quarta-feira, 21 de junho de 2017

GRUPO DOS 18

COMUNICADO À IMPRENSA
O denominado Grupo dos 18 Partidos sem assento Parlamentar, UPG, UNDP, FD, PDG, UDS, LIPE, FLING, PRP, PPD, PP, PADEC, CD, PDS,  ao tomar conhecimento do comunicado do PAICV, relativo a detenção do Sr. Manuel Santos, vulgo Manecas dos Santos, que classificamos de  clara e  manifesta ingerência nos assuntos internos da Guiné Bissau, veêm assim posicionar-se publicamente:
É com bastante  estranheza que assistimos um volte face  do PAICV, porque enquanto poder em Cabo Verde por diversas vezes recusou comentar públicamente as decisões da Justiça Caboverdiana, sabendo inclusivé que esse posicionamento poria  em causa os direitos fundamentais dos cidadões Caboverdianos, o porquê insurgir agora contra uma decisão da Justiça Guineense, sem conhecer os seus contornos processuais em causa e ainda sem nenhuma legitimidade para o efeito?
O Lendário e o maior Comandante e Combatente da Liberdade da Pátria da Guiné Bissau e Cabo Verde, foi barbáramente assassinado na sua residência e no pleno exercício constitucional das suas funções como o mais alto Magistrado da Nação Guineense, bem como outros altos dirigentes e igualmente lendários Comandantes Guineenses, que contribuíram de forma decisiva e com o sacríficio consentido, muitos dando a sua vida para a libertação de Cabo Verde e restauração da idêntidade e dignidade Caboverdiana, e em momento nenhum o PAICV manifestou a sua condenação face a estes actos criminosos de colegas combatentes a quem devia e devem muita gratidão e inclusivé o facto de hoje perfilarem junto das Nações livres e soberanas no Mundo. Mais,  nunca vimos o PAICV reclamar pela realização da Justiça perante estes actos criminosos.
O PAICV considera a declaração do cidadão Manecas dos Santos como apenas uma opinião, descurando no entanto, que a referida opinião emana um convite deliberado a violência e a alteração da ordem Constitucional na Guiné Bissau.  Será que em Cabo Verde a referida declaração seria plausível para o PAICV e não constituíria delíto criminal?
Neste sentido, vimos aconselhar o PAICV que assuma uma postura de maior idoneidade e se restrinja aos problemas exclusivamente de Cabo Verde, que não foi capaz de resolver ou encontrar soluções credivéis para o Povo Caboverdiano, motivo pela qual se encontra na oposição e abster-se o mais possivel, daquilo que compete aos Guineenses, porque estes fazem o seu percurso de resolução  dos seus problemas e de outros, como por exemplo no que conserne a indepêndencia e a soberania de alguns Povos, onde em relação ao Sr. Manecas dos Santos, não obstante ser este originário de Cabo verde, é a Guiné Bissau sua segunda Pátria de adopção que lhe assegura a  sobrevivência e os seus rendimentos na condição de Combatente da Liberdade da Pátria, onde reside e vive sendo que a dimensão das palavras por ele proferidas, em tudo não deveriam resultar em  incitação à sublevação da ordem Soberana.
Para terminar exaltamos a posição competente e equidistante do actual Governo Caboverdiano sobre este assunto que interessa exclusivamente ao Guineenses. 
Bissau, 21 de Junho de 2017

O Coordenador

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.