sábado, 18 de janeiro de 2020

MANOBRA DI TIMBA

Por: yanis yanick jalo jalo

Afinal, o falecido Presidente Muhammed Koumba Yala (que a sua alma descase em paz, no (Jannatul Firdawsi) tinha perfeitamente razão desferir uma machadada ao Supremo Tribunal de Justiça de então e de pôr na cadeia os principais responsáveis. 

Não se questiona a capacidade técnica dos juízes conselheiros do Supremo de Tribunal de Justiça, e nem a firme vontade de alguns, de defender a verdade, mas sinceramente, apesar de acreditar na nossa justiça, fiquei um pouco preocupado porque o que se pede é precisamente o que já foi feito pela CNE.

Operação de apuramento nacional, isso é, a compilação dos resultados das actas-síntese regionais;

Imediata elaboração da Acta.
Em relação aos protestos, reclamações e contraprotestos, nada se verificou, nem nas assembleias de base e nem nos apuramentos regionais, portanto de forma alguma podem constar na Acta de apuramento nacional referida no Acórdão do STJ desta data. 

Por isso, contrariamente ao que muitos defendem, uma vez que tudo está feito e enviado ao STJ, sou pelo reenvio da Acta e esperar pela reacção, que não poderá ser outra coisa que não seja a confirmação dos resultados conhecidos por todos, e que estão na posse de todos quantos estiveram no terreno e constaram como votaram os Guineenses, que, ansiosos pela mudança, decidiram votar massivamente no General Umaro El Mokhtar Sissoco Embalo.

Que os Guineenses fiquem tranquilos! Aqui, trata-se de eleições e não de uma partida de futebol onde às vezes as vitórias são transferidas para o adversário. 

Em eleições, os resultados não são transferíveis, e muito menos no nosso sistema eleitoral que um dos mais transparentes na nossa região, e que tem merecido rasgados elogios, sendo considerado por muitos um exemplo a seguir.

Esta manobra do PAIGC visa apenas permitir ao governo liderado por Aristides Gomes para continuar a dilapidar as finanças públicas, convencido de que nada lhe acontecerá quando se demitir, isto é, se o vier a fazer, em cumprimento da sua palavra. 

Mas ele está bastante enganado, e deve saber que terá que prestar contas da sua má governação caracterizada pelos crimes económicos que vem cometendo. 

I cana ameaça nin i caça sedu caça às bruxas, ma Ina pagal caro, i tudo keki furta ou i toma indevidamente Ina ramassal.

Não sou pela recusa da CNE de colaborar com o STJ e nem os advogados do candidato eleito, porque o processo não irá para além da próxima terça-feira, uma vez que todo o trabalho já está feito e já enviado aos órgãos de soberania e aos candidatos. 

E só reenviar e mais nada. Al i sabari! 

O momento exige muita ponderação e capacidade de encaixe, bem como acrescida vigilância e um monitoring das manobras do adversário, transformado quase em inimigo declarado.

É muita pena, a nossa legislação não prevê a repetição de eleições, caso contrário iriamos a uma terceira volta. 

Li gora cu borgonha na cai ba, pabia eleitores na vota cu raiba i candidato di PAIGC na panha uma derrota cu na fica na história.

Ma cal livros cu és gentalha lei cu uturs ca lei? 

Ou só pabia manga delis se padiduris era colaboradores di PIDE, exploradores di no povo, cidadãos assimilados, desenraizados, acreolados, renegados, complexados, anti independência?

I tchiga dja ora di pui pontos nos Is, pabia tudo Cusa tene limite.

No ianda bo ribanta PAIGC na mon di si dunus.

Basta!!!!!
Sai chiiiita!
kkkkkk

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.