domingo, 19 de janeiro de 2020

HUMMMM MAINA, PABIA BU CANA SAFA!

Por: yanis yanick jalo jalo

 Assembleia Nacional Popular da República da Guiné-Bissau é composta de 102 deputados eleitos nos 29 círculos eleitorais, sendo dois da diáspora (Africa e Europa). 

Na legislatura anterior e na presente, tem como Presidente, um digníssimo deputado de nome Cipriano Cassamá, de uma família nobre, cujos membros estão espalhados por toda a Africa Ocidental, família abençoada com profundos conhecimentos do Sagrado Alcorão.

Compreende-se, em certa medida, a posição assumida por este quadro na legislatura passada, ao alinhar-se com pessoas de cujos caracteres se calhar desconhecia, o que só veio a conhecer aquando das primárias para escolher o candidato do PAIGC às presidenciais de Novembro de 2019. Traição! Aquele vírus que ao longo dos tempos tem roído o PAIGC e contribuído para a desgraça de muitos dos seus melhores dirigentes. 

O Parlamento foi bloqueado durante muito tempo na legislatura passada, devido a guerrinhas políticas com consequências que todos nós conhecemos, situação que se não forem tomadas as devidas diligencias se irá repetir.

Sabendo da inalterabilidade dos resultados eleitorais e estarmos perante um facto consumado, isto é, a eleição do General Umaro Sissoco Embalo, confirmada pela CNE através do anúncio dos resultados definitivos e o cumprimento das formalidades imperativas recomendadas no Acórdão numero 2020, eleição essa reconhecia pelo adversário, Domingos Simões Pereira candidato do PAIGC, que foi o primeiro a felicita-lo, está agora em gestação a estratégia da tentativa de impedir a posse do Presidente eleito no dia D.

Caso essa estratégia falhar e a posse se concretizar, o plano B será o de bloquear o funcionamento da Assembleia Nacional Popular para provocar uma nova crise que comprometa a presidência do General Umaro Sissoco Embalo. 

Essa informação vem de fontes fidedignas do gabinete estratégico do próprio PAIGC. No sta la, e sta cu nós pabia e sibi cuma li cu bardadi sta nel (PAIGC di sumbia).

Seria muita pena, se outra vez o Cipriano se deixar arrastar por esse caminho tortuoso que só conduz à autodestruição, sobretudo se ele tiver em conta a traição de que foi vitima quando contrariamente ao prognosticado teve que enfrentar o seu líder nas primárias.

O Cipriano vem de uma linhagem dos “Cassama Djabi”, oriundos da cidade Santa de Touba (Guine-Conakry), centro do Saber, da Verticalidade, da Auto-Estima, de todas as virtudes de que se pode orgulhar um ser humano. Por isso, não deve deixar-se guiar por uma meia dúzia de Creolos e Acreolados, e nós, os familiares não vamos admitir que a manipulação orquestrada na legislatura passada se repita. O Cipriano é pessoa de bem i cana passanta Cassamacundas borgonha mas, pabia i sai di fidalgos.

O lugar do Cipriano, hoje em dia, é não só de Presidente da Assembleia Nacional Popular, mas também de Presidente do PAIGC, por já ter chegado o momento de assumir a liderança desse grande partido, onde cresceu politicamente até a sua eleição ao cargo que actualmente ocupa, portanto conhecedor profundo do partido por ser um produto do mesmo.

Por conseguinte, estejamos atentos e sobretudo que o Cipriano tome muita cautela pabia el ica se mandjua, son si brinca nan cu si cabeça. I bin di família di djintis di caneta cumprido, autoridades na mundo de saber islâmico, Verdadeiros Karamokos.

A democracia é também uma questão de número, kinku ma bo lenha ita ma bo fugu. E foi exactamente o que aconteceu nesta segunda volta, e essas pequenas omissões não significam que se vai transferir o voto do povo para quem não foi a sua escolha, so pabia ita belbeli, i sabi boca… Isso é que faltava.

NUNCA CIPRIANO CANA INSTRUMENTALIZADO MAS! SI BO MISTIL BA BO CANA TRAIL BA, SE CALHAR AOS EL CU NA SEDU BA PRESIDENTE-ELEITO.

NUNCA! NUNCA! NUNCA! NUNCA! RABADA NA KIL TURPESSA – NUNCA!
DSP na turpeça so na kumus Farim de caramba conte ampussss!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.