quarta-feira, 16 de outubro de 2013

As coisas estão acontecendo…, e os sinais estão bem patentes.  Mas infelizmente todos fecham os olhos e fingem que nada se passa.  Algo vai acontecer estes dias. Algo extremamente duro e penóso.
SANGRENTO

A Guiné Bissau está descontrolada no seu todo.
Começando nos seus dirigentes até ao cachorro mais infectado possivél.
Porque não é possivél que todos estejam parados e silenciósos com tanta porcaria e tanta maldade e ao mesmo tempo tanta nojice.

Estamos a viver e a ver nestes últimos tempos, a maior de todas as corrupções…, uma governação em que ninguém respeita a ninguém na representação da hiérarquia…, vemos uma desordem total nas nossas estradas…, vemos pessoas a serem mortas injustamente…, vemos desvios de dinheiro a cada dia que passa nos cofres do estado…, vemos o enriquecimento ilicíto de pessoas de um momento para o outro…, vemos as verdades a serem escondidas, a justice a não funcionar, e muita falta de profissionalismo e de conhecimento nos postos de trabalho…, crianças a serem raptadas, NEGOCIOS  DE ORGAOS HUMANOS,  estrangeiros a darem ordens aos nossos dirigentes e governantes…, caramba, como é que chegamos a este ponto.   
Ninguém é ninguém na Guiné Bissau, perdemos a noção do perigo e das coisas.

Cada qual está no seu posto apenas para roubar e ninguém pensa no povo.
Para isso, Cadogo jr. que regresse ao poder, porque pelo menos, a ele as pessoas o temiam e ele mantinha sempre a ordem.  Infelizmente, o guineense esta habituado a andar com o mal e a fazer o mal…………., e no fim ganhamos e hérdamos o mal, porque sempre vivemos no mal e com o mal.      Nós estamos habituados a nos enganarmos a nós próprios e a usar- nos  uns aos outros, e quando a pessoa fica seca…, é descartada.

Vejamos o caso concreto no seio do PAIGC, aqueles que eram amigos intimos no passado, hoje são inimigos ferronhos.
Infelizmente, na Guiné-Bissau, como diz muita gente,  consta que há mais mortos fora do que no interior dos cemitérios.

As únicas pessoas que vão matando e que são mortas ou espancadas, são únicamente e exclusivamente os do PAIGC…, eles é que roubam, mentem, desviam, enganam, inventam, orquestram, dessimulam, e no final de tudo…, Matam.   

Vejamos:
-          Amilcar Cabral…, entre eles do PAIGC o mataram…, mas quem foi que criou essa cobra??? Essa máquina mórtifera?  Foi o próprio Amilcar
-         Depois de isso vieram logo execuções sumários a fim de encontrar bodes expiatórios.
-         No dia 10 de Março de 1976, fuzilamento aos olhos da população de Cantchungo de 3 homens. Entre eles estaria o Regúlo dos Mandjacos- Joaquim Baticam Ferreira e Didi Ferreira( Comandos ).

-         Em 1978, dá- se o assássinato de Tchico Té………….., mas, Braima Dakar, Constantino Teixeira, deveriam ter sido chamados como culpados a barra de justice, mas, as coisas foram abafadas porque existia muita coisa a levar em conta na corrida e nos interesses ao poder.
-         Em 1981, Lay Seck morre nas celas prisão do ministério do interior…, o ministro de Interior na altura…, era o Manuel Saturnino da Costa.  Alguma coisa a dizer???
-         Em 1982, começa o maior COMPLÕT de todos os tempos contra os oficiais BALANTAS e que culminaria com o fuzilamento e a morte de muitos deles- Caso 17 de Outubro………., e no meio de tudo isso, são conhecidos os principais orquestradôres, torturadóres e executóres, Iafai Camará, Manuel Saturnino Da Costa, Vitorino Costa, João da Silva, Djón Mané, João Monteiro, Ansú Mandjan, Robalo de Pina, Manecas dos Santos, Afonso Té…, Pedro Ramos, Francisca Pereira,  e por aí fora, a lista é vasta…, mas muitos ou alguns que teriam participado na montagem…, posteriormente vieram a ser incluidos na lista para o fuzilamento…., seria o caso de Pedro Ramos e João da Silva.    Recordam- se em como João da Silva foi morto??? E por quem?    Robalo de Pina, foi quem disparou e matou Djón da Silva em cima da KANKRA.    Razões:  Porque ele teria ditto que iria meter a boca no trombone e dizer que nunca existiu nenhuma tentativa de golpe de estado mas sim uma falsa MONTAGEM no qual ele teria participado.    Logo, logo, ordens de cima: MATEM- NO.  E assim foi.

