domingo, 22 de março de 2020

"Na Guiné Bissau  brinca-se com coisas sérias”

Á boa maneira Africana há coisas que não nos afectam nem nos atingem.

E eis que chegou o CORONA VÍRUS para nos mostrar e provar que não há branco, preto, rico, pobre,  chinês, enfim, chegou para TODOS , legitimos ou ilegítimos, auto-proclamado ou proclamado. 

E isto vale também para os tais organismos internacionais que com muito espanto tomámos conhecimento não participam nas reuniões,  do comité do covid, porque não reconhecem este governo. 

Afinal onde está o lado humanitário desta CAMBADA INTERNACIONAL que só se serve do status, ou esta cá em missão para o POVO da Guiné ou em missão para os amigos Guineenses?

Entretanto fecharam se fronteiras, restaurantes, bares, feiras, mercados, igrejas, proibiram se cultos
para quê? Com que finalidade?

Afinal continua se a facilitar o nosso modo/hábitos de vida . 

Era bom que começassem a impor regras mais duras, disciplina e objectividade nas medidas que podem minimizar os estragos da população da Guiné-Bissau.

Continuar a deixar circular os tokatoka super lotados, sem limites, táxis, aglomerados de pessoas no mercado de BANDIN, embora fechado, matadouros ao ar livre, convívios nos bairros nos fins de tarde, comes e bebes, como se fosse tudo normalíssimo e nada tivesse mudado, já que ao exporem-se ao risco não se importam nem respeitam os outros.

 Se a consciência da maioria não atinge a gravidade da situação, então por favor os responsáveis deste país, Governo e Presidência, que imponham a ordem e a LEI cientes das suas responsabilidades para com o POVO GUINEENSE.

Não nos podemos esquecer que aqui ao lado todos os países vizinhos já têm  casos de COVID 19, sabemos que as fronteiras foram fechadas mas também sabemos que os caminhos de cabra existem e por lá tem passado muita gente, portadora ou não do vírus.

As desobediências no vizinho Senegal, as eleições na Guiné Conacri ... enfim há muita coisa a controlar.

Tudo bem, não devemos entrar em pânico e a vida deve continuar mas com consciência e responsabilidade.

Ou será que as autoridades competentes nos garantem todos os meios necessários para o eficaz controle e posterior combate  desta calamidade?

Pelo que vemos no resto do mundo mais apetrechado não tem sido fácil por isso é melhor não facilitar, GENERAL, ISTO TEM QUE SER COMO NOS QUARTÉIS,  DISCIPLINA, RESPEITO ESCRUPULOSO DAS REGRAS E    N U N C A, NUNCA, FACILITA.

Deus nos proteja a TODOS

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.