domingo, 12 de fevereiro de 2017

Guiné Bissau parado no tempo e perdido para sempre. Muito triste a tudo o que podemos ver e testemunhar neste país.
A tristeza visível no olhar dos mais velhos, a esperança apagada na vida da nossa juventude e um futuro aterrador para as nossas crianças.
A cada dia que passa carregamos um pecado maior: O sofrimento injusto do nosso próximo devido a nossa ambição desmedida.
Na base de uma politica enganadôra e mentirosa, muitos desejam se enriquecer a custo zero e do mal do povo.
Escolas, estradas, hospitais, alimentos diversos sem controle e sem condições.  Um povo cuja saúde é bastante fraca e debilitada.  Uma economia vergonhosa com ruas sujas, porcas e nojentas.  Hoje a Guiné Bissau é considerada o país da africa ocidental mais suja e com falta de higiene. 
Tudo isso reflete no nosso dia a dia, vejamos:
1-  Homem, mulher ou criança cospem muito e em tudo quanto é lado sem se importarem se alguém esta ou não vindo atrás.  Quem está no carro, abre só vidro ou tira a cabeça de fora e cospe.  Tudo isso é nojice, é falta de educação de base familiar e escolar.
2-  As pessoas, homens, mulheres e crianças urinam em tudo quanto é lado sem respeito e consideração por ninguém. É que tudo isto por culpa de um estado falhado por terem homens na sua estrutura incapazes e incompetentes. Pessoas sem nivél e sem berço.
3-  Um descontrolo total no que toca a hierarquia, pois ninguém sabe aonde começar e aonde terminar. Porque os cargos, as funções são atribuídas sem preparo e formação.
4-  Nos locais de trabalho ninguém respeita a hora de entrada e muito menos de saída, como poderá haver produtividade?
5-  A função publica esta morta. É um ZOMBIE…, funciona, mas morto em tudo.  Em qualquer departamento que se entre, não a luz, impressoras, computadores, fios desorganizados no chão, no teto, pessoas sem conhecimento de informática no seculo 21, muita mentira, muita aparência, muita sobre facturação, muita aldrabice, muita makumba, porque é a principal causa do subdesenvolvimento do africano e dos guineenses.  As pessoas acreditam muito em murundadi, iran, djambakuss.
6-  Uma alta taxa de mortalidade infantil nos nossos hospitais, etc.
7-  Muito diz que diz.
Enfim, como pode o guineense evoluir na base da mentira e de sujidade.  Porque o guineense gosta de limpar a casa do seu vizinho quando a sua é a mais porca nas proximidades.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.