terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Orlando Mendes Viegas
O espancamento, e a tentativa de assassinato em 2013.
Toda Historia, parte 1
Orlando Mendes Viegas, mais uma vitima de espancamento e tentativa de assassinato. 

Quem esteve por detrás de tudo isto??? Quem financiou todo acto??? Quem são os elementos que receberam o dinheiro e aonde que o receberam??? Aonde e como se deu esta conspiração???

Orlando Mendes Viegas foi vítima de espancamento em Novembro de 2013, à porta da sua residência.  Um grupo de homens, um grupo de elementos determinados, pagos a fim de lhe assassinar, de tudo fizeram para que os objectivos dessa missão fossem concretizadas: MATAR ORLANDO MENDES VIEGAS.

Orlando Viegas sobreviveu, no meu ponto de vista se calhar por duas razoes:
1-   Devido a sua constituição física.
2-   Protecção Divina.

Na noite da tentativa falhada, o pior não aconteceu porque a corrente Divina estava com o Orlando para que aos poucos a impunidade na nossa terra fosse mostrada ao mundo de que estaria e esta chegando ao fim. 

Pelo menos desta vez um colectivo de juízes, mostraram coragem, determinação, em dizer que já basta de brincadeiras nos tribunais e não vamos permitir que todos sejam manchados por culpa de uma minoria que fazem julgamentos e decidem sentenças na base de negociações, dinheiro, corrupção.  

Assim baseando- se em factos, foi dada a sentença.  É preciso aplaudir a coragem destes magistrados porque não foi fácil.

Por outro lado, eu Doka Internacional critico a forma em como a vitória deste caso por parte de Orlando Mendes Viegas foi noticiada. 

Até um certo ponto, os jornalistas, verdadeiros jornalistas deveriam ter feito mais barulho com este processo em termos de impacto, mostrando e explicando aos guineenses e ao mundo, ponto por ponto como foi que se chegou até aqui, quais foram as dificuldades, o sofrimento, como foi que tudo aconteceu, que familiares estariam ou pessoas que teriam dado os primeiros socorros, a vitima o que pensou, o que sentiu, se acha que alguma coisa mais deveria ter sido feita, o que faltou,o que falhou, enfim, como em qualquer parte do mundo em que existe um verdadeiro estado de direito, entrevistar a vitima, a opinião publica, permitir as pessoas expressarem acerca do julgamento, dar a sua opinião, o seu contributo, enfim. 

Mas nada disto foi feito. Os jornalistas deveriam ter enaltecido ao Orlando Mendes Viegas pela coragem e determinação pela maneira decisiva que teve em denunciar e abrir uma queixa contra estes indivíduos.

Casos como estes, não podem cair no esquecimento, casos destes que vão em contra o respeito e dignidade da vida humana, teem que ser denunciados e expostos ao mundo.

Se o objectivo de matar ao Orlando Viegas tivesse tido sucesso, hoje como estaria a sua família, seus filhos e esposa??? Sim, porque o motor da família chama-se Orlando Viegas.   

Sera que 6 anos de prisão e uma multa de 35 milhões de francos seriam ou são suficientes para reparar o estrago na vida daqueles que na verdade amam ao Orlando???


O recurso a violência, é o recurso dos mais fracos, mas a detrminacao e coragem de um homem, sao valores que superam todas as dificuldades numa batalha..., e Orlando mostrou sempre valores de um homem, de uma vitima que lutou e luta para que casos como este nao voltem acontecer e tao pouco fiquem impunes.

Vem a parte 2
Quem esteve por detrás de tudo isto??? Quem financiou todo acto??? Quem são os elementos que receberam o dinheiro e aonde que o receberam??? Aonde e como se deu esta conspiração???

Preparem-se, porque Ndinho esta ou nao metido nisto???
Sintonizem-se com a parte 2.
Recordar que Ndinho na altura era o Presidente do Conselho de Administração da APGB.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.