domingo, 6 de outubro de 2013

“TUGA LEMBRAAA, DURBA SE GUVERNOOO…”

É o desespero total dos tugas. Estão a perder em todas as frentes, e decidiram na aflição mover uma campanha de intoxicação da opinião pública, que não tem nada a ver com o jornalismo. A RTP/RDP-África transformou-se num veículo de propaganda neocolonialista. Há muito deixou de ser uma comunicação de confiança, com legitimidade profissional, responsabilidade social e de verdade. Não é confiável, porque é manipuladora de informação. Não respeita às instituições nacionais do Estado guineense e à ordem política vigente. As suas atividades são danosas, por isso ilícitas, chegando mesmo ao ponto de se transformar num instrumento de incitamento à violência no meu país. Não serve o interesse público, porque desconhece e ignora as culturas locais e nacionais da minha. Em suma, não se sustenta na ética jornalística.  
Pois, pretende-se que, em qualquer parte do planeta terra, que o jornalismo seja um pilar da democracia, um garante das liberdades e garantias, o suporte do direito de informar e ser informado. Mas, acontece que os interesses políticos têm vindo a matá-lo, sobretudo, em Portugal. E aqui, os jornalistas têm dado um forte contributo para que assim seja. O Valdir Araujo, por exemplo, não passa de um pau-mandado dos tugas fascistas. O mais grave, portanto, é que parece que ninguém se importa com esta realidade. Pedro Brinca desabafou sobre a decadência do jornalismo em Portugal, no blog “minuto a minuto”, dizendo: “A maior parte das redações vai aceitando e quem se recusa sujeita-se à incompreensão reservada a quem rema contra a maré. Mesmo que se alegue o interesse superior dos leitores e do seu esclarecimento. Mas estes não estão nem aí. Consomem qualquer coisa que se lhes ponha no prato. E, no dia em que desaparecer o último jornalista de uma redação e tudo se limite ao copiar e colar do discurso institucional, parece que ninguém vai dar por nada.”

No dia 4 de Outubro, a RTP/RDP-África empolgou notícias com base em mentiras esfarrapadas, em que Botcha Candê, seria portador de uma missiva de Cadogo Jr que deveria transmitir aos seus “djilas” em Bafatá… O indivíduo estaria a ser perseguido por um grupo de pessoas que o próprio jornalista que transmitia a notícia não conseguia identificar para melhor esclarecimento público. Portador de uma missiva de Cadogo Jr? Esses trafulhas sabem ler e escrever? Será que alguém questionou o grau de iliteracia dos dois?
Por isso, solicito a Vossas Excelências, a imediata suspensão da emissão da RTP/RDP-África no meu país.

Pede deferimento

Doka Internacional

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.