-         1986 Fuzilamento de Paulo Correia, Viriato Pam, Watna Sambu, Binhankém Na Tchanda, Braima Bangurã e Pedro Ramos- Posteriormente os corpos são atirados através de um hélicoptero para o rio FARIM devido a um MITO.., coisa de africanos.  Anos depois, apresentam óssadas dizendo que eram deles- MORTOS.
-         Assassinato do major Robalo de Pina, assessor de “Nino” Vieira, por militares  (17 de Maio de 1993)

-         Assassinato do jornalista português Jorge Quadros, assessor de imagem de “Nino” Vieira, alegadamente por ordem da segurança bissau-guineense (Novembro de 1993).
-         Levantamento militar comandado pelo Brigadeiro Ansumane Mané que dá origem à guerra civil (7 de Junho de 1998).  Muitos inocentes são mortos e executados.
-          Homicídio por espancamento de Nicandro Barreto, Ministro da Administração Territorial e antigo Procurador-geral da República. Estava a par de muitos dossiers altamente comprometedores, designadamente um relativo ao levantamento militar de  7 de Junho de 1998, que nunca foi encontrado. (22 de Agosto de 1999)

-         Assassinatos do CEMGFA, General Veríssimo Seabra e do seu adjunto Ten. Cor. Domingos Barros, por espancamento, alegadamente por um motim de militares que tinham estado na Libéria integrados numa força das Nações Unidas. A revolta teria sido desencadeada por falta de pagamento dos salários     (6 de Outubro de 2004).   Ter em conta, quem governava o país na altura.   Cadogo jr., e era do PAIGC???  Vamos pensar de novo?

-         Assassinato de Mohammed Lamine Sanhá, apoiante de Mané, ex-membro da Junta Militar e ex-CEMA (6 de Janeiro de 2007)
-         Assassinato do CEMGFA, Tagme na Waie, vítima de um atentado bombista (1 de Março de 2009).
-         Assassinato do Chefe de Estado, “Nino” Vieira, a tiro e à catanada (2 de Março de 2009)
-         Assassinatos de Baciro Dabó e de Hélder Proença, políticos, tidos por próximos do falecido Presidente  Nino Vieira (5 de Junho de 2009)
-         Assassinato por desconhecidos do ex-chefe dos serviços secretos militares, Coronel Samba Djaló, pouco depois do fecho das urnas (18 de Março de 2012)
-         A execução de Iaiá Dabó.
-         Em finais de 2012, Roberto Cachéu é executado a sangue frio, QUEIMADO VIVO.

Se análisarmos tudo isto, estas mortes…, assássinatos, foram todas originadas pelo PAIGC.  
Eu Doka Pergunto:

Até quando???   Ninguém faz nada?
Estamos a viver os piores momentos de todos os tempos.
Na Guiné Bissau, ninguém faz nada, porque apenas temos incompetentes e corruptos nos lugares ou em certos lugares chaves.

Chega…, basta, precisamos de um MESSIAS…, um ENVIADO.
Guineenses precisam de Socorro urgente.

Porque neste momento, durante os dias do congresso do PAIGC, vai haver derrame de sangue…, alguém vai ser abatido, e algo se vai pasar em Bissau.

1 comentário:

  1. Ora viva nha ermon fidju di tchon Doka.
    Obrigado por reavivar as memorias de certos Guineenses menos atentos.
    Fico grato com este artigo teu.
    As mentiras só duram enquanto não chegam a verdade.
    É triste a situação da Guiné-Bissau.
    Há um musico Guineense que cantou o seguinte: MATA MATA KANA BALI NU.
    Infelizmente os nossos governantes não ouvem e nem vêm a realidade do país.
    Na minha modesta opinião acho que a ONU devia intervir o mais rápido possível.
    Gostei deste artigo nha ermon DOKA, este governo ficará na historia pelos piores motivos.

    Nha mantenhas

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.