sexta-feira, 7 de setembro de 2018


Declaração à Imprensa do Marciano Silva Barbeiro, Ex Ministro das Obras Publicas, Habitações e Urbanismo
Bom dia à Imprensa, bom dia ao povo Guineense e em particular aos meus queridos vizinhos, moradores do Bairro do Cuntum Madina

Minhas Senhoras e meus Senhores,
Na sequência de uma invenção habitual proferido por Politico emotivo e irracional, Sr. Óscar Barbosa (KANKAN) actual Ministro das Obras Publicas, que sempre participou em tudo que é de negativo neste país, sou obrigado em nome do povo mártir Guineense, em nome da minha família e, em particular do meu bom nome construído na base de boa educação, sacrifícios, humildade com sentido de Estado acima de tudo, descer de nível para esclarecer a opinião pública nacional e internacional que o seu recente discurso não passa de uma tentativa de difamação, mentiras, calunias e de aproveitamento político, já que se avizinha embate eleitoral (Eleições Legislativas de 2018).

Enquanto o Ministro das Obras Publicas, Habitações e Urbanismo, nunca tive envolvido na gestão directa de quaisquer sectores deste Ministério, porque antes de tudo, conheço e reconheço as minhas competências enquanto tutela, assim como os estatutos de todas as instituições públicas sob a minha tutela.

 De modo que, são infundadas, descabidas e sem nexos algum, as graves mentiras do Senhor Óscar Barbosa, vulgo KANKAN.

Por isso, lhe desafio aqui publicamente, para que apresente provas de que tenha levantado algum dinheiro que era afecto à manutenção da Estrada de Cuntum Madina ou seja de qualquer outra obra do Ministério em epígrafe.

Caros Jornalistas,
Minhas Senhoras e meus Senhores,
Quero aproveitar este microfone para perguntar ao Senhor Kankan, por quê é que na plena chuva decorre obras de manutenções nas estradas de:

1.      Cantchungo – Caió;
2.      Gabu – Pitchi;
3.      Gabu – Piráda;
4.      Estrada de Psac;
5.      Cuntum Madina.

Manutenção essa, simplesmente de  pedras e lama como se pode constatar.

Referente as calunias e invenções emocionais deste Senhor, gostaria de aqui afirmar que, enquanto Ministro das Obras Publicas, foi aprovado e executado o programa de manutenção corrente do ano 2016 e 2017, no qual a estrada de Cuntum Madina foi reabilitada. 

Gostaria de perguntar por quê é que não houve reclamações dos moradores na época da chuva no ano passado!? A resposta é porque foi feito a manutenção corrente antes da chuva.

 Todavia, é do meu total agrado  informar aos moradores de Cuntum Madina de que, antes da queda do nosso Governo, também já tinha sido aprovado em conselho de ministro,  o Programa de Manutenção Corrente das Estradas de Terra Batida em que este Bairro esteve novamente contemplado.

Agora pergunto o senhor  Ministro das Obras Publicas, o porquê de não execução deste Programa atempadamente?

Assim, gostaria de reafirmar o meu entendimento sobre o conceito de estado e de ratificar que sou apologista à política de continuidade da governação. Por isso enquanto membro do governo liderado pelo General Umaro Sissoco Embaló, tentei em pouco mais de um ano, deixar um marco que por certo não foi iniciado por mim, mas sim, é um projecto sonhado há muito pelo nosso saudoso líder imortal Camarada Amílcar Lopes Cabral e dos nossos gloriosos Combatentes da Liberdade Pátria.

Se não vejamos algumas realizações que se seguem:

1.- Fui nomeado para suceder ao Eng. Malam Banjai, quem havia dado passos importantíssimos para a execução da obra da estrada Buba – Catió, cujo o financiamento disponível  para alcatroar era somente de 7 km e resto seria de terra batida.

Mas, considerando que íriamos ficar aquém das expectativas do sonho de mais de quatro décadas, fomos obrigados a fazer um esforço técnico - conjunto entre o Ministério das Obras Publicas por mim liderado, e o Ministério  da Economia e Finanças liderado pelo Economista Sénior, Dr. João Alage Mamadu Fadia,  negociações que resultaram num financiamento de mais de 60 km a alcatroar, quer dizer, desde Buba até dentro da cidade de Catió.

 E se Deus quiser, até Abril do próximo ano, Buba – Catió será inaugurada pela sua excelência senhor presidente da República, Dr.Jose Mário Vaz, uma estrada transitável sem constrangimentos;

2.- Ainda no Governo Liderado pelo Umaro Sissoco, Embaló, ao qual tenho honra em ser membro e a liderar este departamento tao importante do Estado, conseguimos renegociar com BOAD o financiamento inicial de 25 km de alcatrão para 5 cidades á 45 km distribuídos para 7 cidades conforme se segue:

•         Bafata que era de 5 km passou para 10 km;
•         Gabu também era 5km passou para 10km;
•         Farim 5 km;
•         Cacheu 5 km;
•         Bolama 5 km;
•         Acrescentando a Cidade de Canchungo e Catió com 5 km cada;


3.- Todavia enquanto Ministro das Obras Publicas, Habitação e Urbanismos, no quadro de acordo assinado com a Empresa Chinesa TBEA, foi elaborado e assinado o memorando de entendimento para o financiamento deste para a construção das Estradas que se seguem, cujo os estudos técnicos já tinham sido financiado pelo BOAD:

•         Estrada segundo anel de Bissau que engloba o itinerário de, Guimetal – Bór – Quelelé – Cuntum Madina – Marinha de Guerra Nacional , e  Alfandiga;
•         Safim – Jugudul;
•         Mansaba – Bafata e
•         Gabu – Pirada.  

Para a vossa informação, o Prolongamento da autoestrada Bissau-Safim foi um projeto cujo o meu antecessor já tinha assinado com o governo chinês. E nós apenas demos a continuidade.

Para terminar, quero pedir as minhas sinceras desculpas ao povo guineense, aos Combatentes da Liberdade Pátria, aos meus amigos e camaradas, que por razoes alheias a minha vontade, fui obrigado a descer do nível para enumerar em síntese, aquilo que foi algumas realizações da minha equipa em pouco mais de um ano no Ministério das Obras Publicas Habitação e Urbanismo.

Coisa que eu nunca fiz em todos os departamentos do Estado onde já passei, porque não é ético para um servidor público  civilizado.
Obrigado pela atenção
Bissau, 07 de Setembro de 2018
Marciano Silva Barbeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.