sexta-feira, 18 de outubro de 2013

A prova dos nove demonstrou que a mentira tem pernas curtas

Encontro com os Presidentes das Comissões Políticas eleitos, serviu de uma prova dos nove que demonstrou que a mentira tem pernas curtas
 
O Projecto “Por uma Liderança Democrática e Inclusiva” analisa resultados saídos das conferências sectoriais do PAIGC e reconfirma in lo quo os seus Presidentes eleitos.

Depois de dar a conhecer os resultados das conferências sectoriais realizadas recentemente em todas as regiões do país, o Projecto “Por uma Liderança Democrática e Inclusiva” convocou todos os Presidentes das Comissões Políticas que foram eleitos em listas afectas ao Projecto, principalmente os que foram mencionados como fazendo parte da lista tornada pública pela candidatura de Domingos Simões Pereira em alguns blogs e jornais digitais.

Durante esta sessão de esclarecimento, presidida pelo camarada Braima Camará, candidato à Presidência do PAIGC com o apoio do Projecto “Por uma Liderança Democrática e Inclusiva”, ele deixou bem claro que “mais vale sabermos que estamos poucos, mas certos e honestos neste projecto do que centenas a tentarem jogar com a nossa honra e dignidade”, para logo acrescentar que “é absolutamente necessário termos calma e paciência e um elevado espírito de tolerância para que possamos atingir plenamente os nossos objectivos e isso passa por uma conduta séria, onde os princípios da ética e da moral devem ser elementos preponderantes”.

Na ocasião, Braima Camará, afirmaria ainda que “era um homem de princípios, humilde, e firme em questões que tocam a honra e a dignidade do homem, daí ter convocado expressamente esta reunião para saber, olhos nos olhos, onde cada um integrante deste Projecto se situava, pois para mim não se trata de uma luta de vida ou de morte, mas sim um exercício democrático no seio de um Partido com responsabilidades acrescidas, em busca de uma liderança capaz de catapultar, não só o nosso PAIGC como o próprio país, nos caminhos do sucesso, da modernidade e com elevada capacidade operacional para que possa continuar a dar a sua inestimável contribuição no processo de desenvolvimento político, económico e social no nosso país”.


Para Braima Camará, “a resposta que hoje aqui me foi dada, anima-me e encoraja-me a prosseguir esta difícil mas nobre missão que me foi solicitada por um significativo número de dirigentes do nosso Partido e milhares dos seus militantes espalhados no conjunto do país”.

Apesar de terem tentado branquear os resultados que publicamos, fruto de um trabalho minucioso e sério, houve candidaturas que tentaram confundir os nossos militantes, ao fazerem publicar e circular listas nas quais davam conta da sua forjada vitória, fazendo constar nomes de alguns Presidentes das Comissões Políticas, eleitas em listas afectas ao nosso Projecto nas diferentes Conferências Sectoriais e de Zona, tentando desacreditar o nosso Projecto e por em causa a nossa seriedade e dignidade” afirmaria ainda Braima Camará, para logo acrescentar que “esta reunião que convocámos em menos de 48 horas, fez convergir a Bissau, todos os que sentiram-se afectados na sua honra e dignidade e a resposta que nos foi dada de forma categórica, demonstrou-nos que estamos no bom caminho, daí a nossa satisfação pelo facto de conjuntamente conseguirmos dissipar e esclarecer eventuais dúvidas que pudessem subsistir quanto à representatividade de cada uma das candidaturas junto às estruturas do Partido e em particular para com o nosso Projecto”.
 
