terça-feira, 14 de novembro de 2017

O maior escândalo financeiro na historia da Guiné-Bissau conhece novos dados.
Entre junho á dezembro de 2015 foram movimentados no tesouro publico mais de um bilhão e oitocentos milhões de francos CFA numa conta bancaria no Banco da Africa Ocidental (BAO), resultado de um fundo proveniente de famoso “RESGATE DOS BANCOS” que, no entanto, viria a ser anulado pelo estado Guineense.
Os dados contam de um mapa analítico do Ministério da Economia e Finanças e revela que os valores foram movimentados por particulares sem nenhuma especificação em relação o destino do dinheiro.
Eurizanda Cuino (ZANDA) que foi tesoureira particular de Domingos Simões Pereira, então primeiro-ministro, figura no topo da lista e terá movimentado em diferentes operações no BAO 350 milhões de francos de CFA, seguido do empresário e deputado Caramo Camara que movimentou na mesma instituição bancaria 270 milhões em duas operações diferentes.

Albino Fonseca, antigo Secretário-geral do Ministério da Economia e Finanças também, também conta na lista e efetuou duas operações diferentes num total de 250 milhões de francos CFA.

Um desconhecido que responde pelo nome de Idrissa Candé, terá levantado de BAO em duas operações entre em dois dias seguidos ou seja 11 e 12 de agosto de 2015, 550 milhões de francos CFA.

Academia Demba Sano do empresário Catio Baldé, também usufruiu de 200 milhões de francos cfa numa operação efetuada dia 16 de novembro de 2015.

As outras figuram que movimentaram valores no Banco da Africa Ocidental e que constam no Mapa analítico do Ministério da Economia e Finanças, destaque para Baifaz António Correia, Tesoureiro da Assembleia Nacional Popular, Franklin Rodrigues, Aladje Tcham e Jailson Costa.
O assunto já é do conhecimento do Ministério Publico.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.