segunda-feira, 26 de março de 2018

O balanço hoje um dia desde assasinatos de Tagma Na Waia, Nino Vieira entre outros camaradas das fileiras do PAIGC que foram eliminados fisicamente é um ciclo de sofrimentos insuportáveis das populações em todos os níveis na Guiné-Bissau.

 Na  realidade é que o povo da Guiné-Bissau, está  a sofrer.
 Tudo isso indicam que o PAIGC não deu sua contribuição no que diz respeito a estabilidade social, na qualidade de um Partido Libertador  além de mais Partido com grande Experiência podia negociar calmamente num diálogo de fraternidade com o regime actual no sentido de acabar com a crise que assola o país.

 Quero também sublinhar aqui  que este desastre de crise que persiste no país  faz com que os jovens récem formados ficaram massivamente sem emprego porque os investidores ou seja os parceiros economicos fugiram da esfera da República da Guiné-Bissau.

 65% da população guieense é constituida de camada juvenil (jovens). Nós temos uma população activa de  50% este podia ser um potencial de desenvolvimento extraordinario para o pais o que não foi o caso. A careteristica mais evidente deste balanço é a taxa de pobreza e mesmo de estrema pobreza que aumentou no país.

 O PAIGC  actual encontrou um mecanismo de afastar alguns militantes membros do Comite Central, do Bureau Politico do PAIGC no  nono Congresso do PAIGC realizado recentemente no país o que provocou mais uma vez uma forte divisão no seio deste grande Partido.

Num país onde a Segurança é ameaçada, a Justiça manipulada para gredir os adversarios políticos e garantir a impunidade aos seus amigos e aliados, o sistema educativo e a saude ameaçada ….. o balanço é simplesmente catastrofico.

A primeira função de um Estado e do Presidente da Republica é de garantir a Segurança e a Justiça dos cidadãos e seus bens. Nos devemos passar de Republica da Guiné-Bissau para a Republica dos guineenses articulada a volta de valores dos proprios guieenses. 

Em Portugal por exemplo as pessoas costumam dizer Republica Portuguesa. Nós os guineenses nós devemos evocar aquilo que nós somos. Uma coisa é certa a Guiné-Bissau não esta em venda é um país soberano com seus projectos de desenvolvimento.
 A Guiné-Bissau custou a vida vários combatentes da Liberdade da Pátria. Por isso devemos horar e respeitar aqueles que deram a sua vida para a nossa querida Pátria Guiné-Bissau. O PAIGC e todos os outros Partidos Politicos devem respeitar a memória dos nossos Heróis Nacionais sobretudo o de Amílcar Cabral, Domingos Ramos, Titina Sila, Osvaldo Vieira………….etc 

Segundo o nosso saudoso Camarada Vasco Cabral, os guineenses não estão ainda preparados  para Democracia. De acordo com Vasco Cabral a Democracia é uma outra forma de conolização. Por isso cinto-me triste porque o nosso país entrou agora no multipartidismo frisou Vasco Cabral aquando da entrada da Guiné-Bissau no multipartidismo.

Viva os antigos combatentes de liberdade da Patria
Viva o PAIGC de Amilcar Cabral ! Abaixo PAIGC DSP

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.