sábado, 21 de junho de 2014

A MIOPIA DE DOMINGOS SIMÕES PEREIRA


Vejam só como é que um governante pode confundir o saudosismo salazarista, dos nostálgicos da “guiné-mindjor”, com “um acontecimento cultural”. 

Quer dizer, o voo da TAP é festa para os guineenses. Disse o recém-eleito Primeiro-ministro: “É evidente a vontade das partes em rapidamente criar condições para a retoma dos voos diretos para Portugal. Já escrevi em tempos, quando tive uma experiência no jornalismo, que o voo da TAP não é simplesmente um voo comercial, é um acontecimento cultural. As pessoas vão ao aeroporto receber o voo da TAP mesmo sem ter alguém a chegar ou a partir. Portanto, quando alguém vem forçar um sentimento adverso a isso é porque, provavelmente, tem uma agenda política. 

O que aconteceu foi, de facto, uma agenda política com vários aproveitamentos. Muito lamentável da parte de muita gente e prejudicando a todos. Prejudicando a imagem do país, prejudicando a relação entre dois povos que são irmãos, tentando introduzir um elemento de desconfiança completamente dispensável”

É preciso ler nas entrelinhas o seu raciocínio. O governante não entende que por imposição histórica a TAP tem sido, ainda, a única companhia a voar para a Guiné-Bissau. 

O governante não entende o sentimento do seu povo. Não percebe que o guineense não escolhe patrão. Não entende o impacto da desilusão política no espírito dos guineenses, desde os tempos do partido único, na nossa terra. Não sabe a frequência dos populares nos voos da TAP é a expressão do desejo da liberdade e de emprego. Não sabe fosse qual fosse a companhia que tivesse o monopólio da rota, teria a mesma resposta popular. Será que os guineenses não arriscam as suas vidas para a Europa pela ilha de Lampedusa? Como se pode reduzir confundir o fenómeno de emigração clandestina com “festa”, acontecimento cultural dos povos? O camarada sofre de miopia, engraxador  ou quê?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.