quarta-feira, 8 de julho de 2020

Nelson Mandela:
′′Depois de me tornar presidente, pedi a alguns membros da minha protecção próxima que passeassem comigo na cidade para almoçar num restaurante ".

Sentamos-nos num dos restaurantes do centro e todos pedimos comida. 

Depois de um tempo, o garçom trouxe nossos pedidos, percebi que havia alguém sentado em frente à minha mesa esperando comida.

Quando foi servido, eu disse a um dos soldados:
Vai pedir a essa pessoa que se junte a nós com a sua comida e coma connosco.
O soldado foi e expressou minha solicitação ao homem. Este levantou sua comida e sentou-se ao meu lado.

Enquanto comemos suas mãos tremiam constantemente, até que cada um acabe de comer e o homem vá embora..

O soldado me disse:
- O homem aparentemente estava muito doente. Suas mãos tremiam enquanto comia.

′′Não, de jeito nenhum disse Mandela.

Aquele homem era o guardião da cadeia onde eu estava preso. Geralmente depois da tortura que eu estava submetido, eu gritava pedindo um pouco de água. Esse mesmo homem vinha toda vez e mijava na minha cabeça em vez de me dar água.

Então, ele estava assustado e tremendo, esperando que eu fizesse o mesmo, seja torturando ou prendendo, pois agora sou o presidente do Estado da África do Sul.

Mas esse não é meu carácter nem parte da minha ética."

A mentalidade de vingança destrói os estados enquanto a mentalidade de reconciliação constrói nações."

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.