ou abusos, ma impõe rispito bu pui fim a és semblante de bicefalismo na país, pabia i tem son um PR i um PM. Ou icuma?
Mbarsa bos tudo cu espírito di Guinendadi!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.