sábado, 14 de março de 2020

CONVITE ÀS BOAS PRÁTICAS NA GOVERNAÇÃO.
Por: mago yanick aerton 

Este é o governo que as más-línguas chamam pejorativamente de “tchapa tchapa”, por ser constituído por elementos de partidos diferentes, e neste caso, do MADEM G15, PRS e APU. 

Seja qual for a designação, o importante é que este governo não defraude as expectativas dos Guineenses, não só dos mais de 50% que votaram no General Presidente USE, que deixou de ter cor partidária a partir do momento em que assumiu a mais alta magistratura da Nação, mas também daqueles mais de 40% que votaram no candidato derrotado, Engª. Domingo s Simões Pereira, candidato apoiado pelo PAIGC, do qual é o líder máximo. 

O que se espera deste governo, em termos de performance, está num patamar muito alto, pelo que se chama a atenção dos quadros que o integram de que independentemente das formações politica a que pertencem, devem fidelidade ao Primeiro-ministro Engª, nuno gomes nabian, a quem prestam contas e não às suas formações políticas. 

Assistimos no passado a situações de insubordinação e até de desafio de certos ministros em relação ao Primeiro-ministro, pelo facto de não terem sido escolhidos por este. Mas neste novo contexto, quem assim pensa está redondamente engando porque este governo foi fruto dos sacrifícios de centenas de milhares de mulheres e homens Guineenses. Por isso, nada di ialsa ombra, nada di bazofaria, nada di arrogância, pabia lugares cu bo ocupa ica através di concurso, si el ba, manga di bos cana tchiga ba nin na entrada cu fadi pá ocupa kil lugar. 

O povo quer ver membros de governo humildes, disponíveis, profundamente comprometidos com os desígnios do seu povo, servidores e não que se servem do Estado, capazes de sacrificar os seus interesses a favor de interesses nacionais. 

Os membros do governo devem seguir os exemplos do Primeiro-ministro e do General Presidente, que juraram governar o país de forma diferente, “gouverner autrement”, como dizem os Franceses, porque o povo optou pela mudança e não pela manutenção do status quo vigente até a entrada em funções deste governo, liderado pelo Engª. Nuno Gomes Nabian.

O povo está atento e não poupará esforços em acompanhar de perto as actuações de cada membro do governo e denunciar todos aqueles que resistem a mudança, quanto ao modus faciendi. Tolerância zero à corrupção e ao laisser-passer, laisser-faire. Aquele que pensa que esta é a oportunidade de roubar para construir mansões no pais e comprar luxuosos apartamentos no estrangeiro, como tem acontecido no passado recente, que tirem o seu cavalinho da chuva, porque os radares estão virados para a vossa direcção e prontos a transmitir aos órgãos competentes as actuações fraudulentas e lesivas ao interesse colectivo, para a tomada de medidas draconianas que a situação impõe.

Temos fé neste Governo inter-relacional, repleto de competências e de experiência, e estamos convencidos a partida de não se deixarão cair na tentação de práticas que não vão ao encontro das expectativas do povo.

Como sabem eu yanick aerton só quero o melhor para o pais, Este artigo não deve ser considerado, de forma alguma, um ataque, mas sim um convite às boas práticas, para que no final, os membros deste governo sejam reconhecidos pela sua dedicação à causa nacional, com total devoção e esprito patriótico.

Votos de muita sorte!
Deus vos abençoe! 
Deus abençoe a Guiné-Bissau!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.