quinta-feira, 14 de junho de 2018


OBS:
ESTE ARTIGO NÃO É DA AUTORIA DO DOKA INTERNACIONAL

A GUINE NO BAILE DO « PIOR AMIGO » E DO « MELHOR INIMIGO »

_________________



 A Legislatura 2014-2018 demostrou aos Guineenses que o verdadeiro autor na cena politica nacional é o titular da função do Presidente da Repùblica, que na socio-antropologia juridica e institucional africana incarna o « Chefe ».



Nem as manifestações democraticas dos Partidos Politicos, da Sociedade Civil e nem mesmo Acordões do Supremo Tribunal de Justiça conseguiram inverter este facto. JOMAV na qualidade do Presidente da Repùblica usou da fragilidade do sistema constitucional para violar a Lei Magna demitindo um Governo democraticamente eleito.



Esta observação significa que o verdadeiro desafio para Partidos Politicos deixou de ser Eleições Legislativas mais Eleições Presidências, onde o vencedor das Eleições Presidências pode fazer e desfazer sem que Partidos ditos democraticos se unem para repôr a Legalidade e a Legitimidade quando a Constituição da Repùblica é violada.



As diferentes Eleições Legislativas e Presidências realizadas na Guiné-Bissau provaram uma unica coisa : o PRS nunca venceu Eleições, mas todas as vezes que alcançou o poder é porque o PAIGC perdeu eleições ou porque o PAIGC perdeu a batalha da consolidação do poder. A prova desta afirmação foi as ultimas Eleições Presidências onde assistimos a uma campanha eleitoral por procuração feita pelo Nuno na Biam sob controlo do antigo Presidente Kumba Yalla.



Porque que Nuno Na Biam não conseguio o estatuto do Opositor numero 1 ? a resposta é simples, porque na verdade os partidos que pesam no xadrez politico são o PAIGC e o PRS.



O PAIGC que o Povo vê como amigo por razões historicos é afinal o « Pior amigo » por causa das guerras instestinas. Hoje é PAIGC é refem de um passado onde o mito é mais glorioso do que a realidade. Onde os que fizeram mais de um quarto de seculo na politica querem continuar no exercicio do poder a todo custo.



Quais são os candidatos supostos, potências ou reais oriundos do PAIGC ao cargo do Presidente da Repùblica ? José Mario Vaz, Aristides Gomes, Carlos Gomes Jr, Serifo Nhamadjo, Cipriano Cassama, Baciro Dja, Umaro Cissoko Embalo, Domingos Simões Pereirra, Paulo Gomes.



Nesta configuração, se a escolha do candidato as Eleições Presidências do PAIGC for mà, a derrota é certa.



Porque o interessante no lado do « Melhor inimigo », o PRS, é que esta formação politica não dispõe apriori de candidato serio e valido para as proximas Eleições Presidência.



Mas na realidade a esquema que se desenha é uma de « fusão-acquisição » entre o PRS, o Grupo dos « 15 » e o APU-GB do Nuno Na Biam para apresentar listas comuns nas Eleições Legislativas e um candidato unico nas Eleições Presidências. Esta estrategia vencera só se a escolha do candidato as Eleições Presidências do PAIGC for mà.



O actual mandato do José Mario Vaz foi uma catastrofe para a Guiné.


A primeira vez que o Aristides Gomes foi primeiro Ministro, violando constituição, o que ficou na mento dos Guineenses e dos parceiros internacionais é a permissividade do Governo perante o trafico de droga onde 600kg de cocaina desapareceram do Tesouro Pùblico.



As Legislaturas do Carlos Gomes Jr, como Primeiro Ministro foi violento e sangrento.



A Presidência de Transição do Serifo Nhamadjo, foi marcada pela incompetência tremendo.



A nominação ilegal do Baciro Dja na Primatura foi uma soma de incompetência e de roubo ao Estado.



A nominação ilegal do Umaro Cissoko Embalo na Primatura foi sinonimo de incompetência, da institucionalização da mentira e do roubo.



Entre o « pior amigo » e o « melhor inimigo », a chave da estabilidade e do desenvolvimento da Guiné reside na escolha do candidato do consenso que ira representar o PAIGC nas proximas Eleições Presidências.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.