sexta-feira, 31 de julho de 2020

Ruth Monteiro arrasa Sissoko

Ruth Monteiro:

 "Quem assumiu o poder na Guiné-Bissau está estreitamente ligado ao tráfico de droga"

Após EUA criticarem demissão da equipa de combate ao narcotráfico na Guiné-Bissau, ex-ministra da Justiça Ruth Monteiro acusa Governo guineense de colaboração com traficantes: “São rececionados por forças de segurança".

A ex-ministra da Justiça e Direitos Humanos da Guiné-Bissau, Ruth Monteiro, acha que a sua demissão do cargo em fevereiro está relacionada à estratégia de combate ao narcotráfico que ela e sua equipa implementaram no país. Em entrevista exclusiva à DW África, Monteiro não mede palavras ao acusar o atual Governo de colaboração com traficantes.

Nesta terça-feira (21.07), o Governo dos Estados Unidos mostrou-se preocupado com o afastamento dos responsáveis pelo combate ao tráfico de drogas na Guiné-Bissau. Segundo a adjunta do secretário de Estado para o Gabinete para Narcóticos Internacionais, Heather Merritt, os resultados estavam a ser "extraordinários".

Merrit disse que o Governo norte-americano "está preocupado com o tipo de Governo que está a ter [a Guiné-Bissau] e com o esforço que ele está a fazer ou não para prevenir o tráfico de droga". 

Ruth Monteiro foi demitida a 27 de fevereiro deste ano e refugiou-se na Embaixada de Portugal em Bissau no início de abril. Na ocasião, integrantes do Governo do ex-primeiro-ministro Aristides Gomes denunciavam perseguição política. Após passar semanas na embaixada, Monteiro viajou para Lisboa no dia 28 de abril.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.