quarta-feira, 10 de outubro de 2018



Água do MAR sem Sal

“Iagu salgadu sim Sal”



Ontem, ao falar com uma amiga em Bissau por Messenger, perguntei-a” já recenseastes»?

Ela prontamente me respondeu” ainda não.”

E eu repudiei, “e o que estás a espera?”

Me respondeu:” Nka sta na lebsimenti de pedjecé.”

Pús-me a rir e lhe perguntei, “Pabia? Porquê?”

Achei tão simples, tão verdadeira, e tão sincera a explicação que ela encontrou para tudo e voltei a rir sem parar: rsrsrsrsrsrsrsrs

Ela me disse:” Djubi, é pedjecé gos doss tchep, é ngana badja no Donas, é ngana no papés i gossi é misti ngananu, ma i diskici kuma anós també  nó bai escola nim si nbocadinho”

O que significa em português:” Veja, este PAIGC já perdeu sabor ou já perdeu graça, ontem enganou os nossos avôs e os nossos Pais e hoje quer nos enganar, mas esqueceu que, embora nunca nos providenciou uma boa escola, mas conseguimos aprender o suficiente para não ser enganados.

E voltou-me a dizer:” tens a noção do que seria a água do mar sem sal?”

Pensei um pouco e tirei a seguinte conclusão: nem haveria Mar, porque o Mar só é Mar quando tem vidas lá dentro, caso contrário será um Mar Morto. - É este o destino do PAIGC, um partido Morto e abandonado pelo seu próprio Povo.

Que Maldição!

Nnau PAIGC Bó Figa-canhota…

Pa Deus libra Guiné di bó Mufunessa



Blungudjibá

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.