Um exemplo claro desta indignação veio na voz de Braima Seidi, um velho Combatente da Liberdade da Pátria, eleitoPresidente da Comissão Política do Sector de Mansabá e cujo nome constava de uma candidatura adversária, ao afirmar que “nunca e em circunstância nenhuma ter falado ou pertencer ao projecto de nenhum outro candidato e foi com bastante estranheza, raiva e surpresa que recebeu a notícia de que o seu nome constava na lista dessa candidatura, visto que estava desde a primeira hora comprometido com o Projecto que apoia Braima Camará, mesmo sem o conhecer pessoalmente, mas sim, através de dirigentes que o contactaram para o Projecto “Por uma Liderança Democrática e Inclusiva, para logo acrescentar a terminar que “este projecto já ganhou a confiança da Região de Oio e tem a certeza absoluta que Braima Camará ganhará a Presidência do PAIGC no Congresso de Cacheu”.

Outro Presidente da Comissão Política do Sector de MansoaBraima Djassi “Costa” foi muito claro na sua afirmação sobre o Projecto que abraçou, ao declarar que “fui dos primeiros a ser contactado e desde a primeira hora estive com o Projecto que apoia Braima Camará e declaro aqui perante todos que sou e serei sempre deste Projecto e fazer constar o meu nome como integrante de um outro projecto, sem o meu aval, é uma falta de respeito e de consideração que não admito nem tolero”.

ParaHenrique Iaia Fati, o novoPresidente eleito da Comissão Política de Nhacra, “fazer constar o meu nome na lista publicada pela candidatura de Domingos Simões Pereira, é um acto abusivo e desonesto e quero aqui declarar que não sou nem nunca fui afecto a esta candidatura”.


O Presidente eleito da Comissão Política de Buba, Armindo da Silva Sambú, cujo nome também consta da lista publicada pelo “Progresso Nacional”, considerou na sua intervenção que “era preciso termos cuidado com a estratégia dos nossos adversários que desesperados tentam fazer com que os nossos nomes constem da sua lista para nos fazer dividir e criar um mal-estar no nosso seio, mas a mentira e a intriga têm pernas curtas, pois nós estamos no caminho da verdade e só a verdade e a dignidade nos podem conduzir a vitória, que já está perto”.

Malam Mané, eleito em Contuboel, declarou que “ao fazerem constar o meu nome na lista de Simões Pereira sem o meu consentimento só pode ser considerado uma atitude desonesta e oportunística, acto inaceitável e que deve ser denunciado como uma pirataria” e a terminar afirmou que “desde o primeiro dia que fui contactado passei a integrar de corpo e alma o projecto que apoia Braima Camará à Presidência do PAIGC”.

Por seu turno, Garcia Mabaia Sanca, eleito Presidente da Comissão Política de Bambadinca, cujo nome constava igualmente da lista publicada por uma candidatura adversária, “desde que fui contactado para apoiar o Projecto “Por uma Liderança Democrática e Inclusiva” disse sim e aí me mantive até hoje, pois devem com certeza confundir a minha disponibilidade de, na minha qualidade de Representante do Partido no Sector recebo e organizo as visitas de todos os candidatos, sem escolher a ou b, mas enquanto projecto a minha opção foi sempre clara, escolhi e estou no Projecto de Braima Camará e tudo o resto é falso e um abuso quando utilizam indevidamente o meu nome”.

O Presidente da Comissão Política de Tite, Braima Djassi, também constante da lista publicada pelo blog “Progresso Nacional” por uma das candidaturas *a liderança do PAIGC, afirmou na sua intervenção que “não sou nem nunca fui um integrante da lista de Simões Pereira e sinto-me afectado na minha honra e dignidade, daí estar revoltado por esta falta de respeito e de consideração, pois dentro do nosso partido deve haver seriedade e dignidade e não trapaças, pois este tipo de atitude é que faz com que o PAIGC esteja sempre a ter problemas. Declaro perante todos aqui, que desde a primeira hora estou com Braima Camará”.


Malam Fati, Presidente reeleito da Comissão Política do Círculo 29, “posso até intentar uma queixa-crime contra as pessoas que fizeram constar o meu nome numa lista de candidatura que em nenhum momento falou comigo a este propósito e eu sou um homem sério que não admite que o meu bom nome seja manchado, pois sou livre para fazer a minha escolha e quando me comprometo tenho ética e moral para respeitar o meu compromisso”.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.