segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Perguntas sem respostas. Coisas deste tipo..., apenas e exclúsivamente na Guiné Bissau. O tipico- e a mentira sempre prevalecendo no seio dos guineenses.  PUBISS KA BURRU.
Apenas algumas perguntas, mas vem mais porque são muitas.
1.     Empréstimo de 7 Biliões de Francos CFA (14 milhões de USD) para a restruturação da Guiné Telecom, durante o governo de Carlos Gomes Jr.. A restruturação não foi feita até hoje, tendo esta soma avultada se volatilizado unica e simplesmente.   Hoje os funcionários estão na rua sem salários e sem esperança e o governo a pagar a divida contraída, no Ecobank, “cadê os responsávéis”.  Isto é matéria de pouca relevância para o MP pelos vistos para os Guineenses não.

2.    Existiu ou não concurso para a compra de 2 barcos velhos na Grécia, durante o governo de Carlos Gomes Jr., em cerca de 2 milhões de USD para transporte de passageiros para as ilhas, e que neste momento estão na sucata? Isto é matéria irrelevante senhores delegados do MP? Quando é público que não existiu nenhum concurso para esta negociata vergonhosa.

3.    Como foi utilizada o empréstimo de 6 Biliões de F CFA, (12 milhões de USD) do ECOBANK pela EAGB, durante o governo de Carlos Gomes Jr. ninguém sabe, não interessa clarificar, o dinheiro desapareceu e a EAGB continua como todos sabem.

4.    Como foi feita a venda da APGB a TERTIR no Governo de Unidade Nacional? Por concurso público internacional?  Nessa altura era a TERTIR a dever ao Estado da Guiné-Bissau  para hoje ser o Estado da Guine Bissau a dever a TERTIR e em que conta foi paga a compra da APGB pela TERTIR, sabem? Não vos parece estranho Exmos senhores procuradores delegados.

5.    O Governo, antes do Golpe de 12 de Abril de 2012, requisitou o adiantamento de 1 ano de receitas de licenças de pescas e de desembarque de pescado a empresa Chinesa de pesca CONAPEMAC, engolidos pelo “Iran” perguntamos?

6.    Antes dos acontecimentos de 12 de Abril de 2012 o então Governo, numa grande trapalhada, assinou vários contractos de fabricação de passaportes. Um dos quais  com uma empresa Cubana que depois não pagou apesar de este ter produzido passaportes num valor global de cerca de 2 milhões de USD. O Estado está em risco de ser levado ao Tribunal por causa deste negócio fictício? Claro assunto irrelevante para o MP.

7.    Houve ou não concurso para a reparação dos quarteis? – Financiamento do Governo Angolano, MISANG, num valor global de 8 milhões USD. As empresas receberam adiantamentos e não efectuaram obras. Os documentos foram remetidos ao Ministério Público e até hoje nada foi feito, porquê?

8.    Houve ou não concurso para o recrutamento da empresa para controlo de bagagens no aeroporto Internacional Osvaldo Vieira, expliquem-nos, estamos curiosos.

9.    Caso Assassinato do Presidente da República Eleito democráticamente João Bernardo  Vieira, não interessa a sua investigação porque os Vossos chefes despedir-vos-iam ?

10. Caso Assassinato dos CEMGFA Verissimo Seabra, Tagmé Na Wai?

11. Caso Assassinato Roberto Cacheu, têm medo de dar andamento ao processo, porquê?

12. Caso Assassinato Iaia Dabo?
13. Caso Assassinato Samba Djalo?
14. Caso Assassinato Baciro Dabo?
15. Caso Assassinato Hélder Proença?
16. Caso de Assassinatos de outros cidadaos?
17. Caso da construção Avenida da Liberdade da Pátria, Avenida Timor Leste (o dossier encontra-se “arquivado” no Ministério Publico porquê.
18. Venda da CICER houve concurso ou não?
19. Houve concurso para a construção e exploração de Portagens?
20. Houve Concurso para a Pavimentação do APGB e como será possivel ter ganho a empresa que apresentou uma proposta em 1 milhão de USD mais cara?

21. Utilização de 25.135 EUROS apreendidos pelo Ministério do Interior, durante o governo de transição e entregues ao Tesouro Publico. O Ministério Publico manda requisitar e utiliza de forma abusiva a respectiva soma, sem respeitar nenhum procedimento legal  e sem prestar nenhum justificativo, normal sr. PGR?

22. Houve concurso ou não para atribuição de mina de bauxite a BAUXITE ANGOLA? (qual foi o critério utilizado para a fixação da parte do Estado da Guiné-Bissau 10% ). O mesmo relativo ao Porto de BUBA?

