sábado, 14 de março de 2020

DIVIDIR PARA MELHORA REINAR, A VELHA ESTRATÉGIA.
Por: mago yanick aerton

Segundo o candidato derrotado nas últimas eleições presidenciais, Engª. Domingos Simões Pereira, líder do grande partido histórico, o PAIGC:
“OS FULAS QUEREM CONSTRUIR UM IMPERIO FULA”.

1. De início, quando escutei a entrevista na Rádio Vaticano, não dei muita importância ao conteúdo, mas passado algum tempo e depois de reflectir um pouco sobre os efeitos negativos que essa entrevista pode causar na mente de muita gente, sobretudo os menos atentos, entendi que devia pronunciar algumas palavras. Não para desmentir ou falar mal do Engª. Domingos Simões Pereira, que considero um homem de bem, com ambições políticas próprias de político que aspira ascender ao poder político, mas sim alertar sobre os perigos que entrevistas desta natureza podem trazer na nossa sociedade, onde os fenómenos invocados pelo DSP nunca existiram e jamais existirão, enquanto vivermos na pátria de um dos maiores líderes do Séc. XX, Amílcar Lopes Cabral.

2. Se há um candidato que beneficiou nesta  eleições da simpatia dos Fulas é o Engª. Domingos Simões Pereira, que tanto na primeira quanto na segunda somou mais de 40 mil votos na região leste do pais, habitada maioritariamente pelos Fulas.

3. O candidato derrotado, Engª. Domingos Simões Pereira, beneficiou do apoio dos lideres Fulas mais do que qualquer outro candidato, incluindo o General Presidente USE, cuja mãe não é Fula, mas sim uma Malinke ou Mandinga, etnia cujos impérios no passado foram dos mais brilhantes na história do continente negro, Kankan Mansa Moussa, Soundiata Keita, etc. etc.. O candidato derrotado foi apoiado pelos mais influentes lideres políticos Fulas, Mamadu Iaiá Djalo, Idriça Djalo, Ibraima Sori Djalo, Umaru Djau,baciro dja, e tantos outros, com menos expressão politica. 

4. Os Fulas que apoiaram o General Presidente USE, nestas eleições, os mais destacados foram apenas dois, o Ibraima Djalo (Obama), na segunda volta, e o Mustafá Seide Bari, desde a primeira volta. E quem mais? Não sei se haverá outro nome que me tenha escapado. 

5. Os Fulas nunca foram e jamais serão tribalistas, por uma razão muito simples, para quem conhece a história deste grande povo. Se o fossem teriam construído o tal império de que fala o Engª. Domingos simões pereira porque tinha os factores que poderiam ter concorrido para que isso acontecesse, os factores económicos, intelectuais e democráticos. 

Qual é o intelectual ou estudioso que não se lembra de eminentes sábios e imperadores, reis ou Almamys, como Dan Fodio, Cheick Omar Futiyou Tall, Mussa Molo, Alfa Iaiá, Muhammadu Bamba, mais conhecido por Serigne Touba, El Hadj Malick Sy, etc. etc., as grandes famílias de Dalen, Cula, no Fula Djalon, etc., etc. 

6. Será que não é tempo de travarmos o nosso bem querido irmão Engª. Domingos Simões Pereira, que não se considera pertencer a nenhuma comunidade étnico-tribal, que se considera mais Creolo do que os próprios Creolos ou Acreolados, como os que temos em Bissauzinho, uns aculturados que se julgam eternos eleitos para a assunção de altos cargos no Estado, para a existência do qual todos, independentemente das pertenças religiosas, geográficas, étnicas e da cor de pele, na unidade, construíram, a custo do seu suor, sangue e lagrimas?

DSp,esta completamente aparvalhado guine Bissau nunca teve um politico tão amador assim!

7. Será que só pelo facto de perder estas eleições, que não são últimas na história deste povo, o nosso irmão, Engª. Domingos Simões Pereia vai cair na frustração? Onde estão os nossos psicólogos? 

Bo tempacensa, bo lanta antes di bin sedu tarde pabia nona curi risco di odja no ermon frustra cu problemas mentais, icana tarda, cusa cu nin pá no indimigo noca disdja, cu fadi parel. Pa Deus libral!

8. No meio religioso e tradicional Fula, o Engª. Domingos Simões Pereira foi aquele que mais apoios obteve do que os restantes candidatos, e sei do que falo, porque estou bem situado para falar disso. Âmi i fidju nan, âmi i neto, alem disso npercorri tudo país na és campanha, ncontacta homis garandes, Nhá papes, Nhá donas, Nhá ermons garandes.

9. O PAIGC, para além da indignação para a qual o Engª. Domingos Simões Pereira convidou os dirigentes, militantes e simpatizantes, deve concentrar-se na reorganização da suas bases com vista aos próximos embates, e convencer o seu líder para parar essas infrutíferas investidas com o único propósito de denigrir a imagem do país que o viu nascer. O Engª. Domingos Simões Pereira, que até por sinal ainda não deu nenhuma prova concreta do que é capaz, além de retóricas, é um quadro que pode ser útil a Guiné-Bissau. 

Por isso, com toda a sinceridade, o apelo que aqui lanço, é no sentido de lhe dizer para regressar e preparar um congresso onde irá fazer o balanço da sua liderança falhada e devolver o partido aos seus donos, porque felizmente ainda temos uns heróis vivos, como é o caso Camarada Carlos Correia, um exemplo de integridade.

Viva a Unidade entre os filhos da Guiné-Bissau!

Abaixa a política da divisão para melhor reinar!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.