sábado, 9 de maio de 2015

A IRONIA DO DESTINO OU GATUNAGEM LEGALIZADA


A ironia não é apenas de Angola. Hoje em dia, é uma prática política transversal a quase todos os países da CPLP. O que a autora do livro "A justiça dos injustiçados", Zaida Benge retratou na novela angolana é também a reprodução exacta do que tem sido a mentalidade dos nossos governantes em matéria da justiça e da corrupção.

Questionada sobre o contexto do livro quando se refere “Desde quando roubar lixo era crime? Na contracapa o que queria dizer exactamente com esta passagem?

Respondeu a escritora:


Esse dinheiro foi queimado, ou por outra, deveria ser queimado, foi desviado por indivíduos que de facto eram considerados peixe miúdo. Eles roubaram dinheiro que estava fora da circulação, fora do mercado e que tecnicamente era considerado lixo.  No entanto eles foram posto na hasta pública como gatunos, quando os verdadeiros gatunos roubam biliões de dólares e ninguém os condena.  Esta é a ironia de Angola.  Uma pessoa rouba uma galinha porque tem fome e vai parar a polícia, quando não espancada quase a morte pela população. Contudo, você pode roubar impunemente milhões e milhões de dólares e é aplaudido ou aplaudida como empreendedor ou empreendedora com talento para negócios.  Até na gatunagem existe hierarquia. Dependendo da classe a que a pessoa pertence ou os contactos que tem, um indivíduo e chamado gatuno ou empreendedor. Ler mais no Club-k

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.