terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Soldados isolam capital da Gâmbia após tiroteio durante a noite


Um tiroteio aconteceu em Banjul, capital da Gâmbia, durante a noite e soldados bloquearam a ponte que leva ao centro da cidade costeira, e a mídia local noticiou uma tentativa de golpe.
Um diplomata disse que homens armados não identificados atacaram a sede do governo durante a noite, mas que o tiroteio parou algum tempo depois. A mídia local e diplomatas disseram que o presidente da Gâmbia, Yahya Jammeh, estava na França no momento do atentado.
O governo de Gâmbia divulgou comunicado nesta terça-feira (30) negando "rumores" de instabilidade no país da África Ocidental e pediu ao povo que siga com suas rotinas normalmente.
"Ao contrário dos rumores que estão circulando, a paz e a calma continuam a prevalecer na Gâmbia. O governo quer fazer um apelo ao povo e a todas as empresas para continuarem com suas atividades normais", afirma o comunicado lido no rádio.
Jammeh, que chegou ao poder ele próprio através de um golpe há 20 anos, tem sufocado a dissidência no pequeno país da África Ocidental e vem enfrentando críticas vindas de fora por causa de seu histórico de desrespeito aos direitos humanos.
Nos últimos anos, Jammeh rearranjou com frequência as posições de oficiais militares e autoridades civis, de modo a prevenir que indivíduos se tornassem poderosos demais, mas preservou a estabilidade no país.
Bancos e outros negócios se mantiveram fechados nesta terça-feira, disseram moradores. A rádio estatal não fez referência ao incidente.
Não houve confirmação oficial sobre os relatos do atentado no Twitter e na mídia a respeito da tentativa de golpe.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.