sábado, 19 de maio de 2018


“ Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida…, pois a morte encerra o destino da alma “

Sendo que a morte encerra o destino da alma, porque razão os políticos guineenses dão mais importância aos mortos do que aos vivos???  Será porque enquanto vivos, não passavam de “ratadju”?

Contemplando e admirando aos mortos, apenas nos permite estar aonde estamos hoje- na perdição…, porque o espirito da pessoa, agora apenas pertence a Deus e só Deus sabe o que com ele fazer e dar seguimento ao seu destino no mundo espiritual.

Tenhamos medo dos que estão vivos SE NÃO TEMERMOS A DEUS, e não dos mortos…, pelos mortos devemos recorda-los, respeita-los e leva-los nos nossos corações como um ente querido que amamos e nos custou a perder…, e não usa-los para os nossos objetivos próprios e politicos com o fim  de humilharmos e desrespeitarmos aos vivos.

O que se passa neste país e na maioria dos nossos políticos é algo aterrorizante e horrível.  Mas no entanto, quem quer e deseja o Poder…, tem que ser cego, surdo e mudo…, procurar e saber reconhecer atribuindo ao a quem pelo seu trabalho, pelo seu esforço e pelo seu mérito e não basear- se em promessas e no diz que diz.   

A única coisa que até hoje não permitiu que chegássemos ao ponto de RWANDA ou de Somalia, é devido a humildade e a bondade deste povo, por não ser rancoroso e vingativo.   Porque se entrarmos no campo da justiça, existem coisas que vemos que em Rwanda poderiam ser decapitados e esfolados vivos…, se penetramos no campo politico, podemos ver e assistir a pouca vergonha que vai no nosso governo e no nosso estado, mas quando vamos no campo pessoal, aí podemos ver e dar de conta de algo extremamente perigoso: A JUSTIÇA COM AS PROPRIAS MÃOS.

Muitos de nós fomos vitimas do estado, de juízes, de delegados de ministério publico, inclusive deste ou daquele que devido a sua posição no governo, diz:  Nó fassil sin…, nó manda prindil…, nó manda matal, kila i um gajo qualquer, ka BU KUDI si chamadas, NÓ BATA GERIL SÓN…, etc.

Cuidado, cuidado, isso é perigoso. Existe um provérbio chinês que diz o seguinte:“ Lá porque o seu esta nublado…, não significa que as estrelas ali não estejam…., elas continuam ali e no mesmo lugar “.  

Entretanto medir a profundidade de um rio com o seu próprio pé, pode- se tornar perigosíssimo.

Numa luta conjunta, num processo politico com que nos deparamos e juntos enfrentamos vários riscos e até de vida ao longo destes 3 anos, vimos o esforço de cada qual, arriscamos as nossas vidas, abandonamos aqueles que mais amamos e precisavam de mim/ nós…., faltamos aos nossos deveres como homens de casa, como pais e companheiro….., como é que foi possível que ao chegarmos na reta final vermos aqueles que nunca tiveram uma participação direta ou indireta…,, muitos deles “ nborca bá “ contra nó na fuguia bá na linha da frente…, outros estavam empoleirados no muro apenas observando, tipo neutros porque não sabia aonde ou de que lado seria a vitória…, alguns abri bá espargata, mordendo e assoprando nos dois lados e virem a ser essas mesmas pessoas a usufruir e fazer proveito de tudo.

Eu Doka Internacional pergunto o seguinte:

Quais os critérios ou baseado em que critérios é que Jomav atribuiu viaturas aos filhos de pessoas já mortas e enterradas enquanto que eu Doka Internacional estou vivo e a minha mãe Alima Ferrage não foi reconhecida devido ao meu trabalho e ainda assim o nome dela foi cortada como futura membro do governo de Aristides Gomes…, e Jomav não interferiu ou procurando proteger aquilo que por direito deveriam ter- se recordado e respeitado???   

Sim…, porque se vamos respeitar e reconhecer aos mortos por aquilo que fizeram em vida…, porque é que eu em vida não fui reconhecido e respeitado pelo meu trabalho em defesa de Jomav, ao ponto de continuar desempregado e mendigando por uma migalha de pão ou de dinheiro para pagar as minhas rendas e as necessidades dos meus filhos??? 

Quem disser que me dá isto ou aquilo…, é MENTIRA…., o que recebo, muitas vezes é depois de implorar meses e meses…, 5, 6, 7. Meses e o que me dão, reverte-se automaticamente as dividas acumuladas, etc, etc e por aí fora. Nao digo que Jomav não me tenha dado nada…., mas de que tempo em tempo???  Mas porque não um emprego com salario ao invés de ofertas insignificantes em cada 4, 5, 6, meses  quando já estou com a corda na garganta e cheio de dividas??? De que me serve esse dinheiro???

Quando integrei neste processo não era com esse objetivo, mas sim de dignificar a minha vida.     

Os meus filhos não se poêm no meio da rua abrindo a boca e alimentar- se de vento…, mas sim de leite como filhos de todos…, e quem é que consegue sobreviver sem trabalho ou manter o seu catracter e dignidade neste mundo atual sem dinheiro para pagar as suas contas, escola dos filhos, renda de casa? São apenas pequenos pormenores que estou tocando.

Ninguém mais do que eu tem o direito ou a obrigação de gritar ou pedir socorro a Jomav.   Procurei pedir audiência, varias vezes, mais de 10 vezes, foi recusado, mandei recados a pessoas bastante próximas mesmo…, foi recusado…, mandei orçamentos de projetos, tudo foi em vao.

Pergunto de novo:

SE NÃO FÔR NO MEU BLOG, AONDE PODERIA SER O MEU PEDIDO DE SOCORRO???

Proximo artigo será um direto porque realmente, tenho que ser ouvido.
Desta vêz. Pelo menos. 
A minha filha terá a sua festa de finalista daqui a duas semanas em Inglaterra.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.