segunda-feira, 8 de outubro de 2018

Nota de esclarecimento
O Secretário-geral do Partido de Renovação Social foi confrontado no dia 07 de Outubro corrente em Canchungo com cenas tristes e indignas para um processo eleitoral que se pretende que seja credível, com base na transparência e justiça. 
Os membros de duas mesas do Recenseamento Eleitoral recusaram simplesmente recensear o Secretário-geral do PRS, Dr. Florentino Mendes Pereira.

Como deve ser do conhecimento de todos, o Dr. Florentino Mendes Pereira, tem sido consequentemente eleito deputado da Nação nas listas do PRS, no Círculo 20 desde ano 2004.

No dia 07 de Outubro, o PRS tinha algumas actividades políticas na região de Cacheu, e uma vez que o recenseamento está em curso para às futuras eleições legislativas, o Secretário-geral, enquanto cidadão nacional e político deslocou-se para cumprir o seu dever cívico numa das mesas colocadas nos Distritos 57 e 63 do referido Círculo Eleitoral, onde nos anos anteriores sempre se recenseou.
Apesar de cumprir todas as formalidades que são exigidas a um cidadão para ser inscrito como eleitor, os membros da primeira mesa para qual dirigiu acompanhado de alguns dirigentes e militantes do PRS decidiram pura e simplesmente não inscrevê-lo sem no entanto apresentarem fundamento legal.

Para não provocar situações capazes de terem outros contornos, o Secretário-geral deslocou para uma outra mesa próxima na qual, um dos membros lhe disse explicitamente que tinha orientações superiores para não o recensear.

Essa resposta sem qualquer fundamento legal podia descambar, não fosse a pronta intervenção do próprio Secretário-geral para acalmar alguns ânimos que já começavam a exaltar em função da irreflectida a atitude dos membros da Mesa, não só incompreensível e abusiva, mas também reveladora de manobras capazes de perigar o processo que todos pretendem que seja justo e transparente.

O Secretário-geral conhecendo a sua responsabilidade neste processo e a participação ordeira que se espera de todos, optou por abandonar o local, para depois denunciar o caso junto dos responsáveis das estruturas responsável pela condução do processo eleitoral, nomeadamente, o Ministério da Administração Territorial e o Gabinete Técnico do Apoio ao Processo Eleitoral (GTAPE).

Mais lamentável em tudo isso, é quando se sabe que, há aproveitamento político desta situação, porque as mesas onde ocorreram todas essas cenas estavam instaladas na casa de um dirigente político, deputado da Nação, o que só por si é extremamente grave. Mais grave ainda é quando o próprio deputado da Nação, adversário político do Dr. Florentino Mendes se encontrava na sua casa acompanhado de um alto responsável do sector de Canchungo.

Aliás, todas às perícias feitas a volta das informações postas a circular nas redes sociais provam que terá sido este deputado da nação fonte de falsas informações contra o Secretário-geral.

Relativamente às caluniosas afirmações do Secretário-geral não estar acompanhado de documentação, tais só cabem em mentes perversas, porque, com o avanço de tecnologias, o Dr. Florentino Mendes Pereira não só se acompanha da sua documentação como de toda a sua família.

Mais ainda, para quem conhece os instrumentos que regem o processo do recenseamento na Guiné-Bissau, são admitidas a inscrições de pessoas, mesmo sem portarem a documentação (artº 22 da Lei nº 19/2011, Lei do Recenseamento Eleitoral), o que felizmente não era necessário para o caso do Secretário-geral, porque tinha toda a documentação.

No que diz respeito ao acolhimento, às imagens falam por si. Em três localidades por onde o Secretário-geral passou apenas para contactos o acolhimento foi em massa. E todos aqueles que podem ser identificados nas imagens postas a circular são militantes e simpatizantes do PRS. O povo pode estar farto de certas pessoas, mas não do PRS e muito menos do seu Secretário-geral.

O Secretário-geral esclarece a todos os cidadãos guineenses que, em função da sua posição política, jamais aceitaria envolver em situações que pouco dignificam a si mesmo e o bom nome do seu partido.
Perante estes factos, o Secretário-geral apela a maior responsabilidade e controlo das estruturas responsáveis pela execução do recenseamento eleitoral.


Secretariado Nacional de Informação do PRS

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.