23. Houve Concurso para a escolha da empresa para a fabricação de BILHETES DE IDENTIDADE DA GUINE-BISSAU? Qual foi o papel do Ministério Publico?

24. Quem são os donos das empresas fiscalizadoras das obras de construção de estradas (Bissau, Mansoa Farim)?
25. Viaturas aos ex-Primeiros Ministros  e Presidentes qual a lei que lhes da o direito de ficarem com as viaturas de função)?

26. A situação dos casos de Corte de madeiras? Não vão ser investiguados, porquê?

27. Pagamento de DIVIDA INTERNA qual foi o critério utilizado para pagar uns e não outros. Como foi que os responsáveis pagaram, primeiro a si mesmo as suas dividas?

28. Houve, Concurso para Compra de viaturas TODO TERRENO (Toyota) em segunda mão para membros do governo? Não.

29. Houve algum concurso para as OBRAS, ilegais, DE VEDAÇÃO DO MINISTÉRIO DO INTERIOR, do super ministro analfabeto, Bochê Candê?

30. Para que conta foram os dinheiros doados pela UEMOA e a CEDEAO para compra de combustíveis para a EAGB (mais de 10 milhões de USD)? O “Iran engoliu” nê.

31. Como foi feito o concurso para a construção do Mercado Central de Bissau, que continua por fazer e o genro de Carlos Gomes Jr., ganhador do concurso, passeando impunemente por Bissau?

32. Construção do LABORATORIO DE PESCA no alto Bandim, houve concurso?

33. Esclarecimento de contractos da atribuição da mina de fosfato de FARIM as diferentes empresas. Qual é a parte do Estado? Segredo.

34. Resultado da investigação da areia pesada de VARELA - (venda e saída clandestina de contentores de areia para o exterior) o que foi feito?

35. Carta de Carlos Gomes Jr. que solicita a intervenção militar na Guiné-Bissau sem a aprovação do parlamento e como consequência 12 de Abril 2012? Normalíssimo.

36. Qual foi o critério utilizado e concurso feito para que todas as contas dos departamentos e dos Projectos públicos ficassem depositadas num só Banco, BAO em que Carlos Gomes Jr. é um dos sócios?

37. Caso de 600 kg de droga que desapareceu no Tesouro Público, a serpente engoliu?

38. Porque é que só agora o Projecto TEAM 9 foi desbloqueado depois de mais de 15 anos de negociatas. Um projecto que deveria beneficiar aos nossos agricultores?

39. Onde estão depositados os dinheiros que sobraram como resultado do pagamento presencial de salários aos funcionários públicos e aos Combatentes da Liberdade da Pátria?

40. Porquê que se paga o gáz doméstico mais caro da Àfrica Ocidental quando este produto paga 0% de impostos? Será porque a empresa monopolista é de Carlos Gomes Jr?

41. Porquê que se paga o Jet (combustivel para avião) mais caro da Àfrica Ocidental quando o produto paga a chegada ao País 0% de impostos? Será que Carlos Gomes é sócio da empresa importadora? Somos bruxos.

42. Porquê que nunca foram investigadas, na Guiné Bissau, as empresas de Carlos Gomes Jr. que movimentam milhões de USD e pagam cerca de 10 milhões fcfa, (15 mil euros) de imposto ao Estado? Para Vossa informação, mesmo no seu novo País, Portugal, esta a ser investigado os milhões de euros que caíram na sua conta, a justiça funciona, tenham vergonha.

43. Ao PRS aconselhamos mais dignidade e respeito pela memória de Kumba Yala, 35 milhões e promessas vãs não deveriam ser suficientes para comprar um partido que muitos construíram com sacríficio e coragem, para hoje claudicarem vergonhosamente porque quem manda efectivamente no PRS é um manjaco e não esqueçamos que o reinado é Manjaco.

44.  Porquê que se prepara a vinda de Carlos Gomes Junior ao País? Para o incendiar, servindo o interesse de quem?

45. Caso do advogado que foi apreendido em flagrante delito pela Policia Judiciaria no Gabinete do Magistrado e detido pela PJ e que foi posto em liberdade pela instrução do ex-PGR. Foi apreendido 10 000 000 XOF (10 milhões de Francos CFA) e que não foi entregue ao Tesouro Publico,

46. Caso de espancamento do deputado eleito do PAIGC Fofana Keita na região de Bafatá – o que é que o Ministério Publico fez?

Guineenses bô abri udju


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.