domingo, 25 de maio de 2014

Comentário de Duarte Insali.
Djugudé (em criolo) - ave de rapina diurna. 

Género de abutre muito frequente na Guiné-Bissau, nas árvores ou grandes arbustos.
Carnívoro de bico adunco e unhas fortes, atinge normalmente mais de 1m, de envergadura. 


Cabeça e pescoço nus e coloridos, alimenta-se principalmente de restos e matérias orgânicas em decomposição.

O djugudé de analista politico Rui correia landim, não sabe que qualquer candidato, a qualquer eleições presidências, legislativas, associativas tem o seu pleno direito de contestar ou impugnar qualquer resultado saído nas urnas. 


Desde que as eleições não são livres, justas e transparentes, essas contestações é feito sempre junto das instâncias judiciais.

O djugudé de Rui landim, esqueceu-se que quando um aluno ou aluna não concorda com as notas que foi dado pelo professor, e fixado na pauta, tem o direito de reclamar junto do conselho directivo da escola, afim do professor fazer a revisão das provas. 


Isto também acontece no futebol, quando uma equipa é prejudicado tem o seu direito de reclamar. 

Mas não é assim que o djugudé Rui landim pensa sobre o candidato eng. Nuno Gomes Nabian, quer dizer o eng. Nuno Gomes Nabian devia aceitar o resultado fabricado.

Eu percebo muito bem a ideia de djugudé Rui landim já está a engranjar para conseguir o lugar o lugar como ministro, secretario estado, ou director geral junto do 1º ministro ou do presidente da republica.


O djugudé Rui landim é um caso patológico : critica tudo, mas não dá uma única pista que nos leve a perceber como pensa fazer o verdadeiro melhor, tem sempre ideias perniciosas.


O verdadeiro poder é o poder das ideias Sr. djugudé Rui landim, porque o poder sem ideias é um vazio de poder de poder, ou seja, não é poder algum porque lhe falta toda a legitimidade e quanto muito, apenas terá "legalidade" de uma nomeação de cargos públicos e privados.


O que distingue o eng. Nuno Gomes Nabian e o djugudé Rui landim é que o eng. Nuno Gomes Nabian sabe muito bem que na democracia as ideias são fundamentais e são elas que devem ser debatidas e combatidas, como dizia Sto. 

Agostinho, " devem-se combater ideias e não pessoas.
Porquê que o djugudê Rui landim não tem ideais ?

Aí começa o drama pois terão de adoptar as ideias alheias. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.